“Orografia cenográfica (um mapa)”: a música das montanhas em Corpo de baile, de João Guimarães Rosa

“Orografia cenográfica (um mapa)”: a música das montanhas em Corpo de baile, de João Guimarães Rosa

As montanhas de Minas Gerais, representadas de modo paradigmático pelo Morro da Garça, exercem influência decisiva sobre o mapa dos cenários de Corpo de baile e, em particular, do conto central “O recado do morro”. Muito mais que mero pano de fundo estático da narração, as chapadas e morros do noroe...

Saved in:
Journal Title: O Eixo e a Roda. Revista de Literatura Brasileira
Author: Érico Melo
Palabras clave:
Language: Portuguese
Get full text: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/6987
Resource type: Journal Article
Source: O Eixo e a Roda. Revista de Literatura Brasileira; Vol 23, No 2 (Year 2014).
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.23.2.119-134
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial (by-nc)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Literature, Romance
Abstract: As montanhas de Minas Gerais, representadas de modo paradigmático pelo Morro da Garça, exercem influência decisiva sobre o mapa dos cenários de Corpo de baile e, em particular, do conto central “O recado do morro”. Muito mais que mero pano de fundo estático da narração, as chapadas e morros do noroeste mineiro desempenham papel protagonista no drama cartográfico que estrutura musicalmente a intratextualidade das partes do livro.