Otelo do Folias D’arte: canções como enquadramento épico

Otelo do Folias D’arte: canções como enquadramento épico

No espetáculo Otelo, realizado pelo Grupo Folias D’Arte (2003-2004), a reflexão sobre o fazer teatral torna-se um procedimento imperativo. Marco Antonio Rodrigues (encenador), através da inserção das músicas “New York, New York ”(Frank Sinatra) e “The End” (The Doors), que desempenham uma função de...

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Título traducido: Otelo by Folias D’arte: epic framing through songs
Título de la revista: Letras
Autor: Célia Maria Arns de Miranda
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/23550
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Letras; No 51 (Año 2015).
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2176148523550
Entidad editora: Universidade Federal de Santa Maria
Derechos de uso: Otros Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Cine, Radio y Televisión
Ciencias Sociales y Humanidades --> Folclore
Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: No espetáculo Otelo, realizado pelo Grupo Folias D’Arte (2003-2004), a reflexão sobre o fazer teatral torna-se um procedimento imperativo. Marco Antonio Rodrigues (encenador), através da inserção das músicas “New York, New York ”(Frank Sinatra) e “The End” (The Doors), que desempenham uma função de enquadramento épico e de comentário crítico da ação, identifica o referente contemporâneo ao estabelecer o diálogo entre a cultura-fonte e a cultura-alvo.
Resumen traducido: In the stage adaptation of Otelo, realized by Folias D’Arte (2003-2004), critical reflection about the performance itself assumes crucial importance. The director Marco Antonio Rodrigues succeeds in finding a contemporary referent for his production by inserting the songs “New York, New York ”(Frank Sinatra) and “The End” (The Doors) which accumulate the functions of epic framing and critical comment on the action, thus establishing a dialogue between source and target cultures