Modelo teórico do pensamento e processo criativo em indivíduos e em grupos de design
Modelo teórico do pensamento e processo criativo em indivíduos e em grupos de design
A criatividade no design envolve um processo, que inclui tanto o processo cognitivo do indivíduo, quanto os processos de projeto, de comunicação e compartilhamento de conhecimentos. O pensamento criativo do indivíduo, com suas operações cognitivas e conhecimentos armazenados, permite a criação de no...
Título de la revista: | Design & Tecnologia |
---|---|
Primer autor: | Priscila Zavadil |
Otros autores: | Régio Pierre da Silva; Katja Tschimmel |
Palabras clave traducidas: | |
Idioma: | No especificado |
Enlace del documento: | https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/380 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Design & Tecnologia; No 12 (Año 2016). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.23972/det2016iss12pp1-20 |
Entidad editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Derechos de uso: | Reconocimiento (by) |
Materias: | Ciencias Físicas e Ingeniería --> Ingeniería Ciencias Físicas e Ingeniería --> Ciencia de los Materiales Ciencias Físicas e Ingeniería, Ciencias Sociales y Humanidades --> Ergonomía |
Resumen: | A criatividade no design envolve um processo, que inclui tanto o processo cognitivo do indivíduo, quanto os processos de projeto, de comunicação e compartilhamento de conhecimentos. O pensamento criativo do indivíduo, com suas operações cognitivas e conhecimentos armazenados, permite a criação de novas conexões entre ideias. Entretanto, considerando uma perspectiva contextual e sistêmica, os pensamentos individuais serão também estimulados e influenciados por contextos sociais e trabalhos em grupos, nos quais as ideias são construídas a partir da expressão e comunicação do pensamento do outro. Neste processo, o pensamento em analogias mostrou-se como o procedimento cognitivo fundamental para a conexão entre ideias distintas e o insight criativo. Desse modo, este artigo tem como objetivo identificar as estratégias e os mecanismos que podem ser utilizados para auxiliar o pensamento analógico no design, bem como compreender a própria ocorrência desse pensamento no processo criativo projetual. Para esta finalidade, realizou-se uma revisão de literatura sobre os temas centrais e correlatos ao objetivo, iniciando pelos paradigmas e problemas de design, passando por modelos do processo criativo projetual e pelo pensamento criativo no design, abrangendo seus conceitos, procedimentos cognitivos e mecanismos, com enfoque na analogia. A partir dessa revisão, foi proposto um modelo teórico do processo e pensamento criativo em indivíduos e grupos de design, identificando os principais elementos que os compõem. Com base neste modelo, foi possível identificar os principais componentes do pensamento analógico no design, bem como as estratégias e mecanismos que podem acioná-lo no processo criativo projetual. Espera-se com estes resultados iniciais constituir um framework para auxiliar o pensamento criativo de designers em grupos de projeto. |
---|