A profanação dos dispositivos escolares e o jogo teatral

A profanação dos dispositivos escolares e o jogo teatral

A investigação apresenta uma prática teatral realizada com alunos de uma escola da rede municipal de ensino, do município de Boituva-SP, e surge de uma inquietação em relação à presença dos dispositivos de controle na escola, mais particularmente de uma escada e sua regra que restringe o acesso dos...

Guardado en:
Título traducido: The profanation of school devices and the theatrical game
Título de la revista: Revista Digital do LAV
Autor: Patricia Neves de Almeida
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/29659
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Revista Digital do LAV; Vol 11, No 1 (Año 2018).
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983734829659
Entidad editora: Universidade Federal de Santa Maria
Derechos de uso: Reconocimiento (by)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación e Investigación Educativa
Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte
Resumen: A investigação apresenta uma prática teatral realizada com alunos de uma escola da rede municipal de ensino, do município de Boituva-SP, e surge de uma inquietação em relação à presença dos dispositivos de controle na escola, mais particularmente de uma escada e sua regra que restringe o acesso dos alunos. A hipótese é de que o teatro, especificamente o jogo teatral de Spolin (2003) tem a potencialidade de operar o que Agamben (2007) nomeia uma “profanação”. O estudo envolve a análise do conceito de dispositivo em Foucault (1979; 2004) e Agamben (2009); a descrição da prática intitulada “Experiência Teatral”; e a exposição dos relatos dos alunos, os quais revelam uma aproximação ao que se objetivava inicialmente: propiciar a reflexão sobre a existência dos dispositivos no cotidiano escolar, promovendo um novo uso deles, por meio da profanação da norma.   
Resumen traducido: The research introduces a theatrical practice performed with students from a public school in the city of Boituva in São Paulo State, Brazil, and arises from a concern regarding the presence of control devices in the school, particularly from a stairway and its rule that restricts the students’ access. The hypothesis is that the theater, specifically Spolin’s theater game (2003), has the potential of operating what Agamben (2007) states as “profanation”. The study involves the analysis of the concept of device in Foucault (1979; 2004) and Agamben (2009); the practice description, entitled “Theatrical Experience”; and the exposition of the student´s reports on the devices, which disclose a bond in relation to what was the first objective: to enable to reflect upon the existence of the devices in the school daily life, promoting a new use to them, by the profanation of the rule.