Cidade para pessoas: caminhabilidade, forma urbana e diagnóstico da R. 25 de Março

Cidade para pessoas: caminhabilidade, forma urbana e diagnóstico da R. 25 de Março

Esse projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a R. 25 de Março em São Paulo, Brasil, e sua adequação ao atual fluxo de pessoas e uso comercial e é parte integrante do projeto de Pesquisa Sistemas de Espaços Livres: projeto, produção, gestão e apropriação do Programa de Mestrado profissional em...

Guardado en:
Título traducido: City for people: walkability, urban form and diagnosis of 25 de Março Street.
Título de la revista: InSitu. Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
Primer autor: Maira Brigite Moraes Pelissari
Otros autores: Helena Napoleon Degreas
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/541
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: InSitu. Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; Vol 3, (Año 2017).
Entidad editora: FIAM-FAAM Centro Universitário
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Urbanismo
Resumen: Esse projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a R. 25 de Março em São Paulo, Brasil, e sua adequação ao atual fluxo de pessoas e uso comercial e é parte integrante do projeto de Pesquisa Sistemas de Espaços Livres: projeto, produção, gestão e apropriação do Programa de Mestrado profissional em Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário. Durante o desenvolvimento das atividades vinculadas ao Escritório Modelo ao longo do 2º semestre de 2016 foram aplicados os métodos de “observação urbana” (Jan Gehl) e de pesquisa colaborativa sob a orientação do Organização Social Cidade Ativa e que tem por princípio o desenvolvimento de projetos a partir da construção coletiva, de respeito à escala humana e da integração e conectividade entre os ambientes internos ao edifício e a rua. A partir dessas premissas foram desenvolvidas as pesquisas, tabulados os dados, gerado o relatório e por fim, realizadas as propostas de projeto urbano com a devida revisão de fluxos de meios motorizados e não motorizados e criação de mobiliário urbano como solução para a região. Essa pesquisa pretende descrever, comparar e avaliar os resultados obtidos em campo numa proposta concreta e passível que atenda todos os usuários da região.
Resumen traducido: This project is a study of 25 de Março Street in São Paulo, Brasil, its adequacy of pedestrian flow and commercial vocation. During the second semester of the program in 2016, collaborative research instruments were applied based on collective construction, human scale, and connectivity with surroundings buildings in partnership with the NGO Cidade Ativa. That pointed to a local inadequacy of uses between people and cars. The studies led to urban design proposals adequate to human scale. Motorized and non-motorized flows were reviewed and urban furniture was created as a solution to the problem. This research had the objective of describing, comparing, and evaluating the results obtained in the research field to find a concrete and liable proposal to attend the users of the area.