Viagem pela heterodoxia

Viagem pela heterodoxia

Este artigo focaliza o longa-metragem de Arthur Omar, Triste trópico (1974), numa análise breve que descreve suas relações internas com especial ênfase para sua montagem vertical, que articula imagem e som a partir de um princípio de descontinuidade e não-sincronia. A descrição serve de apoio para u...

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Journal Title: Significação
Author: Ismail Xavier
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/90613
Resource type: Journal Article
Source: Significação; No 14 (Year 2000).
DOI:
Publisher: Universidade de São Paulo
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial (by-nc)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Film, Radio, Television
Abstract: Este artigo focaliza o longa-metragem de Arthur Omar, Triste trópico (1974), numa análise breve que descreve suas relações internas com especial ênfase para sua montagem vertical, que articula imagem e som a partir de um princípio de descontinuidade e não-sincronia. A descrição serve de apoio para um movimento interpretativo que assume as relações intertextuais como uma dimensão fundamental dos processos de significação atualizados pelo filme.
Translated abstract: This article is focused on Triste trópico (1974), a film by Arthur Omar. A description of its composition urderlines the vertical montage which articulates image and sound following a principle of discontinuity, a disjunctive editing. This descriptive move is followed by an interpretation in which, together with this internal law of composition, intertextual relationships are taken as a fundamental component of the signifying processes engendered by the film.