Desenvolvimento de recursos humanos, gerência de qualidade e cultura das organizações de saúde

Desenvolvimento de recursos humanos, gerência de qualidade e cultura das organizações de saúde

Administração da Qualidade começa a ser discutida na área de saúde, no Brasil. Por isto, a discussão a respeito da aplicabilidade dos conceitos ao setor, bem como de suas limitações, parece oportuna. Qualidade enquanto conceito é indissociável de alterações na cultura organizacional e de desenvolvim...

Saved in:
Translated title: Desenvolvimento de recursos humanos, gerência de qualidade e cultura das organizações de saúde
Journal Title: RAE - Revista de Administração de Empresas
Author: Ana Maria Malik
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/38458
Resource type: Journal Article
Source: RAE - Revista de Administração de Empresas; Vol 32, No 4 (Year 1992).
Publisher: Fundação Getulio Vargas
Usage rights: Sin permisos preestablecidos
Categories: Social Sciences/Humanities --> Management
Social Sciences/Humanities --> Social Sciences, Interdisciplinary
Abstract: Administração da Qualidade começa a ser discutida na área de saúde, no Brasil. Por isto, a discussão a respeito da aplicabilidade dos conceitos ao setor, bem como de suas limitações, parece oportuna. Qualidade enquanto conceito é indissociável de alterações na cultura organizacional e de desenvolvimento de recursos humanos, além de precisar considerar aspectos técnicos e parâmetros específicos da gestão setorial. O pequeno número de experiências existentes em serviços de saúde no Brasil e seu curto tempo de desenvolvimento permitem trabalhar mais com dúvidas que com certezas a respeito das perspectivas futuras para este campo de conhecimento.
Translated abstract: TQM - Total Quality Management - is newto Brazilian health organizations. It is important to try tohighlight its feasibility and its boundaries within the sector.It is also necessary to point out the strong relationshipbetween TQM, organizational culture and human resourcesdevelopment, as well as the need for new parameters relatedto throughputs and outcomes. There are still more doubts thanactual knowledge related to the ongoing Brazilian experiencesin the field.