1/565 |
"M'BALA: DESCOLONIZANDO A HISTÓRIA AFRICANA - FILME: EM NOME DE CRISTO
|
2012 |
3 |
7 |
2/565 |
"POR QUE OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ESTÃO FIRMADOS EM TRÊS MUNDOS"
|
2017 |
9 |
Especial |
3/565 |
A (IN)VISIBILIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A VISÃO DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
4/565 |
10 ANOS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNEB: DESEMPENHO COMPARATIVO ENTRE COTISTAS E NÃO COTISTAS DE 2003 A 2009
|
2013 |
5 |
11 |
5/565 |
[ENTREVISTAS] INTELECTUAIS NEGRAS/NEGROS: GERAÇÕES, LEGADOS E PROTAGONISMOS – A GERAÇÃO PUC-SP
|
2018 |
10 |
25 |
6/565 |
[RESENHA] SEGREGAÇÃO URBANA, IDENTIDADE E SAÚDE DA POPUAÇÃO NEGRA: QUESTÕES PARA A PSICOLOGIA
|
2018 |
10 |
24 |
7/565 |
A A LEI Nº 10.639/2003 NO BRASIL E O PLANO CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO (2003) EM MOÇAMBIQUE: POLÍTICAS PÚBLICAS COM INTENCIONALIDADES DE INSERÇÃO DA DIVERSIDADE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
|
2017 |
9 |
23 |
8/565 |
ABDIAS NASCIMENTO: O LEGADO DE UM SÍMBOLO CENTENÁRIO
|
2016 |
8 |
18 |
9/565 |
ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE BANDAS DE NEGROS NO BRASIL
|
2016 |
8 |
20 |
10/565 |
ACESSO DE NEGRAS E NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO
|
2019 |
11 |
Especial |
11/565 |
A ADEOLA – PRINCESAS E GUERREIRAS NA LUTA CONTRA O RACISMO E A FAVOR DA EQUIDADE DE GÊNERO
|
2018 |
10 |
24 |
12/565 |
ADMINISTRAÇÃO DE COMUNIDADES DE TERREIRO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA: ELEMENTOS EPISTEMOLÓGICOS PARA O DEBATE DE UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO AFROCENTRADA
|
2015 |
7 |
17 |
13/565 |
AFETIVIDADE, CULTURA E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ETNOMATEMÁTICA
|
2017 |
9 |
22 |
14/565 |
AFRICANIDADES EM ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E AQUECIMENTO GLOBAL
|
2017 |
9 |
22 |
15/565 |
A AFRO-ETNOMATEMÁTICA COMO FOMENTADORA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
|
2017 |
9 |
22 |
16/565 |
AFROCÊNICA: POÉTICAS DE CENAS PRETAS
|
2019 |
11 |
27 |
17/565 |
AFROETNOMATEMÁTICA: DA FILOSOFIA AFRICANA AO ENSINO DE MATEMÁTICA PELA ARTE
|
2017 |
9 |
22 |
18/565 |
AGORA TAMBÉM RESTA UMA FOTO QUE O RETRATISTA DEIXOU: MULHERES NEGRAS SOB O OLHAR, A LENTE E O FOCO DE IERÊ FERREIRA.
|
2011 |
2 |
5 |
19/565 |
ALGUMAS PALAVRAS INICIAIS...
