O Ranking REDIB analisa as citações dos artigos indexados, agregando posteriormente, por revista, as citações contabilizadas entre os vários artigos.
O Ranking REDIB vai muito além da mera contagem de citações no período determinado e da divisão por número de artigos, uma vez que contextualiza as citações em cada matéria, atendendo às especificidades das mesmas (número de publicações, impacto médio esperado, etc.) O Ranking REDIB distingue-se de outros elaborados sobre corpus de documentação similares, sendo o único que realiza o cálculo de citações esperadas ou que estabelece uma comparação entre as suas revistas e as do resto do mundo, fora do próprio corpus.
O ranking não analisa as publicações no seu conjunto. Os dados que recolhe de cada uma das revistas resultam da agregação dos dados obtidos ao analisar cada um dos seus artigos e, como referimos anteriormente, da sua contextualização de acordo com a respetiva matéria.
Com este intuito, elaboramos os seguintes indicadores para as publicações sobrepostas REDIB-WoS, cuja combinação resulta da posição de cada revista no Ranking REDIB anual.
- PERCENTIL DO FATOR DE IMPACTO NORMALIZADO (NCI PERCENTILE)
Cada disciplina ou matéria científica tem a sua própria dinâmica de comunicação entre investigadores. A abundância de citações que figuram na bibliografia citada, a respetiva permanência no tempo, ou o período que demora um determinado trabalho ou projeto a ter impacto nos seguintes que abordam a mesma matéria são alguns fatores que diferem bastante de umas matérias para as outras. Por isso, no que se refere ao cálculo em termos de impacto, faz todo o sentido tratar cada matéria de forma separada, uma vez que não é conveniente aplicar a todas o mesmo critério. Assim, para cada matéria, ano de publicação e tipo de documento é possível calcular a média de citações que um documento poderia ter (Citações Esperadas por Artigo). Para isso, é extraído cada documento publicado nas revistas REDIB sobrepostas à WoS Core Collection nos anos cobertos pelo ranking (2013-2018 para a edição de 2019 publicada em 2020). Antes de mais, é analisado o desempenho de cada documento em comparação com as citações esperadas. As citações esperadas correspondem à média do recebido para cada documento publicado na WoS Collection com as mesmas características, considerando o ano de publicação, a matéria e o tipo de documento. Numa segunda fase, divide-se para cada documento as respetivas citações recebidas com as esperadas. Obtém-se, assim, o Fator de Impacto Normalizado de cada documento. Por fim, agrega-se cada revista em função das regras do indicador Crown . Para calcular o Fator de Impacto Normalizado (NCI) procede-se do seguinte modo: Para cada artigo publicado por uma revista sobreposta REDIB-WoS, nos seis anos considerados no ranking e numa determinada matéria, são contabilizadas as citações recebidas, no conjunto de revistas de matéria similar do corpus WoS Core Collection publicadas no ano do ranking. Colocamos no numerador o número de citações recebidas e no denominador as Citações esperadas por artigo de acordo com a respetiva matéria abordada. Dessa divisão resulta o NCI de cada artigo e, da respetiva agregação, o da publicação analisada. Uma vez obtido o NCI de cada revista, são atribuídos os percentis. Para isso, aplica-se o valor 100 ao NCI mais elevado, determinando-se assim o percentil de cada revista. Devido aos arredondamentos, este 100 é então ajustado para um valor muito próximo de 100. A fórmula aplicada é a mesma dos percentis do JIF .
- PERCENTAGEM DE ARTIGOS CITADOS (PERCENT CITED PAPERS)
Nem todos os artigos de uma publicação têm o mesmo impacto, na verdade, alguns deles nunca são citados. Este indicador permite distinguir as publicações que têm uma distribuição regular de citações nos seus artigos, daquelas que melhoram os seus resultados publicando artigos de grande impacto, mas que ocultam a realidade de outros artigos que não tiveram qualquer procura. A sua ponderação no ranking favorece as revistas mais equilibradas e regulares face às de pior desempenho. Esta percentagem calcula-se contando, não as citações, mas os artigos que foram citados pelo menos uma vez no ano do ranking, de entre todos os artigos publicados pela revista analisada no período de seis anos.
- PERCENTAGEM AJUSTADA DE CITAÇÕES NA MATÉRIA (SCALED PERCENT CATEGORY'S CITES)
Face a disciplinas que distribuem as suas citações entre um bom número de publicações, existem outras que, por diferentes razões, concentram as publicações de impacto em muito poucas revistas. Este indicador oferece dados sobre o grau de concentração de citações numa determinada revista, matéria e período de tempo analisado. Para calcular este indicador são contadas as citações recebidas por cada revista sobreposta no período considerado e dividido o número encontrado por todas as citações recebidas no período em questão por todas as revistas WoS Core do mesmo âmbito. O indicador mostra o peso em citações que detêm cada revista na WoS Core. Todos os resultados são convertidos em percentagem, atribuindo-se ao mais elevado o valor de 100.
- PERCENTAGEM DE ARTIGOS MAIS CITADOS (TOP 10% PAPERS)
Indica a percentagem de artigos de uma revista que se situam nos 10% de artigos mais citados no âmbito de uma ou mais matérias. Dentro de cada matéria da WoS Core são identificados, para cada ano, os documentos que estão no top, isto é os que integram os 10% mais citados. Entre estes, são igualmente identificados os que provêm de revistas REDIB, dividindo-se para cada revista REDIB, o total de artigos top 10 encontrados entre o total de documentos da mesma. O resultado expressa-se em % com três casas decimais.
- PERCENTIL MÉDIO (PERCENTIL MÉDIO)
Trata-se do percentil em que se encontra uma revista em termos da própria matéria, construído por agregação do percentil dos artigos da mesma. Cada artigo publicado no respetivo período de seis anos, obtém no ano do ranking um determinado número de citações. Este número permite ordenar todos os artigos de uma matéria, sendo esta ordem aplicável a cada uma das matérias. Aos documentos NÃO citados será atribuído por defeito o valor 0 (mais baixo) e ao artigo mais citado na sua matéria o valor 100 (mais elevado). A média do percentil de cada revista é encontrada através do cálculo da média dos percentis obtidos para cada documento publicado na mesma revista. As revistas são ordenadas de acordo com o percentil médio da revista expressa com um número entre 0 e 100.
- QUALIFICADOR GLOBAL (OVERALL SCORE)
As cinco variáveis indicadas adquirem um valor entre 0 e 100, pelo que se pode calcular, para cada revista, uma média das cinco variáveis com peso idêntico. O valor obtido nesta média é o que denominamos de Qualificador Global. Sendo próprio para cada revista e ano do ranking, este constitui o melhor parâmetro para avaliar a evolução da revista no tempo, representando o valor que determina a posição da revista quando se filtra a informação através dos campos que não são indicadores parciais (área temática, matérias ou países), assim como na classificação global do Ranking REDIB.
Em jeito de conclusão, há que assinalar que a forma de apresentação dos resultados permite ao investigador ordená-los, de forma independente, por cada um dos cinco indicadores, com a finalidade de obter uma visão precisa de cada revista e da respetiva posição, atendendo aos diferentes critérios.
Mais informação