Projeto Emancipatório Moderno: Construção, Desconstrução e Reconstrução

Projeto Emancipatório Moderno: Construção, Desconstrução e Reconstrução

O projeto emancipatório moderno estabelece uma concepção otimista de desenvolvimento científico e social. Os filósofos Immanuel Kant e Karl Marx, de modo distinto, levam ao ápice tal projeto emancipatório, o primeiro, ancorado numa concepção de sujeito transcendental capaz de estabelecer verdade e v...

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Título de la revista: Pensando. Revista de Filosofia
Autor: Vicente Zatti
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3245
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Pensando. Revista de Filosofia; Vol 6, No 11 (Año 2015).
DOI: http://dx.doi.org/10.26694/pensando.v6i11.3245
Entidad editora: Universidade Federal do Piauí
Derechos de uso: Reconocimiento (by)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Filosofía
Resumen: O projeto emancipatório moderno estabelece uma concepção otimista de desenvolvimento científico e social. Os filósofos Immanuel Kant e Karl Marx, de modo distinto, levam ao ápice tal projeto emancipatório, o primeiro, ancorado numa concepção de sujeito transcendental capaz de estabelecer verdade e validade universal, o segundo, ancorado na categoria de trabalho desenvolvida em sua doutrina do materialismo histórico. A partir do século XIX, filósofos como Nietzsche, Heidegger e Adorno/Horkheimer põem sob suspeita tal projeto ao demonstrar seus fundamentos não metafísicos. Tais críticas expurgam as pretensões totalitárias do projeto emancipatório moderno, e nos remetem à sua revisão. O filósofo alemão Jurgen Habermas, considerando as críticas elaboradas pelos filósofos da suspeita, vai buscar reconstruir o projeto emancipatório moderno a partir de bases pós-metafísicas. A raiz de tal reconstrução está em Trabalho e Interação. Notas sobre a filosofia do espírito de Hegel em Jena, na qual Habermas promove o confronto da filosofia hegeliana com o pensamento de Kant e Marx, possibilitando a revisão destes. Nessa revisão Habermas desenvolve os conceitos de trabalho e interação, que ao mesmo tempo fundamentam sua crítica à tecnocracia e lançam os pilares para a posterior elaboração da Teoria da Ação Comunicativa.