O SUBSTRATO ORAL EM TRÊS NARRATIVAS DE TUTAMÉIA, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

O SUBSTRATO ORAL EM TRÊS NARRATIVAS DE TUTAMÉIA, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Examinam-se tr s contos de Tutam ia (Terceiras est rias), de Jo o Guimar es Rosa: Jo o Por m, o criador de perus , Os tr s homens e o boi dos tr s homens que inventaram um boi e Tapiiraiauara , respectivamente, a d cima sexta, vig sima quinta e trig sima quinta narrativas. Observa-se o aproveitament...

Saved in:
Journal Title: Travessias
Author: Heder Junior dos Santos
Palabras clave:
Language: Portuguese
Get full text: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6834
Resource type: Journal Article
Source: Travessias; Vol 6, No 2 (Year 2012).
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Humanities, Multidisciplinary
Social Sciences/Humanities --> Language --AMP-- Linguistics
Social Sciences/Humanities --> Literature
Abstract: Examinam-se tr s contos de Tutam ia (Terceiras est rias), de Jo o Guimar es Rosa: Jo o Por m, o criador de perus , Os tr s homens e o boi dos tr s homens que inventaram um boi e Tapiiraiauara , respectivamente, a d cima sexta, vig sima quinta e trig sima quinta narrativas. Observa-se o aproveitamento que o autor realiza de elementos procedentes de uma cultura falada, como tamb m a transmiss o e reinven o de uma literatura popular, seu desempenho oral, suas situa es de enuncia o e de divulga o; assim, busca-se compreender o modo pelo qual o escritor confere credibilidade e verossimilhan a ao que ensinado atrav s das manifesta es orais.
Translated abstract: We examine three tales of Tutam ia, written by Jo o Guimar es Rosa: Jo o Por m, o criador de perus , Os tr s homens e o boi dos tr s homens que inventaram um boi and Tapiiraiauara , respectively, the sixteenth, twenty-fifth and thirty-fifth narratives. We observe the uses that the author makes of elements coming from a spoken culture, the transmission and reinvention of a popular literature, its oral performance, enunciation and dissemination; so, we yearn to understand how the author lends credibility and believability to what is taught through the oral manifestation.