Formação Docente Intercultural e Colonialidade do Saber
Formação Docente Intercultural e Colonialidade do Saber
O artigo problematiza o modelo de pensamento que fundamenta a colonialidade do saber na formação de professores em contextos latino-americanos. Tem como objetivo ressignificar as bases epistemológicas e metodológicas nos processos formativos educacionais. Reconhece que é do encontro e do diálogo ent...
Título de la revista: | Revista del Cisen Tramas/Maepova |
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Primer autor: | Elcio Cecchetti |
Otros autores: | Adecir Pozzer; Luiz Tedesco-Anderson |
Palabras clave: | |
Idioma: | Portugués |
Enlace del documento: | http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/cisen/article/view/16487 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Revista del Cisen Tramas/Maepova; Vol 8, No 1 (Año 2020). |
Entidad editora: | Universidad Nacional de Salta |
Derechos de uso: | Reconocimiento - NoComercial - SinObraDerivada (by-nc-nd) |
Materias: | Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación e Investigación Educativa Ciencias Sociales y Humanidades --> Ciencias Sociales Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades |
Resumen: | O artigo problematiza o modelo de pensamento que fundamenta a colonialidade do saber na formação de professores em contextos latino-americanos. Tem como objetivo ressignificar as bases epistemológicas e metodológicas nos processos formativos educacionais. Reconhece que é do encontro e do diálogo entre diferentes racionalidades que a formação docente na perspectiva da interculturalidade se abre para um posicionamento crítico, ético e político em defesa da dignidade e da liberdade humana e de seus vários modos de ser e de fazer. Trata-se de uma reflexão qualitativa, cuja metodologia adotada é histórico-bibliográfica, no sentido de (re)desenhar os processos curriculares de formação docente. Ante o exposto, considera que pedagogias decoloniais e interculturais tornam possível o reconhecimento das diferentes racionalidades em Abya Ayla na medida que assumem um posicionamento de (des)construção dos modelos autoritários e autossuficientes da ciência moderna-colonial. |
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