Cruzando os mares: os grupos Opinião e Teatro Moderno de Liboa – resistência e contestação político-cultural na década de 1960

Cruzando os mares: os grupos Opinião e Teatro Moderno de Liboa – resistência e contestação político-cultural na década de 1960

Teatro social e teatro engajado so denominaes que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do sculo XIX e se consolidou no sculo XX. Seu ponto de inflexo estava na tessitura das relaes entre teatro e poltica ou mesmo entre teatro e propaganda. Este artigo aborda os sentidos de...

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Título traducido: Crossing the ocean: Opinião and Teatro Moderno de Lisboa – resistance and political-cultural contestation in the 1960s
Título de la revista: Revista Estudos Históricos
Autor: Kátia Rodrigues Paranhos
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/3756
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Revista Estudos Históricos; Vol 25, No 49 (Año 2012).
Entidad editora: Fundação Getulio Vargas
Derechos de uso: Otros Permissão para o uso com propósitos lucrativos devem ser obtidos com o CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - [email protected] ou [email protected].
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Historia de las Ciencias Sociales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Ciencias Sociales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Historia
Resumen: Teatro social e teatro engajado so denominaes que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do sculo XIX e se consolidou no sculo XX. Seu ponto de inflexo estava na tessitura das relaes entre teatro e poltica ou mesmo entre teatro e propaganda. Este artigo aborda os sentidos de resistncia e contestao poltico-cultural dos grupos Opinio, do Rio de Janeiro, e Teatro Moderno de Lisboa, levando em considerao os discursos produzidos sobre seus processos coletivos de criao, pesquisa terica e interveno social.
Resumen traducido: Social theater and engaged theater are denominations that took shape in the midst of a hot debate that took place throughout the end of the 19th century and was consolidated in the 20th century. Their novelty rested on the relationship they have established between theater and politics or even between theater and propaganda. This article approaches the meanings of resistance and political-cultural contestation of the groups Opinio and Teatro Moderno de Lisboa while taking into account the discourses produced on their collective processes of creation, theoretical research and social intervention.