O SUBSTRATO ORAL EM TRÊS NARRATIVAS DE TUTAMÉIA, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
O SUBSTRATO ORAL EM TRÊS NARRATIVAS DE TUTAMÉIA, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Examinam-se tr s contos de Tutam ia (Terceiras est rias), de Jo o Guimar es Rosa: Jo o Por m, o criador de perus , Os tr s homens e o boi dos tr s homens que inventaram um boi e Tapiiraiauara , respectivamente, a d cima sexta, vig sima quinta e trig sima quinta narrativas. Observa-se o aproveitament...
Journal Title: | Travessias |
---|---|
Author: | Heder Junior dos Santos |
Palabras clave: | |
Language: | Portuguese |
Get full text: | http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6834 |
Resource type: | Journal Article |
Source: | Travessias; Vol 6, No 2 (Year 2012). |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Usage rights: | Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa) |
Categories: | Social Sciences/Humanities --> Humanities, Multidisciplinary Social Sciences/Humanities --> Language --AMP-- Linguistics Social Sciences/Humanities --> Literature |
Abstract: | Examinam-se tr s contos de Tutam ia (Terceiras est rias), de Jo o Guimar es Rosa: Jo o Por m, o criador de perus , Os tr s homens e o boi dos tr s homens que inventaram um boi e Tapiiraiauara , respectivamente, a d cima sexta, vig sima quinta e trig sima quinta narrativas. Observa-se o aproveitamento que o autor realiza de elementos procedentes de uma cultura falada, como tamb m a transmiss o e reinven o de uma literatura popular, seu desempenho oral, suas situa es de enuncia o e de divulga o; assim, busca-se compreender o modo pelo qual o escritor confere credibilidade e verossimilhan a ao que ensinado atrav s das manifesta es orais. |
---|---|
Translated abstract: | We examine three tales of Tutam ia, written by Jo o Guimar es Rosa: Jo o Por m, o criador de perus , Os tr s homens e o boi dos tr s homens que inventaram um boi and Tapiiraiauara , respectively, the sixteenth, twenty-fifth and thirty-fifth narratives. We observe the uses that the author makes of elements coming from a spoken culture, the transmission and reinvention of a popular literature, its oral performance, enunciation and dissemination; so, we yearn to understand how the author lends credibility and believability to what is taught through the oral manifestation. |