YU-GI-OH: jogando com a Matemática
YU-GI-OH: jogando com a Matemática
O presente relato de experiência aborda a importância que os jogos exercem na vida de crianças e jovens otimizando o aprendizado quando associados ao estudo de matemática. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem, quando ocorre de forma dinâmica e prazerosa torna-se mais efetiva e significativa...
Journal Title: | Revista de Educação Matemática |
---|---|
Author: | Daniel Jesus Silva |
Palabras clave: | |
Language: | Portuguese |
Get full text: | http://revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/160 |
Resource type: | Journal Article |
Source: | Revista de Educação Matemática; Vol 16, No 22 (Year 2019). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.25090/remat25269062v16n222019p299a307 |
Publisher: | Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
Usage rights: | Reconocimiento - NoComercial (by-nc) |
Categories: | Physical/Engineering Sciences --> Mathematics Social Sciences/Humanities --> Education --AMP-- Educational Research Social Sciences/Humanities --> Social Sciences, Mathematical Methods |
Abstract: | O presente relato de experiência aborda a importância que os jogos exercem na vida de crianças e jovens otimizando o aprendizado quando associados ao estudo de matemática. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem, quando ocorre de forma dinâmica e prazerosa torna-se mais efetiva e significativa, pretende-se evidenciar através de uma experiência de construção e exploração do jogo YU-GI-OH: Jogando com a matemática o quanto o ato de lecionar respaldado numa metodologia lúdica, dentro da realidade dos alunos é eficiente, ao tempo que ensinar apoiado na cópia, reprodução e provas têm contribuído para sustentar o preconceito de que a matemática é uma disciplina “chata” e “difícil”. Desse modo, ampliar o conhecimento acerca de um assunto tão relevante e que tem muito a contribuir com a melhoria nas assimilações cognitivas dos conceitos matemáticos, apresenta-se com ares promissores de tornar gradualmente esse ensino prazeroso para alunos e também professores. Discutiremos o efeito dos jogos associados a conteúdos de matemática percebendo-os como aliados na consecução dos objetivos que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Ludicidade; Aprendizagem; Educação. YU-GI-OH: PLAYING WITH MATHEMATICS Abstract The present paper talk about the importance of the games play in the life of children and teenagers life, improving the learning when associated to the study of mathematics. Based on the assumption that learning, when it occurs in a dynamic and enjoyable way becomes more effective and meaningful, it is intended to be evidenced through an experience of building and exploring the game YU-GI-OH: Playing with mathematics in wich way teaching can be supported by a playful methodology, within the reality of students, while teaching supported by copying, reproduction and proofs has contributed to the prejudice that mathematics is a "boring" and "difficult" discipline. In this way, to increase the knowledge about a subject so relevant and that has much to contribute with the improvement in the cognitive assimilations of the mathematical concepts, presents / displays with promising airs to gradually make this teaching pleasurable for students and also teachers. We will discuss the effect of games associated with mathematics contents perceiving them as allies in achieving the objectives that make the teaching-learning process feasible. Keywords: Just kidding; Learning; Education. YU-GI-OH: JUGANDO CON LA MATEMÁTICA Resumen El presente relato de experiencia aborda la importancia que los juegos ejercen en la vida de niños y jóvenes optimizando el aprendizaje cuando asociados al estudio de matemáticas. A partir del supuesto de que el aprendizaje, ocurre cuando de forma dinámica y placentera se vuelve más efectiva y significativa, se pretende evidenciar a través de una experiencia de construcción y exploración del juego YU-GI-OH: Jugar con las matemáticas es un acto de enseñar respaldado en una metodología lúdica, dentro de la realidad de los alumnos es eficiente, a envés de enseñar apoyado en la copia, reproducción y pruebas han contribuido a sostener el prejuicio de que las matemáticas son una disciplina "aburrida" y "difícil". De este modo, ampliar el conocimiento acerca de un asunto tan relevante y que tiene mucho que contribuir con la mejora en las asimilaciones cognitivas de los conceptos matemáticos, se presenta con aires prometedores de hacer gradualmente esa enseñanza placentera para alumnos y también profesores. Discutiremos el efecto de los juegos asociados a contenidos de matemáticas percibiendolos como aliados en la consecución de los objetivos que viabilicen el proceso de enseñanza-aprendizaje. Palabras clave: Ludicidad; aprendizaje; Educación. |
---|