Direitos Humanos e Saúde

Direitos Humanos e Saúde

No presente número da Revista Expressa Extensão reuniram-se textos que entendem a saúde no seu conceito ampliado, hoje já internalizado em uma visão compartilhada mas que, naqueles anos de 1980 e 1990, na América Latina, formava-se decorrente dos profundos debates que se insurgiram em um cenário de...

Saved in:
Journal Title: Expressa Extensão
Author: Francisca Ferreira Michelon
Language: Portuguese
Get full text: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/11489
Resource type: Journal Article
Source: Expressa Extensão; Vol 22, No 1 (Year 2017).
DOI: http://dx.doi.org/10.15210/ee.v22i1.11489
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
Usage rights: Otros A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Categories: Life Sciences --> Food Science --AMP-- Technology
Health Sciences, Social Sciences/Humanities --> Public, Environmental --AMP-- Occupational Health
Social Sciences/Humanities --> Architecture
Abstract: No presente número da Revista Expressa Extensão reuniram-se textos que entendem a saúde no seu conceito ampliado, hoje já internalizado em uma visão compartilhada mas que, naqueles anos de 1980 e 1990, na América Latina, formava-se decorrente dos profundos debates que se insurgiram em um cenário de vacilante redemocratização. A crise do sistema público de saúde colocava diferentes atores sociais ante a emergência de se buscar soluções. E foi nesse momento que a discussão sobre a saúde transcendeu a dimensão de doença e passou a ser compreendida como resultante de um somatório de condições que se expressam em fatores sociais, culturais, ambientais e econômicos.