A cegueira elegante: Mino Bergamo intérprete de Fénelon

A cegueira elegante: Mino Bergamo intérprete de Fénelon

No início da década de noventa do século XX, Mino Bergamo elaborou um conjunto de análises, elegantes mas desajustadas, acerca do pensamento de François Fénelon a respeito da estrutura da alma humana e do modo como, por esta, o ser humano se une a Deus. Este presente estudo, desejando ser uma correç...

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Journal Title: Revista de Cultura Teológica
Author: Alexandre Freire Duarte
Palabras clave:
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Language: Portuguese
Get full text: https://revistas.pucsp.br/culturateo/article/view/rct.i92.39111
Resource type: Journal Article
Source: Revista de Cultura Teológica; No 92 (Year 2018).
DOI:
Publisher: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Usage rights: Sin permisos preestablecidos
Categories: Social Sciences/Humanities --> Religion
Abstract: No início da década de noventa do século XX, Mino Bergamo elaborou um conjunto de análises, elegantes mas desajustadas, acerca do pensamento de François Fénelon a respeito da estrutura da alma humana e do modo como, por esta, o ser humano se une a Deus. Este presente estudo, desejando ser uma correção dessas ponderações, começa pela apresentação do pensamento de Fénelon acerca da alma humana, entrando, em seguida, na ponderação do quê de verdadeiramente, este maior escritor do “pur amour” aduz acerca daqueles temas.
Translated abstract: In the early nineties of the twentieth century, Mino Bergamo formulated a set of, elegant but inadequate, comments about François Fénelon’s opinions regarding the structure of the human soul and how, through this same soul, the human being is united with God. This present study, wishing to be a rectification of those remarks, begins with the presentation of Fénelon’s thought about the human soul, entering, afterwards, in the assessment of what truly this greatest author of “pur amour” adduces about those themes.