CENA DE ENUNCIAÇÃO, CENA ENGLOBANTE E CENA GENÉRICA: IMPLICAÇÕES NOS ESTUDOS DO DISCURSO
CENA DE ENUNCIAÇÃO, CENA ENGLOBANTE E CENA GENÉRICA: IMPLICAÇÕES NOS ESTUDOS DO DISCURSO
Este artigo trata de observar como a Análise de Discurso de linha francesa, como uma opção de estudo, vem responder como a modalidade escrita se constroe e se re-significa nas interações entre sujeitos e como portadora de sentidos que são construídas em todas as zonas do discurso por meio da cena da...
Journal Title: | Revista de Letras Norte@mentos |
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Author: | Flávio Sabino PINTO |
Language: | Portuguese |
Get full text: | http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/1961 |
Resource type: | Journal Article |
Source: | Revista de Letras Norte@mentos; Vol 8, No 16 (Year 2015). |
Publisher: | Universidade do Estado de Mato Grosso |
Usage rights: | Reconocimiento (by) |
Categories: | Social Sciences/Humanities --> Language --AMP-- Linguistics |
Abstract: | Este artigo trata de observar como a Análise de Discurso de linha francesa, como uma opção de estudo, vem responder como a modalidade escrita se constroe e se re-significa nas interações entre sujeitos e como portadora de sentidos que são construídas em todas as zonas do discurso por meio da cena da enunciação, cena englobante e cena genérica. Para tratar da opção pelo corpus, selecionamos o discurso Pai Contra Mãe escrito por Machado de Assis para que pudéssemos abranger o maior número possível de temas explorado pelo autor. Desta forma, o corpus constituído justifica os estudos das categorias (interdiscurso, cenografia e ethos), estabelecido por Dominique Maingueneau, pois o discurso selecionado depreende cenas construídas em torno de diversos temas. |
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