O irrepetível na fotografia e as múltiplas leituras da imagem
O irrepetível na fotografia e as múltiplas leituras da imagem
Este artigo realiza um percurso por imagens fotográficas, nelas identificando os diferentes modos de perceber e compreender seu conteúdo e significado. Promove também uma reflexão acerca das revoluções que a fotografia protagonizou desde sua origem, e discute, por meio de uma análise de natureza se...
Título traducido: | The unrepeatable in photography and the multiple readings of an image |
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Título de la revista: | Semina. Ciências Sociais e Humanas |
Autor: | Andre Leandro Silva |
Palabras clave: | |
Palabras clave traducidas: | |
Idioma: | Portugués |
Enlace del documento: | http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10263 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Semina. Ciências Sociais e Humanas; Vol 31, No 2 (Año 2010). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n2p259 |
Entidad editora: | Universidade Estadual de Londrina |
Derechos de uso: | Reconocimiento - NoComercial (by-nc) |
Materias: | Ciencias de la Salud, Ciencias Sociales y Humanidades --> Psicología Aplicada Ciencias Sociales y Humanidades --> Ciencias Sociales Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades |
Resumen: | Este artigo realiza um percurso por imagens fotográficas, nelas identificando os diferentes modos de perceber e compreender seu conteúdo e significado. Promove também uma reflexão acerca das revoluções que a fotografia protagonizou desde sua origem, e discute, por meio de uma análise de natureza semiótica, a forma como as categorias de primeiridade, secundidade e terceiridade de C. S. Peirce oferecem sólidas pistas no sentido de determinar o que uma imagem projeta para além do que é observado. |
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Resumen traducido: | This paper goes through photographic images, identifying in these images the diversified ways of perceiving and understanding their content and meaning. It also promotes a reflection about the revolutions photography promoted since its origin and discusses, through an analysis of semiotic nature, how C. S. Peirce’s categories of firstness, secondness and thirdness offer solid clues in order to determine what an image projects beyond what is seen. |