Teatro e resistência cultural: o Grupo Opinião

Teatro e resistência cultural: o Grupo Opinião

O Grupo Opinião constituiu um marco decisivo na produção teatral na década de 1960. Sua presença na cena cultural brasileira teve importância porque, antes mesmo de ser consagrado como sucesso de público com produções tais como Show Opinião e Liberdade, Liberdade, possibilitou a organização das esqu...

Guardado en:
Título traducido: Theater and cultural resistance: the Opinion Group
Título de la revista: Temáticas
Autor: Miliandre Garcia
Palabras clave traducidas:
Idioma: No especificado
Enlace del documento: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13676
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Temáticas; Vol 19, No 37/38 (Año 2011).
DOI: http://dx.doi.org/10.20396/temáticas.v19i37/38.13676
Entidad editora: Universidade Estadual de Campinas
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Antropología
Ciencias Sociales y Humanidades --> Ciencias Sociales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Sociología
Resumen: O Grupo Opinião constituiu um marco decisivo na produção teatral na década de 1960. Sua presença na cena cultural brasileira teve importância porque, antes mesmo de ser consagrado como sucesso de público com produções tais como Show Opinião e Liberdade, Liberdade, possibilitou a organização das esquerdas intelectualizadas em torno de um projeto de resistência cultural construído pelo “grupo” em interlocução com as classes médias. Resultado de um processo de acomodação das esquerdas no interior do mercado de bens culturais no Brasil, o Grupo Opinião foi resultado de uma conjunção de fatores que, concomitantemente, favoreceu sua visibilidade comercial no circuito das produções teatrais naquele momento, bem como atuou na politização de seu público espectador.
Resumen traducido: The Grupo Opinião was a essential moment in theatrical production in the 1960s. His presence in the Brazilian cultural scene was important because, even before being consecrated as a public sucess with productions such as Show Opinião and Liberdade, Liberdade, enabled the organization of the left intellectualized around a project of cultural resistance constructed by “group” in dialogue with the middle classes. Result of a process of accommodation of the left inside the cultural industry in Brazil, the Grupo Opinião was the result of a combination of factors that, concomitantly, favored its visibility in the ambit of commercial theatrical productions at the moment, as well acted in the politicization of their public spectator.