Mil maneiras de “ser” e “estar” no mundo: da melancolia pequeno-burguesa à alegria do samba e da poesia popular

Mil maneiras de “ser” e “estar” no mundo: da melancolia pequeno-burguesa à alegria do samba e da poesia popular

Este texto pretende, por meio de fontes documentais e produções culturais, apresentar dois pontos de vista, ou melhor, duas maneiras de “ser” e “estar” no mundo contemporâneo. Primeiro, analisa-se a melancolia da classe média, figurada no curta-metragem “Bom dia”, do diretor Renato Cabral, para, em...

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Título de la revista: Revista de Educação Popular
Autor: João Augusto Neves Pires
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22806
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Revista de Educação Popular; Vol 12, No 2 (Año 2013).
DOI: http://dx.doi.org/10.14393/REP-v12n22013-art08
Entidad editora: Universidade Federal de Uberlândia
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - SinObraDerivada (by-nc-nd)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación e Investigación Educativa
Ciencias Sociales y Humanidades --> Ciencias Sociales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: Este texto pretende, por meio de fontes documentais e produções culturais, apresentar dois pontos de vista, ou melhor, duas maneiras de “ser” e “estar” no mundo contemporâneo. Primeiro, analisa-se a melancolia da classe média, figurada no curta-metragem “Bom dia”, do diretor Renato Cabral, para, em um segundo momento, contrastar tal perspectiva de vida com os elementos pulsantes na poesia de João Cabral de Melo Neto e nas canções de Cartola, produções reconhecidas como parte da cultura popular. Desta forma, pretende-se, com esse estudo, refletir sobre o modo como as classes populares e a classe média assumem a vida, cada uma em seu contexto e com experiências completamente diferentes, considerando a forma como a melancolia e a alegria aparecem em suas produções culturais.