Bioquim4x: um jogo didático para rever conceitos de bioquímica

Bioquim4x: um jogo didático para rever conceitos de bioquímica

A disciplina de Bioquímica é definida pelos estudantes como uma disciplina de grau de dificuldade elevado. Por isso, diversas metodologias alternativas de ensino têm sido desenvolvidas na tentativa de ultrapassar a dificuldade dos estudantes perante a disciplina. Entre estas metodologias encontram-s...

Saved in:
Translated title: Bioquim4x: an educational game to review biochemistry concepts
Journal Title: Revista de Ensino de Bioquímica
First author: Laura Farkuh
Other Authors: Catarina Pereira-Leite
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/342
Resource type: Journal Article
Source: Revista de Ensino de Bioquímica; Vol 12, No 2 (Year 2014).
DOI: http://dx.doi.org/10.16923/reb.v12i2.342
Publisher: Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular
Usage rights: Reconocimiento - CompartirIgual (by-sa)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Education, Scientific Disciplines
Bibliography: Beckhauser PF, Almeida EM, Zeni ALB. O universo discente e o ensino de bioquímica. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2006; 4(2): 16-22.

Pinheiro TDL, Silva JAd, Souza PRMd, Nascimento MMd, Oliveira HDd. Ensino de Bioquímica para acadêmicos de Fisioterapia: visão e avaliação do discente. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2009; 7(1): 25-35.

Vargas LHM. A bioquímica e a aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2001; 1(1): 15-9.

Vieira LQ, Nicoli JR, Prado VF, Santoro MM, Teixeira SMR, Bemquerer M, et al. Abordagem prática para o ensino de Bioquímica. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2001; 1(1): 20-6.

Wannmacher CMD. Ensinando Bioquímica para futuros médicos. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2001; 1(1): 3-8.

Santos VT, Anacleto C. Monitorias como ferramenta auxiliar para aprendizagem da disciplina bioquímica: uma análise no Unileste-MG. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2007; 5(1): 45-52.

Yokaichiya DK, Galembeck E, Torres BB. O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica? Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2004; 2(1): 37-44.

Heidrich DN, Angotti JAP. Implantação e avaliação de ensino semipresencial em disciplinas de bioquímica utilizando ambiente virtual de aprendizagem. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2010; 8(1): 45-58.

Miquelin AF, Mion RA, Angotti JA. Educação e Tecnologias na Formação de Professores: Possibilidades Dialógicas via Internet. In Anais de V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências; 2005; Bauru.

Hamamoto T, Kagawa Y. Internet Assisted Learning of Biochemistry in Japan. Biochemical Education 2001; 26(1): 27-9.

Machado MS, Ricardo J, Sugai JK, Figueiredo MSRB, Antônio RV, Heidrich.D.N. Bioquímica Através da Animação. Extensio - Revista Eletrônica de Extensão UFSC 2004; 1(0).

Amorim AS. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de biologia para alunos de ensino médio. Monografia [Licenciatura em Ciências Biológicas] - Universidade Aberta do Brasil. 2013.

Rade AV, Borges RMR. Repercussões do uso de jogos como ferramenta didática nas aulas de matemática financeira. In Anais de V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação; 2010; Porto Alegre.

Moratori PB. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Trabalho de conclusão [Mestrado de Informática aplicada à Educação] - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2003.

Setúval FAR, Bejarano NRR. Os modelos didáticos com conteúdos de genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de ciências e biologia. In Anais de Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; 2009; Florianópolis.

Pinto LT. O uso dos jogos didáticos no ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal pública de duque de caxias. Dissertação [Mestrado em Ensino de Ciências] - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2009.