Dimensões e complexidade da gerência da tecnologia

Dimensões e complexidade da gerência da tecnologia

Como a sociedade moderna é uma sociedade de organizações e a tecnologia um fator crítico na consecução das atividades produtivas, a função da gerência da tecnologia ocupa uma posição central no contexto organizacional. Enquanto fator de produção e bem negociável, a tecnologia tem as características...

Saved in:
Translated title: Dimensões e complexidade da gerência da tecnologia
Journal Title: RAE - Revista de Administração de Empresas
First author: Indiana Pinheiro da Fonseca Rodrigues
Other Authors: Abigail de Oliveira Carvalho
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38589
Resource type: Journal Article
Source: RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol 31, No 2 (Year 1991).
Publisher: Fundação Getulio Vargas
Usage rights: Sin permisos preestablecidos
Categories: Social Sciences/Humanities --> Management
Social Sciences/Humanities --> Social Sciences, Interdisciplinary
Abstract: Como a sociedade moderna é uma sociedade de organizações e a tecnologia um fator crítico na consecução das atividades produtivas, a função da gerência da tecnologia ocupa uma posição central no contexto organizacional. Enquanto fator de produção e bem negociável, a tecnologia tem as características de ser um recurso escasso e intangível; sua produção écomplexa; de tempo imprevisível; custo indeterminado; e uso econômico incerto. As dimensões da gerência da tecnologia podem ser definidas de acordo com o conteúdo do conhecimento mais relevante para o exercício de cada atividade e são, no mínimo, três: a dimensão especializada, a dimensão humana e a dimensão lógico-analftica.
Translated abstract: Organizations are ubiquitous entities inmodem societies. Technology is a critical factor to every activityin any organization, so technological management iscentral to organizational processes. Technology is a factorfor production; a marketable product; and an insubstantialand scarce resource. The process to develop new iechnologiesis a complex one, the costs of which are usually difficultto determine as well as the time to get the expected results.The achievement of the desired product or process is no guaranteeof its economic utility. The dimensions of iechnologicalmanagement can be defined according to the contentof knowledge relevant to the functional activities andshould be three at minimum: a specialized dimension; a humandimension; and a logical-analytical dimension.