|
2015 |
7 |
17 |
20/565 |
AMKOULLEL, O MENINO FULA: O LIMIAR DA RELIGIOSIDADE AFRO-ISLÂMICA
|
2011 |
2 |
5 |
21/565 |
AMOR NÃO TEM COR?! GÊNERO E RAÇA/COR NA SELETIVIDADE AFETIVA DE HOMENS E MULHERES NEGROS(AS) NA BAHIA E NO RIO GRANDE DO SUL
|
2010 |
1 |
2 |
22/565 |
AMÍLCAR CABRAL E PAULO FREIRE NA ERA DA TECNOLOGIA DIGITAL
|
2013 |
5 |
10 |
23/565 |
A ANÁLISE DO MULTICULTURALISMO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO DA COSMOGONIA IORUBÁ NOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E ASTRONOMIA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
24/565 |
ANÁLISE PRELIMINAR DOS ASPECTOS LEGAIS DA ENTRADA DE JOVENS ESTUDANTES NEGROS NO CEFET/RJ – UNED NOVA IGUAÇU ATRAVÉS DO SISTEMA DE COTAS
|
2014 |
6 |
14 |
25/565 |
APONTAMENTOS SOCIOJURÍDICOS SOBRE O TEMA “POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS NO BRASIL”
|
2010 |
1 |
2 |
26/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2018 |
10 |
24 |
27/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2017 |
9 |
23 |
28/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2015 |
7 |
17 |
29/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2017 |
9 |
22 |
30/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2017 |
9 |
21 |
31/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2015 |
7 |
16 |
32/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2018 |
10 |
26 |
33/565 |
APRESENTAÇÃO "DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS SOBRE A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL"
|
2017 |
9 |
21 |
34/565 |
APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO
|
2016 |
8 |
19 |
35/565 |
APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO ESPECIAL
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
36/565 |
APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO ESPECIAL
|
2017 |
9 |
Especial |
37/565 |
APRESENTAÇÃO DA EDIÇÃO
|
2014 |
6 |
14 |
38/565 |
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO "INTELECTUAIS NEGROS E NEGRAS, SÉCULOS XIX-XXI: DESAFIOS, PROJETOS E MEMÓRIAS"
|
2018 |
10 |
25 |
39/565 |
APRESENTAÇÃO DOSSIÊ "QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E LINGUAGENS"
|
2015 |
7 |
17 |
40/565 |
APRESENTAÇÃO DOSSIÊ BRANQUITUDE
|
2014 |
6 |
13 |
41/565 |
APRESENTAÇÃO DOSSIÊ ESTUDOS SOBRE O NEGRO EM EDUCAÇÃO
|
2016 |
8 |
19 |
42/565 |
APRESENTAÇÃO DOSSIÊ “SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA”
|
2015 |
7 |
16 |
43/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2019 |
11 |
28 |
44/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2019 |
11 |
Especial |
45/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2018 |
10 |
25 |
46/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2019 |
11 |
27 |
47/565 |
APRESENTAÇÃO
|
2019 |
11 |
Especial |
48/565 |
APRESENTO-LHES UM DOS “FATOS IMPORTANTES” DO SÉCULO XIX: A PROMULGAÇÃO DAS LEIS ABOLICIONISTAS. MAS POUCO LHES DIGO SOBRE OS NEGROS E A ESCRAVIDÃO NO BRASIL
|
2016 |
8 |
20 |
49/565 |
ARQUITETURA ESCOLAR E DESIGUALDADE ÉTNICO-RACIAL (RELATO DE EXPERIÊNCIA)
|
2019 |
11 |
Especial |
50/565 |
ARQUITETURAS DE ÁRVORES E ÁRVORES ARQUITETÔNICAS: ARQUITETURAS DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE CACHOEIRA E SÃO FÉLIX INSTAURADAS PELA NATUREZA SACRALIZAD
|
2014 |
6 |
13 |
51/565 |
ARTE AFRO-BRASILEIRA: CONTRAPONTO DA PRODUÇÃO VISUAL NO BRASIL
|
2019 |
11 |
27 |
52/565 |
A ARTE DA CAPOEIRA COMO MARCA DE ANCESTRALIDADE DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: PELA EMERGÊNCIA DE UM CURRÍCULO PLURAL
