Estilista? Designer de moda... ou um designer de objetos do vestuário?

Estilista? Designer de moda... ou um designer de objetos do vestuário?

Ate o fim da década de 1990, a criação, bem como o desenvolvimento e a produção de objetos do vestuário, vinculados a noção de moda no Brasil, não era considerada como atividade pertencente ao campo do design. Com a indicação do Ministério da Educação, em 2004, para que os cursos de nível superior d...

Guardado en:
Título traducido: Stylist? Fashion designer... or a designer of objects of clothing?
Título de la revista: dObra[s]
Primer autor: Deborah Chagas Christo
Otros autores: Alberto Cipiniuk
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/69
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: dObra[s]; Vol 7, No 15 (Año 2014).
DOI: http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v7i15.69
Entidad editora: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - SinObraDerivada (by-nc-nd)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: Ate o fim da década de 1990, a criação, bem como o desenvolvimento e a produção de objetos do vestuário, vinculados a noção de moda no Brasil, não era considerada como atividade pertencente ao campo do design. Com a indicação do Ministério da Educação, em 2004, para que os cursos de nível superior de estilismo ou moda se adequassem as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design, noções sobre a definição, delimitação e diferenciação das atividades do que, então, era nomeado como estilista e designer de moda se estabeleceram ou se alteraram. Assim, este artigo relata as conclusões da analise sobre a constituição, a estrutura e o funcionamento do campo de produção de objetos do vestuário no Brasil.
Resumen traducido: Until the late 1990s, the creation, development and production of objects of clothing linked to the notion of fashion in Brazil was not regarded as an activity which belonged to the design field. Appointed by MEC in 2004, to suit the higher education courses in fashion or stylist into the Undergraduate Course in Design National Curriculum Guidelines, notions about the definition, limits and differentiation of activities which then was appointed as a stylist and fashion designer have settled, or changed. Therefore, this article reports the conclusions of the analysis of the creation, structure and operation of the objects of clothing production field in Brazil.