DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DE AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DE AÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

Diversos estudos científicos da atualidade questionam a qualidade dos cursos de formação de professores no Brasil e discutem o distanciamento existente entre as instituições formadoras e a Educação Básica, contexto de atuação dos futuros professores. Neste sentido, o Programa Institucional de Bolsa...

Guardado en:
Título de la revista: Itinerarius Reflectionis
Primer autor: Joceline Maria da Costa Soares
Otros autores: Christina Vargas Miranda e Carvalho;
Luciana Aparecida Siqueira Silva;
Débora Astoni Moreira;
Juliana Carla Carvalho dos Santos;
Geisiany Soares da Costa Cota
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37137
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Itinerarius Reflectionis; Vol 12, No 1 (Año 2016).
DOI: http://dx.doi.org/10.5216/rir.v12i1.37137
Entidad editora: Universidad Federal de Goiás
Derechos de uso: Otros O material publicado pela revista poderá ser reproduzido para uso pessoal e acadêmico, desde que citada a fonte, incluindo a URL da revista.
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: Diversos estudos científicos da atualidade questionam a qualidade dos cursos de formação de professores no Brasil e discutem o distanciamento existente entre as instituições formadoras e a Educação Básica, contexto de atuação dos futuros professores. Neste sentido, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem sido uma importante iniciativa, diminuindo este distanciamento e promovendo melhorias na qualidade da formação docente. Objetivou-se neste trabalho descrever o processo de inserção de licenciandos em Ciências Biológicas, Química e Matemática no contexto de uma escola parceira do Pibid. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos, entrevista e observação direta. Os bolsistas de Iniciação à Docência foram divididos em seis grupos, sendo cada grupo responsável por diagnosticar um dos seguintes setores: estrutura física; histórico da escola; dados da secretaria; perfil dos alunos e expectativas; gestão escolar e coordenação pedagógica; eventos realizados na escola. A realização do diagnóstico permitiu conhecer diversos aspectos do colégio conveniado ao Pibid e, consequentemente, contribuiu para a elaboração de ações para solucionar os problemas verificados. Percebeu-se também que as ações desenvolvidas até o momento possibilitaram uma maior reflexão entre os alunos bolsistas, referentes às práticas docentes que podem vir a ser executadas enquanto futuros docentes. E ainda, os alunos do colégio estão sendo beneficiados com as atividades que estão sendo ofertadas com o intuito de melhorar o ambiente escolar e a aprendizagem desses alunos.