Os Desafios Contemporâneos na Investigação em Sociomuseologia

Os Desafios Contemporâneos na Investigação em Sociomuseologia

No contexto da Museologia a Investigação Científica vem, nas últimas décadas, a ganhar maior importância a medida em que os temas e as abordagens se conectam com as realidades sócio- culturais e político-económicas. O presente artigo aborda a investigação no campo da Sociomuseologia e como esta se a...

Saved in:
Journal Title: Cadernos de Sociomuseologia
Author: Judite Primo
Language: Portuguese
Get full text: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/6920
Resource type: Journal Article
Source: Cadernos de Sociomuseologia; Vol 58, No 14 (Year 2019).
DOI:
Publisher: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Usage rights: Reconocimiento (by)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Social Sciences, Interdisciplinary
Abstract: No contexto da Museologia a Investigação Científica vem, nas últimas décadas, a ganhar maior importância a medida em que os temas e as abordagens se conectam com as realidades sócio- culturais e político-económicas. O presente artigo aborda a investigação no campo da Sociomuseologia e como esta se articula com alguns dos desafios da contemporaneidade e quais a s suas articulações com os contextos locais e internacionais. Visa, então, uma maior compreensão das problemáticas que impactam na sociedade contemporânea e consequentemente na área da Museologia. Ao longo das últimas décadas a mudança no setor da Museologia influenciou diretamente a investigação em Sociomuseologia tanto na amplitude das abordagens e das temáticas tratadas, como em novas preocupações que retroalimentam os trabalhos realizados. O artigo terá como base de reflexão a reflexão e a prática da Museologia ibero-americana, mas sempre que possível partindo de uma compreensão de um contexto mais abrangente. Palavras-chave: Sociomuseologia, Museologia, Investigação, Pesquisa, Contemporaneidade.
Translated abstract: In the context of the Museology of Scientific Research, in recent decades, it has gained more importance as the themes and approaches connect with socio-cultural and political-economic realities. This article approaches an investigation in the field of sociomuseology and how it articulates with some of the challenges of contemporaneity and what are their articulations with local and international contexts. Therefore, it aims at a better understanding of the issues that impact on contemporary society and, consequently, in the area of ​​Museology. During the most recent period of a change in the Museology sector, sociomology research has been expanded both in the breadth of approaches and topics addressed, as well as in the new threats that feed back the work done. The article will be based on the reflection and practice of the Ibero-American Museum, but whenever possible from an understanding of a broader context. Keywords: Sociomuseology, Museology, Research, Research, Contemporary.