A epistemologia do ensino do desenho
A epistemologia do ensino do desenho
Este artigo aborda a epistemologia do ensino do desenho necessária à complexidade do pensamento contemporâneo e que se apresenta nos currículos de formação superior do artista e do arte-educador. A investigação enfatiza as transformações ocorridas no século XX, relacionadas à emergência do pensament...
Título traducido: | The epistemology of teaching of drawing |
---|---|
Título de la revista: | Revista GEARTE |
Autor: | Umbelina Duarte Barreto |
Palabras clave: | |
Idioma: | Portugués |
Enlace del documento: | https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/63879 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Revista GEARTE; Vol 3, No 1 (Año 2016). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.63879 |
Entidad editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Derechos de uso: | Reconocimiento (by) |
Materias: | Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación e Investigación Educativa Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades |
Resumen: | Este artigo aborda a epistemologia do ensino do desenho necessária à complexidade do pensamento contemporâneo e que se apresenta nos currículos de formação superior do artista e do arte-educador. A investigação enfatiza as transformações ocorridas no século XX, relacionadas à emergência do pensamento complexo à luz da Teoria da Autopoiesis de Maturana e Varela, que está inserida em uma concepção sistêmica do conhecimento, e faz uma reflexão sobre as vicissitudes do pensamento contemporâneo, sem prescindir da tradição, principalmente, no que se refere a ética e a estética. O texto tem como referência o Currículo do Curso de Graduação em Artes Visuais da UFRGS, envolvendo a Licenciatura e o Bacharelado e se desenvolve a partir da crítica aos currículos modernistas de formação especialista colocados em paralelo à necessidade da visão generalista que se impõe no pensamento contemporâneo, através da visão inter e transdisciplinar da ciência e da arte. O eixo da pesquisa tem como base a seguinte questão: Como o pensamento contemporâneo perpassa o discurso do ensino do desenho e redefine a epistemologia nos currículos de formação superior do artista e do arte-educador? |
---|---|
Resumen traducido: | This paper discusses the epistemology of teaching of drawing required to the complexity of contemporary thought present in the curricula of higher education of the artist and the art teacher. The research emphasizes the transformations that occurred in the 20th century related to the emergence of the complex thought, in the light of the theory of Autopoiesis of Maturana and Varela, that is inserted into a systemic conception of knowledge, and makes a reflection on the vicissitudes of contemporary thought without prescinding the tradition, especially, with respect to ethics and aesthetics. The text has as reference the course curriculum program in Visual Arts UFRGS, involving the Degree and the Bachelor, it develops from the criticism of specialist modernist curricula, placed in parallel to the need of the generalistic vision of contemporary thought, through inter and transdisciplinary vision of science and art. The axis of the research is based on the following question: How the contemporary thought pervades the teaching of drawing and resets the epistemology in the curricula of higher education of the artist and art teacher? |