Como participar nas Revistas REDIB
Aos editores de revistas científicas, a REDIB oferece uma sólida plataforma para a indexação e gestão dos suas revistas e documentos, visibilidade através de um potente motor de busca, difusão através de múltiplos canais de comunicação vinculados à REDIB, ferramentas para a melhoria da qualidade editorial, acesso ao Fórum Editores, ferramentas para fazer a gestão de bibliografia, informação estatística, informação bibliométrica, entre outros serviços.
As revistas a incorporar na plataforma REDIB deverão:-
Oferecer livre acesso online ao texto completo dos respetivos conteúdos. Admite-se um período de impedimento de acesso ao último número publicado não superior a seis meses.
-
Satisfazer os Critérios de Qualidade REDIB formais e de conteúdo.
-
Completar o registo em Inscrever-se / Revistas
-
Passar na avaliação. Após este processo, a revista compromete-se a colocar num local visível da sua página web o Logótipo da REDIB com uma ligação ao portal, ou na sua ausência uma menção escrita com o link ao mesmo. A REDIB proporcionará um nome de utilizador e palavra-passe para Entrar na sua conta de Revistas na REDIB (um utilizador editor por cada revista).
-
Incorporar os metadados na REDIB. Estão contemplados dois casos em função da infraestrutura informática e possibilidades do editor:
Caso 1. O editor possui na sua página web o seu próprio fornecedor de dados baseado no protocolo OAI-PMH, e no formulário de registo como editor de revistas introduziu a URL do fornecedor de dados OAI. Será necessário ainda que a publicação disponha de um software profissional de edição científica, por exemplo Open Journal Systems (OJS), que permita à REDIB recolher os metadados dos artigos automaticamente a partir do fornecedor de dados OAI-PMH da sua revista.
Caso 2. O editor não possui na sua página web um fornecedor de dados baseado no protocolo OAI-PMH. O editor terá que introduzir os metadados dos artigos publicados através de um formulário web disponível na sua conta de editor de revistas na REDIB. A introdução dos números da revista deve ser por ordem decrescente (os números mais recentes primeiro). Será necessário proceder à máxima atualização dos números na REDIB (último ano publicado). Recomenda-se que os conteúdos exibidos no seu portal coincidam com os exibidos na REDIB.
Para todas as revistas e principalmente as do Caso 2, a REDIB oferece um Serviço de Gerenciamento de revistas eletrônicas: OJS-REDIB, por meio do qual o editor pode solicitar a hospedagem e gerenciamento de seus revistas eletrônicas abertos à REDIB. Mais informações em:
https://redib.org/ServicesJournalsBooks
Da mesma forma, a REDIB oferece um Serviço de Catalogação de Documentos para fazer o upload dos metadados dos documentos da revista para a plataforma e, assim, garantir a máxima visibilidade, interoperabilidade e divulgação da revista e seus artigos. Mais informações em: