O espaço jurídico em fins do século XIX

O espaço jurídico em fins do século XIX

O presente artigo focaliza as bases sociais e as carreiras dos ministros do Supremo Tribunal Federal e dos professores das faculdades de direito em fins do século XIX, buscando analisar as relações entre estes e o espaço social em geral. No caso dos professores, foram tomados os da Faculdade de Dire...

Saved in:
Translated title: The legal space during the final XIX century
Journal Title: Plural
First author: Rodrigo da Rosa Bordignon
Other Authors: Treicy Giovanella
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/165671
Resource type: Journal Article
Source: Plural; Vol 26, No 2 (Year 2019).
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2019.165671
Publisher: Universidade de São Paulo
Usage rights: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Social Sciences, Interdisciplinary
Social Sciences/Humanities --> Sociology
Social Sciences/Humanities --> History
Abstract: O presente artigo focaliza as bases sociais e as carreiras dos ministros do Supremo Tribunal Federal e dos professores das faculdades de direito em fins do século XIX, buscando analisar as relações entre estes e o espaço social em geral. No caso dos professores, foram tomados os da Faculdade de Direito de Recife, da Faculdade de Direito de São Paulo, da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro, e da Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro. A partir disso, foi possível reunir informações sobre 96 agentes com o objetivo de comparar as origens sociais, as instituições de titulação, os postos iniciais e os marcadores das carreiras. Em termos gerais, os principais resultados apontam para uma aproximação entre as origens sociais e uma diferenciação na constituição das carreiras.
Translated abstract: The present paper focuses on the social origins and careers of the Supreme Federal Court ministers and professors of law schools during the final of XIX century — taking the year of 1898 as a reference —, by pursuing an analyzes the relationship between them and the social space. Concerning the professors, it deals with those from the Faculdade de Direito of Recife, Faculdade de Direito of São Paulo, Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais of Rio de Janeiro and Faculdade Livre de Direito of Rio de Janeiro. Subsequently, the information on the 96 agents were gathered, aiming to compare their social origin, the institutions of their academic title, the starting point of their careers makers. The concluding results show a connection between social origins and a distinction marks in the establishing of the careers.