CENA DE ENUNCIAÇÃO, CENA ENGLOBANTE E CENA GENÉRICA: IMPLICAÇÕES NOS ESTUDOS DO DISCURSO

CENA DE ENUNCIAÇÃO, CENA ENGLOBANTE E CENA GENÉRICA: IMPLICAÇÕES NOS ESTUDOS DO DISCURSO

Este artigo trata de observar como a Análise de Discurso de linha francesa, como uma opção de estudo, vem responder como a modalidade escrita se constroe e se re-significa nas interações entre sujeitos e como portadora de sentidos que são construídas em todas as zonas do discurso por meio da cena da...

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Journal Title: Revista de Letras Norte@mentos
Author: Flávio Sabino PINTO
Language: Portuguese
Get full text: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/1961
Resource type: Journal Article
Source: Revista de Letras Norte@mentos; Vol 8, No 16 (Year 2015).
Publisher: Universidade do Estado de Mato Grosso
Usage rights: Reconocimiento (by)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Language --AMP-- Linguistics
Abstract: Este artigo trata de observar como a Análise de Discurso de linha francesa, como uma opção de estudo, vem responder como a modalidade escrita se constroe e se re-significa nas interações entre sujeitos e como portadora de sentidos que são construídas em todas as zonas do discurso por meio da cena da enunciação, cena englobante e cena genérica. Para tratar da opção pelo corpus, selecionamos o discurso Pai Contra Mãe escrito por Machado de Assis para que pudéssemos abranger o maior número possível de temas explorado pelo autor. Desta forma, o corpus constituído justifica os estudos das categorias (interdiscurso, cenografia e ethos), estabelecido por Dominique Maingueneau, pois o discurso selecionado depreende cenas construídas em torno de diversos temas.