De poetas a músicos e de músicos a poetas: vanguardas em diálogo no Brasil

De poetas a músicos e de músicos a poetas: vanguardas em diálogo no Brasil

Este trabalho tem por objetivo explicitar a aproximação intelectual entre o Tropicalismo, movimento musical do final dos anos 60 e do início dos 70, e o Concretismo, ideário de poesia moderna dos anos 50 e 60. Para tanto, há, nesse estudo, o intuito de demonstrar que os dois grupos compartilham de c...

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Título traducido: From poets to musicians and from musicians to poets: vanguards in dialogue in Brazil
Título de la revista: letrônica
Autor: Tiago Lopes Schiffner
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/20211
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: letrônica; Vol 8, No 2 (Año 2015).
DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2015.2.20211
Entidad editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial (by-nc)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Lingüística
Ciencias Sociales y Humanidades --> Lengua y Lingüística
Ciencias Sociales y Humanidades --> Literatura
Resumen: Este trabalho tem por objetivo explicitar a aproximação intelectual entre o Tropicalismo, movimento musical do final dos anos 60 e do início dos 70, e o Concretismo, ideário de poesia moderna dos anos 50 e 60. Para tanto, há, nesse estudo, o intuito de demonstrar que os dois grupos compartilham de concepções artísticas similares e que possuem, por consequência, referências vanguardistas comuns. Acrescenta-se, ainda, que as reflexões a serem expostas materializaram se a partir, inicialmente, da leitura de Verdade Tropical, livro de autoria de Caetano Veloso, e dos manifestos teóricos dos poetas concretistas, compilados em 1965 e publicados sob o título de Teoria da Poesia Concreta – 1950-1960.
Resumen traducido: This paper describes the intellectual connection between Tropicalism, the musical movement from the late ‘60s and early ‘70s, and Concretism, ideal of modern poetry in the 50s and 60s. For that, this study intends to demonstrate that both groups share similar artistic conceptions and, consequently, carry common avant garde ideas. The ideas exposed in the present essay were built by the reading of Verdade Tropical – written by Caetano Veloso – and the manifestos of concrete poets, compiled in 1965 and published under the title of Teoria da Poesia Concreta – 1950-1960.