Fascismo italiano na América Latina: entre romanità e latinità

Fascismo italiano na América Latina: entre romanità e latinità

O artigo versa sobre os rumos da política internacional da Itália na época do fascismo, mais especificamente o manifesto interesse que essa nação demostra nos anos de 1920 pela América Latina, julgada factível no momento de uma maior abordagem em termos econômicos e político-cultural. As estratégias...

Guardado en:
Título traducido: Italian fascism in Latin America: between Romanità and Latinità
Título de la revista: Anos 90. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor: Carla Brandalise
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/64844
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Anos 90. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Vol 23, No 43 (Año 2016).
DOI: http://dx.doi.org/10.22456/1983-201X.64844
Entidad editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Derechos de uso: Reconocimiento (by)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Historia
Resumen: O artigo versa sobre os rumos da política internacional da Itália na época do fascismo, mais especificamente o manifesto interesse que essa nação demostra nos anos de 1920 pela América Latina, julgada factível no momento de uma maior abordagem em termos econômicos e político-cultural. As estratégias de inserção passavam pelos usos políticos da concepção de latinidade, concebida como fator de comunhão entre esses povos. Com tal viés de legitimação, uma série de iniciativas são tomadas pelo regime de Mussolini visando a aproximação com o continente latino-americano.
Resumen traducido: The present article studies the international political course of Italy during the fascism, specifically the manifested interest that nation showed in Latin America in the 1920s, judged feasible at the moment of a broader approach in economical and political-cultural terms. The strategies for insertion passed through the political uses of the conception of latinidad, conceived as a communion factor between those people. With such legitimation bias, a series of initiatives were experimented by the Mussolini regime in the latin-american continent.