Paisagens biográficas — imagens póscoloniais — retratos culturais

Paisagens biográficas — imagens póscoloniais — retratos culturais

As imagens quase sempre foram pensadas numa ótica históricomoderna: representações visuais de um conceito de belo e sujeito modernos. As imagens também sempre foram “vistas” a partir de estéticas hegemônicas. Diante disso, este trabalho propõe pensar as imagens de pinturas, por exemplo, a partir de...

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Journal Title: Grau Zero
Author: Marcos Antônio BessaOliveira
Language: Portuguese
Get full text: https://www.revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/2228
Resource type: Journal Article
Source: Grau Zero; Vol 1, No 1 (Year 2013).
Publisher: Universidade do Estado da Bahia
Usage rights: Reconocimiento (by)
Categories: Multidisciplinary --> Multidisciplinary Sciences
Social Sciences/Humanities --> Literature
Social Sciences/Humanities --> Literary Theory --AMP-- Criticism
Abstract: As imagens quase sempre foram pensadas numa ótica históricomoderna: representações visuais de um conceito de belo e sujeito modernos. As imagens também sempre foram “vistas” a partir de estéticas hegemônicas. Diante disso, este trabalho propõe pensar as imagens de pinturas, por exemplo, a partir de uma ótica que as considera como imagens de lugares póscoloniais. Se a América Latina tem histórico de loci geoculturais colonizados, em tempos e por colônias diferentes; não divergente o estado de Mato Grosso do Sul (locus de enunciação geográfico fronteiriço de onde formulo minhas reflexões a partir das pinturas de Wega Nery, Jorapimo, Henrique Spengler e Ilton Silva) também o tem. Portanto, se penso esse locus cultural sulmatogrossense como póscolonial, não deveria apoiarme noutra epistemologia erigidas da condição de sujeitos póscoloniais para pensar as imagensconstituídas das e pelas pinturas de artistas nascidos nesse lugar?PALAVRASCHAVE: Epistemologia. Artes Visuais. Paisagens Biográficas.