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
53/565 |
ARTICULAÇÃO ENTRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
54/565 |
ARTICULAÇÕES ENTRE PSICANÁLISE E NEGRITUDE: DESAMPARO DISCURSIVO, CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA E TRAÇOS IDENTIFICATÓRIOS
|
2018 |
10 |
24 |
55/565 |
AS OBRAS DE PAULO FREIRE E O DEBATE SOBRE GÊNERO E RAÇA: APROXIMAÇÕES E POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO
|
2017 |
9 |
21 |
56/565 |
AS PLURALIDADES DO SER CRIANÇA NO QUILOMBO MATO DO TIÇÃO-MG
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
57/565 |
AS POÉTICAS DE ÉLE SEMOG E JOSÉ LUIS HOPFFER ALMADA EM CONTEXTO DE LITERATURAS NEGRO-DIASPÓRICAS
|
2015 |
7 |
16 |
58/565 |
AS RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E A ÁFRICA A PARTIR DAS PRÁTICAS POLÍTICAS DE UM PARLAMENTAR AFRO-BRASILEIRO DO RIO GRANDE DO SUL NA DÉCADA DE 1970
|
2015 |
7 |
17 |
59/565 |
AS RELAÇÕES RACIAIS NA EDUCAÇÃO, A OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE DAS COTAS SÓCIO-RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR
|
2013 |
5 |
10 |
60/565 |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO ESCOLAR
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
61/565 |
AS TICAS DA MATEMA DE ALGUMAS ETNIAS AFRICANAS: SUPORTE PARA A DECOLONIALIDADE DO SABER
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
62/565 |
ASSISTÊNCIA AO PARTO NOS SERTÕES DA BAHIA: ENTRE MULHERES E DOUTORES (1930-1950)
|
2014 |
6 |
14 |
63/565 |
ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA: FILANTROPIA E COMBATE À MORTALIDADE INFANTIL NO RIO DE JANEIRO (1889-1929)
|
2014 |
6 |
14 |
64/565 |
AUDIOVISUAL NEGRO BRASILEIRO: POR UMA RECONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE A PARTIR DOS DIREITOS AUTORAIS
|
2017 |
9 |
21 |
65/565 |
AUTORREPRESENTAÇÃO E INTERVENÇÃO CULTURAL EM TEXTUALIDADES AFRO-BRASILEIRAS
|
2010 |
1 |
2 |
66/565 |
AÇÕES AFIRMATIVAS DE INGRESSO: FRONTEIRAS ÉTNICAS, PROJETOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS/DOS ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA UNIFESSPA
|
2017 |
9 |
Especial |
67/565 |
AÇÕES E EXPERIMENTOS ARTÍSTICOS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE: PRODUÇÃO DE SUJEITOS QUE SE AUTODECLARAM “ARTISTAS DE TERREIRO”
|
2019 |
11 |
27 |
68/565 |
BAIRROS NEGROS: A FORMA URBANA DAS POPULAÇÕES NEGRAS NO BRASIL
|
2019 |
11 |
Especial |
69/565 |
A BANCA EXAMINADORA DE FENÓTIPO PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UEMS: UM MECANISMO PARA GARANTIA DE DIREITOS
|
2016 |
8 |
19 |
70/565 |
BANTOS E IORUBÁS NAS AMÉRICAS: A INTELECTUALIDADE E DISCURSIVIDADE ANCESTRAL DE ABDIAS DO NASCIMENTO E MANUEL ZAPATA OLIVELLA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
71/565 |
BARBEIROS-SANGRADORES NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA: TRANSFORMAÇÕES DE UM OFÍCIO
|
2014 |
6 |
14 |
72/565 |
BELEZA DAS MULHERES JOVENS QUILOMBOLAS: COMUNICAÇÃO, LINGUAGENS E POLÍTICA
|
2017 |
9 |
Especial |
73/565 |
BLOCO AFRO AKOMABU: ESPAÇO DE FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE E AUTOESTIMA ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGROS
|
2012 |
3 |
7 |
74/565 |
A BOA ESCOLA NO DISCURSO DA MÍDIA: UM EXAME DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO NA REVISTA VEJA (1995-2001) DE GERALDO SABINO RICARDO FILHO
|
2011 |
2 |
4 |
75/565 |
BRANCO(A)-MESTIÇO(A): PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA LOCALIZAÇÃO RACIAL INTERMEDIÁRIA
