GEOGRAFIA DA RELIGIÃO: UM OLHAR PANORÂMICO

GEOGRAFIA DA RELIGIÃO: UM OLHAR PANORÂMICO

A Geografia da Religião não é uma área nova nos estudos sobre religião. Suas primeiras formulações nos remetem aos antigos pensadores gregos, porém seu período formativo se deu no medievo com várias obras teológicas. Mas sem dúvida, é na modernidade, principalmente no século XX, que este campo de pe...

Saved in:
Journal Title: Revista Ra'e Ga. O Espaço Geográfico em Análise
Author: Clevisson Junior PEREIRA
Traslated keyword:
Language: Undetermined
Get full text: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/30414
Resource type: Journal Article
Source: Revista Ra'e Ga. O Espaço Geográfico em Análise; Vol 27, (Year 2013).
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v27i0.30414
Publisher: Universidade Federal do Paraná
Usage rights: Otros Os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Categories: Physical/Engineering Sciences --> Environmental Sciences
Life Sciences --> Soil Science
Social Sciences/Humanities --> Cultural studies
Abstract: A Geografia da Religião não é uma área nova nos estudos sobre religião. Suas primeiras formulações nos remetem aos antigos pensadores gregos, porém seu período formativo se deu no medievo com várias obras teológicas. Mas sem dúvida, é na modernidade, principalmente no século XX, que este campo de pesquisa geográfica se consolida. Vários paradigmas e teóricos contribuíram e vem contribuindo para sua formação. Os contextos (norte)americano e europeu são elucidativos para entendermos como trabalhos característicos dessa subdisciplina se desenvolvem. A dinâmica brasileira, peculiar, refletida em seus dois principais vieses, sinteticamente demonstra como vem ocorrendo a Geografia da Religião no Brasil. Procurando desenvolver ao menos minimamente estas premissas é que propomos pelo presente uma perspectiva do que pode ser a tal “Geografia da Religião”.