Ergonomia e moda

Ergonomia e moda

Este artigo discute a moda como fenômeno social de ampla influência na sociedade contemporânea, em especial no vestuário, modalidade em que a moda tem sua face mais visível. O estudo parte da delimitação de fronteiras entre a moda (sistema de relações) e o vestuário (qualificação) para demonstrar, d...

Saved in:
Translated title: Ergonomics and fashion
Journal Title: dObra[s]
Author: Suzana Barreto Martins
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/264
Resource type: Journal Article
Source: dObra[s]; Vol 3, No 7 (Year 2009).
DOI: http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v3i7.264
Publisher: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial - SinObraDerivada (by-nc-nd)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Humanities, Multidisciplinary
Abstract: Este artigo discute a moda como fenômeno social de ampla influência na sociedade contemporânea, em especial no vestuário, modalidade em que a moda tem sua face mais visível. O estudo parte da delimitação de fronteiras entre a moda (sistema de relações) e o vestuário (qualificação) para demonstrar, de forma sucinta, que a concepção de “produtos de moda e vestuário” considera e evidencia a tecnologia de manufatura, o uso de matéria-prima, o emprego de materiais altamente tecnológicos, a modelagem, a qualidade do acabamento e o conforto, e que o vestir está relacionado com a facilidade de o ser humano trocar de pele, considerando a roupa como Segunda Pele, conforme os seus variados papéis. Essas noções servirão como pano de fundo para trazer a questão central: ergonomia e moda. Embora seja um aspecto ainda pouco discutido, entende-se que a ergonomia tem fundamental importância como uma etapa do desenvolvimento do projeto de produtos de moda e vestuário.
Translated abstract: This article discusses fashion as a social phenomenon that has great influence upon contemporary society – particularly in clothing, the field in which fashion shows its most remarkable aspects. It starts from drawing the line between fashion (a relationship system) and clothing (qualification) in order to show, in a brief manner: that the conception of “clothing products” considers and brings forward the manufacturing technology,  the usage of highly technological materials, the molding, the finishing quality and the comfort; and that the act of getting dressed is closely related to how easily the human being can change their skin, considering clothes as a “second skin” according to their several roles. These notions work as a background to get to the main point: ergonomics and fashion. Even though it is not a widely discussed topic, it is understood that ergonomics has key importance as a stage of clothing product development.