A fotografia contemporânea e seus compartilhamentos pictóricos: antinomias e convergências

A fotografia contemporânea e seus compartilhamentos pictóricos: antinomias e convergências

Os compartilhamentos entre fotografia e pintura na arte contemporânea podem apresentar ao menos dois regimes fundacionais para os processos de criação de obras: propor antinomias como descontinuidades entre os conteúdos da representação de imagem e as narrativas verbais a ela associadas, procurando...

Guardado en:
Título de la revista: Porto Arte
Autor: Niura Legramante Ribeiro
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/73717
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Porto Arte; Vol 21, No 35 (Año 2016).
DOI: http://dx.doi.org/10.22456/2179-8001.73717
Entidad editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte
Ciencias Sociales y Humanidades --> Estudios Culturales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: Os compartilhamentos entre fotografia e pintura na arte contemporânea podem apresentar ao menos dois regimes fundacionais para os processos de criação de obras: propor antinomias como descontinuidades entre os conteúdos da representação de imagem e as narrativas verbais a ela associadas, procurando colocá-los em tensão, ou, por outro lado, buscar convergências entre texto e imagem. Pensar de que forma o universo da tradição pictórica serve de arcabouço compositivo para as práticas fotográficas é a proposição para este artigo, por meio de estudos de caso em determinadas obras de Dirnei Prates e Felipe Cama.