|
2014 |
6 |
13 |
76/565 |
A BRANQUITUDE ACRÍTICA REVISITADA E A BRANQUIDADE
|
2014 |
6 |
13 |
77/565 |
BRANQUITUDE COMO DOMINAÇÃO DO CORPO NEGRO: DIÁLOGO COM A SOCIOLOGIA DE BOURDIEU
|
2014 |
6 |
13 |
78/565 |
A BRANQUITUDE E A COLONIALIDADE NA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2000-2015)
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
79/565 |
BRANQUITUDE E COLONIALIDADE DO SABER
|
2014 |
6 |
13 |
80/565 |
BRANQUITUDE E PODER: REVISITANDO O “MEDO BRANCO” NO SÉCULO XXI
|
2014 |
6 |
13 |
81/565 |
BRANQUITUDE É BRANQUIDADE? UMA REVISÃO TEÓRICA DA APLICAÇÃO DOS TERMOS NO CENÁRIO BRASILEIRO
|
2014 |
6 |
13 |
82/565 |
BRASIL DA DÉCADA DE 30: INTELECTUAIS, PROJETO NACIONAL E A “RAÇA BRASILEIRA”
|
2014 |
6 |
14 |
83/565 |
BRASIL E ÁFRICA: diálogos a partir de experiências educativas sobre pedagogia da alternância e desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar
|
2012 |
4 |
8 |
84/565 |
BREVES REFLEXÕES ACERCA DA HISTORIOGRAFIA SOBRE A FAMÍLIA NEGRA NA SOCIEDADE ESCRAVISTA BRASILEIRA OITOCENTISTA
|
2010 |
1 |
2 |
85/565 |
CANTORAS AFRO-BRASILEIRAS DE ÓPERA: UMA REFLEXÃO SOBRE A AUSÊNCIA DE CANTORAS LÍRICAS NEGRAS NOS LIVROS DE HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX
|
2017 |
9 |
21 |
86/565 |
CANTOS DE REEXISTÊNCIA: A CONSTRUÇÃO PERFORMATIVA DE RAÇA E GÊNERO DO GRUPO TAMBORES DE SAFO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
87/565 |
CAPOEIRA E ESCOLA: PENSANDO OS SENTIDOS DE PATRIMÔNIO E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
|
2017 |
9 |
21 |
88/565 |
A CIDADE NAS FRANJAS DO CAPITALISMO: habitar a periferia e ser jovem negro
|
2012 |
4 |
8 |
89/565 |
CINEMA, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE: EXPERIÊNCIA COM CINEDEBATE EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE PERNAMBUCO
|
2017 |
9 |
Especial |
90/565 |
A CLINICA E SEUS DESAFETOS: PACTOS E OMISSÕES NOS ESTUDOS SOBRE O NEGRO NO BRASIL
|
2018 |
10 |
24 |
91/565 |
CLÓVIS MOURA E A FUNDAÇÃO DO IBEA - INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTUDOS AFRICANISTAS
|
2017 |
9 |
22 |
92/565 |
A COMUNIDADE ZABUMBA EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO: UM ESBOÇO DE SUA CONFIGURAÇÃO SOCIOECONÔMICA
|
2011 |
2 |
5 |
93/565 |
COMUNIDADES TRADICIONAIS NAS ESCALAS DA POLÍTICA DAS ÁGUAS NA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO
|
2017 |
9 |
23 |
94/565 |
CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A LEI 10.639/03 NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
|
2016 |
8 |
18 |
95/565 |
CONFLITOS: TRAUMAS E MEMÓRIAS
|
2013 |
5 |
11 |
96/565 |
CONHECIMENTOS ETNOMATEMÁTICOS PRODUZIDOS POR MULHERES NEGRAS TRANÇADEIRAS
|
2017 |
9 |
22 |
97/565 |
CONHECIMENTOS TRADICIONAIS, ENSINO DE HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO: EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM DEBATE
|
2017 |
9 |
Especial |
98/565 |
CONQUISTA DE DIREITOS, ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA E A PRÁTICA DA SANGRIA ENTRE OS/AS REMETU-KEMI E POVOS DA REGIÃO CONGO/ANGOLA: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO PARA A SALA DE AULA
|
2017 |
9 |
22 |
99/565 |
CONSERVADORISMO POLÍTICO E A LUTA ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO: NOVOS E VELHOS CENÁRIOS
|
2016 |
8 |
19 |
100/565 |
CONSIDERANDO A BRANQUITUDE NO PLANO DA CLÍNICA EM SAÚDE MENTAL: DISPOSIÇÃO DE AFETOS
|
2018 |
10 |
24 |
101/565 |
