A natureza da fotografia na fotografia da natureza: o selvagem, a desmesura e a beleza do mundo

A natureza da fotografia na fotografia da natureza: o selvagem, a desmesura e a beleza do mundo

O artigo discute a relação híbrida da fotografia com a natureza, a partir da ideia de que essa relação articula memória e matéria, pela construção imaginária de paisagens e lembranças. A fotografia privilegia a representação do artificial em detrimento do natural. Mas é a representação da grandeza d...

Guardado en:
Título traducido: The nature of photography in nature photography: wildness, incivility and the beauty of the world
La naturaleza de la fotografía en la fotografía de la naturaleza: el salvaje, la desmesura y la belleza del mundo
Título de la revista: Revista Famecos
Primer autor: Paulo C. Cunha Filho
Otros autores: Ana Farache
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/7548
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Revista Famecos; Vol 17, No 2 (Año 2010).
DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7548
Entidad editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial (by-nc)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Comunicación
Resumen: O artigo discute a relação híbrida da fotografia com a natureza, a partir da ideia de que essa relação articula memória e matéria, pela construção imaginária de paisagens e lembranças. A fotografia privilegia a representação do artificial em detrimento do natural. Mas é a representação da grandeza da paisagem e da precariedade do humano diante dela que revela a própria natureza da fotografia, ao pensar em si e sobre todas as coisas.
Resumen traducido: The article discusses the hybrid relationship between nature and photography, from the idea that this relationship hinges memory and matter by the construction of imaginary landscapes and memories. The  photography focus on representation of the artificial over the natural. But is the representation of the grandeur of the landscape and the precariousness of the human before it that reveals the very nature of photography, thinking about itself and about reality.
El artículo discute la relación híbrida de la fotografía con la naturaleza, a partir de la idea de que esa relación articula memoria y materia, por la construcción imaginaria de paisajes y recuerdos. La fotografía privilegia la representación del artificial en detrimento de lo natural. Pero es la representación de la grandeza del paisaje y de la precariedad de lo humano ante ella que revela la propia naturaleza de la fotografía, al pensar en sí y sobre todas las cosas.