FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS JOGOS LÓGICOS DE TABULEIRO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS JOGOS LÓGICOS DE TABULEIRO

O uso dos jogos lógicos de tabuleiro tem sido apresentado como uma alternativa curricular e como instrumento pedagógico nas escolas através da formação de professores e da realização de um formato único de Olimpíadas escolares. Foram dois anos com formações anuais em duas regiões do Estado do RS, em...

Guardado en:
Título de la revista: Expressa Extensão
Primer autor: Liliane Ferrari Giordani
Otros autores: Renato Perez Ribas
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/7869
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Expressa Extensão; Vol 21, No 2 (Año 2016).
DOI: http://dx.doi.org/10.15210/ee.v21i2.7869
Entidad editora: Universidade Federal de Pelotas
Derechos de uso: Otros A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Materias: Ciencias de la Vida --> Ciencia y Tecnología de los Alimentos
Ciencias de la Salud, Ciencias Sociales y Humanidades --> Salud Pública, Medicina Ambiental y Laboral
Ciencias Sociales y Humanidades --> Arquitectura
Resumen: O uso dos jogos lógicos de tabuleiro tem sido apresentado como uma alternativa curricular e como instrumento pedagógico nas escolas através da formação de professores e da realização de um formato único de Olimpíadas escolares. Foram dois anos com formações anuais em duas regiões do Estado do RS, em Porto Alegre e na região Noroeste do Estado. O que representou cerca de 110 professores formados, 60 escolas contempladas, mais de 1.000 alunos em contato direto com os jogos e as atividades propostos pelo Programa de Extensão da UFRGS denominado LoBoGames. Este segue em atividades, já tendo sido reeditado para o próximo biênio, mantendo as ações descritas neste artigo e com foco principal na produção de material de apoio e no aprimoramento da página WEB (www.inf.ufrgs.br/lobogames) a fim de promover a sua disseminação e a adoção desses jogos na rotina escolar.