A CONSOLIDAÇÃO DA LEI 10.639 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS-SÃO PAULO: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
102/565 |
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE MULHERES NEGRAS NA CARREIRA ACADÊMICA DE ENSINO SUPERIOR
|
2015 |
7 |
15 |
103/565 |
A CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA NA LITERATURA BRASILEIRA: JÔNATAS CONCEIÇÃO E CONCEIÇÃO EVARISTO, REFLEXÕES SOBRE NOVAS FORMAS DE REEXISTÊNCIA E REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA NEGRA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
104/565 |
A CONSTRUÇÃO DA RAÇA BRANCA E A SUPOSTA INCAPACIDADE INTELECTUAL NEGRA PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
105/565 |
A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DE PESQUISA ANTIRRACISTA OU SOBRE QUANDO SUJEITO E OBJETO (SE) PESQUISAM
|
2018 |
10 |
24 |
106/565 |
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA SOBRE OS NEGROS NO BRASIL: UMA BREVE REFLEXÃO
|
2016 |
8 |
18 |
107/565 |
A CONSTRUÇÃO DO 20 DE NOVEMBRO NAS PÁGINAS DA IMPRENSA
|
2011 |
2 |
4 |
108/565 |
A CONSTRUÇÃO DO LEGADO: A NEGAÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA FILOSÓFICA AFRICANA
|
2016 |
8 |
19 |
109/565 |
CONSTRUÇÃO SOCIAL DO TERRITÓRIO E DAS IDENTIDADES MAKONDE: ANÁLISE DAS DINÂMICAS MEDIADORAS DA PRODUÇÃO CULTURAL/ARTÍSTICA DOS MAKONDE DE MOÇAMBIQUE
|
2017 |
9 |
Especial |
110/565 |
CONSUMO E IDENTIDADE: O CABELO AFRO COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA
|
2019 |
11 |
27 |
111/565 |
CONTANDO E RECONTANDO A ÁFRICA, JEITOS DE SENTIR AS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEI 10.639/2003
|
2015 |
7 |
16 |
112/565 |
A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DE FLORESTAN FERNANDES PARA A COMPREENSÃO DA QUESTÃO RACIAL NO BRASIL
|
2014 |
6 |
14 |
113/565 |
CONTRIBUIÇÕES AOS ESTUDOS DA BRANQUIDADE NO BRANQUITUDE BRASIL: E ENSINO SUPERIOR
|
2014 |
6 |
13 |
114/565 |
A COR DAS COTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: AÇÃO AFIRMATIVA, RAÇA E SOBRERREPRESENTAÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS NO ENSINO SUPERIOR
|
2015 |
7 |
17 |
115/565 |
COR E SEXO NO JORNALISMO: REPRESENTAÇÕES DAS MULHERES NEGRAS NAS PÁGINAS DE DUAS REVISTAS FEMININAS
|
2010 |
1 |
2 |
116/565 |
CORPO, RAÇA E PSICOLOGIA: REPENSANDO O SILÊNCIO DOS JUSTOS
|
2018 |
10 |
24 |
117/565 |
CORPOS EM CENA NAS METRÓPOLES GLOBAIS: MENINAS NEGRAS, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E CINEMA
|
2015 |
7 |
15 |
118/565 |
CORPOS MOVENTES EM DIÁSPORA: DANÇA, IDENTIDADE E REEXISTÊNCIAS
|
2019 |
11 |
27 |
119/565 |
CORPOS NEGROS E REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO BRASIL: UMA DISCUSSÃO DE GÊNERO E RAÇA
|
2017 |
9 |
21 |
120/565 |
CORPOS NEGROS FEMININOS EM POÉTICAS DE (RE) EXISTÊNCIAS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
121/565 |
CRIANÇAS ATIVAS, APRENDIZAGEM E AFRO-BRASILIDADE: PENSANDO O APRENDIZADO AFRO-BRASILEIRO NA CASA DE SANTA BÁRBARA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
122/565 |
CRIANÇAS EM PERFORMANCE DE INICIAÇÃO NO CANDOMBE DA LAPINHA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
123/565 |
CULTURA AFRICANA E ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
|
2017 |
9 |
21 |
124/565 |
CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: UM OLHAR SOBRE A PROPOSTA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO PARA INTRODUÇÃO DA CAPOEIRA NO ESPAÇO ESCOLAR
|
2016 |
8 |
18 |
125/565 |
A CULTURA DO SAMBA NA PRÁTICA EDUCATIVA DA GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003
