Grupo Teatral Desencanto de Trindade, Goiás: entre cenas, reuso e sustentabilidade
Grupo Teatral Desencanto de Trindade, Goiás: entre cenas, reuso e sustentabilidade
Este trabalho teve como objetivo analisar como as ações de sustentabilidade são utilizadas no processo de produção dos figurinos do Grupo Teatral Desencanto. Este grupo iniciou suas atividades no ano de 1988 e, desde então, organiza os principais movimentos culturais da cidade de Trindade, em Goiás,...
Título de la revista: | Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
---|---|
Primer autor: | Poliene Soares dos Santos Bicalho |
Otros autores: | Nélia Cristina Pinheiro Finotti; Josana de Castro Peixoto |
Palabras clave: | |
Idioma: | Portugués |
Enlace del documento: | http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/article/view/15790 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; Vol 3, No 3 (Año 2019). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.5965/25944630332019113 |
Entidad editora: | Universidade Federal de Pernambuco / Universidade Federal do Ceará / Universidade do Estado de Santa Catarina / Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Derechos de uso: | Reconocimiento (by) |
Materias: | Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación e Investigación Educativa Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte |
Resumen: | Este trabalho teve como objetivo analisar como as ações de sustentabilidade são utilizadas no processo de produção dos figurinos do Grupo Teatral Desencanto. Este grupo iniciou suas atividades no ano de 1988 e, desde então, organiza os principais movimentos culturais da cidade de Trindade, em Goiás, e se apresenta em eventos regionais, nacionais e internacionais. O Desencanto trabalha com várias questões sociais, seja nos processos de construção das vestimentas, nas apresentações culturais ou na qualificação profissional. O problema deste artigo desenrolou-se em torno da seguinte questão: como as ações de sustentabilidade são utilizadas no processo de produção dos figurinos do Grupo Teatral Desencanto? A metodologia seguiu a abordagem qualitativa e interpretativa, associada à pesquisa bibliográfica e ao estudo de caso. A relevância da pesquisa situa-se na perspectiva de fomentar reflexões que contribuam para uma melhor compreensão da sustentabilidade na construção de figurinos teatrais. A análise permite afirmar que, durante o processo de criação e produção dos figurinos, acessórios, alegorias e cenários, o Grupo desenvolve ações sustentáveis, em sua maioria de forma inconsciente, já que as pratica tendo em vista o viés financeiro, para a economia de recursos. |
---|