Capoeira Angola e suas relações com o mito da democracia racial brasileira

Capoeira Angola e suas relações com o mito da democracia racial brasileira

A capoeira é manifestação cultural largamente conhecida pelos brasileiros e estrangeiros, como parte da cultura e identidade brasileiras. Entretanto, sendo cultura popular negra deve ser compreendida na sua relação com a cultura dominante, em que estão presentes elementos de resistência e consentime...

Guardado en:
Título traducido: Capoeira Angola and its relations with the myth of Brazilian racial democracy
Título de la revista: Semina. Ciências Sociais e Humanas
Autor: Gabriela Balaguer
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/27572
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Semina. Ciências Sociais e Humanas; Vol 37, No 2 (Año 2016).
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n2p133
Entidad editora: Universidade Estadual de Londrina
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial (by-nc)
Materias: Ciencias de la Salud, Ciencias Sociales y Humanidades --> Psicología Aplicada
Ciencias Sociales y Humanidades --> Ciencias Sociales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: A capoeira é manifestação cultural largamente conhecida pelos brasileiros e estrangeiros, como parte da cultura e identidade brasileiras. Entretanto, sendo cultura popular negra deve ser compreendida na sua relação com a cultura dominante, em que estão presentes elementos de resistência e consentimento (HALL, 2013). No século XIX e início do XX, a capoeira foi intensamente reprimida pelo Estado, afastando racial e etnicamente o negro da construção da identidade nacional (REIS, 2000). Na década de 30, uma nova narrativa de identidade brasileira, conhecida como democracia racial brasileira, valorizou a integração cultural e biológica das três raças no Brasil (SCHWARZ, 2012; MUNANGA, 1996). Junto às outras manifestações culturais e religiosas, a capoeira é valorizada e integrada ao Estado (PIRES, 2010). O texto pretende trazer apontamentos para se reavaliar o modo de relacionamento da capoeira angola com as questões raciais e étnicas, a partir do questionamento do mito da democracia racial e das contribuições dos estudos culturais (MUNANGA, 1996; CARONE; BENTO, 2002; HALL, 2013).
Resumen traducido: Capoeira is a cultural manifestation widely known as part of Brazilian identity and culture both by Brazilians and foreigners. Nevertheless, for being originally a black popular culture, it must be understood in relation to the dominant culture, where elements of resistance and consent are present (HALL, 2013). In the nineteenth and in the beginning of the twentieth century, capoeira was strongly repressed by the State, driving the blacks away from the construction of national identity based on racial and ethnic grounds (REIS, 2000). In the 30's, a new narrative of Brazilian identity, known as Brazilian racial democracy, treasured the cultural and biological integration of the three existing races in Brazil (SCHWARZ, 2012; MUNANGA, 1996). Along with other cultural and religious manifestations, capoeira is now valued and integrated into the State (PIRES, 2010). The text aims at raising aspects that allow a reappraisal of how the Angola capoeira relates to racial and ethnic issues, based on questioning the myth of racial democracy and the contribution of cultural studies (MUNANGA, 1996; CARONE; BENTO, 2002; HALL, 2013).