|
2012 |
3 |
6 |
126/565 |
CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: A EXCLUSÃO DO IDENTITÁRIO NEGRO NO EVENTO “PALMAS - CAPITAL DA FÉ”
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
127/565 |
CULTURA JUVENIL E ESCOLA: O FUNK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E DE IDENTIDADE DA JUVENTUDE NEGRA CARIOCA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
128/565 |
CULTURA NEGRA E OUTRAS QUESTÕES
|
2011 |
2 |
5 |
129/565 |
CURRÍCULOS DECOLONIAIS E OUTRAS CARTOGRAFIAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS FRENTE A LEI nº 10.639/2003
|
2013 |
5 |
11 |
130/565 |
DA CRÍTICA AO RACISMO À EMANCIPAÇÃO DA CULTURA NEGRA
|
2018 |
10 |
26 |
131/565 |
DA PRESSÃO JURÍDICA À AÇÃO POLÍTICA: REFLEXÕES SOBRE A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA NO CEFET/RJ
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
132/565 |
A DANÇA DOS ORIXÁS: ENTREVISTA COM O MESTRE AUGUSTO OMOLU
|
2014 |
6 |
12 |
133/565 |
DAS INSURGÊNCIAS E DESLOCAMENTOS INTELECTUAIS NEGROS E NEGRAS: MOVIMENTOS SOCIAIS, UNIVERSIDADE E PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO, SÉCULO XX E XXI
|
2018 |
10 |
25 |
134/565 |
DE “PAPA-PECÚLIOS” A TIGRE DA ABOLIÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA LEGENDA DE JOSÉ DO PATROCÍNIO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX
|
2018 |
10 |
25 |
135/565 |
A DEMANDA DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA POR EDUCAÇÃO: UM LONGO TRAJETO ATÉ A LEI 10.639/03
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
136/565 |
A DEMOCRACIA RACIAL EM DESFILE: CONCURSOS DE BELEZA NA DÉCADA DE SESSENTA
|
2014 |
6 |
12 |
137/565 |
DEPOIS DO TREZE DE MAIO: REPRESENTAÇÕES SOBRE EX-ESCRAVOS E SEUS DESCENDENTES EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA (1888-1930)
|
2011 |
1 |
3 |
138/565 |
DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL FLORESTAN FERNANDES
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
139/565 |
DESCONSTRUINDO ELEMENTOS DE UM MODELO EPISTEMOLOGICO DOMINANTE NO ENSINO DE MATEMATICA: EM BUSCA DE UM MODELO DE REFERENCIA FUNDAMENTADO NAS CONTRIBUIÇÕES DAS POPULAÇÕES DIASPÓRICAS E NA LEI 10639/2003
|
2017 |
9 |
22 |
140/565 |
DESERTIFICAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS NOS TERRITÓRIOS TRADICIONAIS DA BAHIA
|
2017 |
9 |
23 |
141/565 |
DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
|
2012 |
3 |
7 |
142/565 |
DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO DA GRAVIDEZ SEGUNDO A RAÇA/COR EM SÃO PAULO, BRASIL
|
2015 |
7 |
16 |
143/565 |
DILEMAS DO RECONHECIMENTO: A ESCOLA QUILOMBOLA “QUE VI DE PERTO”
|
2016 |
8 |
18 |
144/565 |
A DIMENSÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO E NA INTERVENÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS: UM DEBATE EM ABERTO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
145/565 |
DIONNE BRAND E SANDRO ORNELLAS: UM ENCONTRO NA CASA DA REEXISTÊNCIA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
146/565 |
DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER - REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
|
2015 |
7 |
15 |
147/565 |
DISCURSO LITERÁRIO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SINGULARIDADES NA TRADUÇÃO DE BELOVED, DE TONI MORRISON
|
2015 |
7 |
17 |
148/565 |
DISCURSOS SOBRE RAÇA, RACISMO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
149/565 |
A DIVERSIDADE EM PERSPECTIVA EDUCACIONAL: FORMAÇÃO DE EDUCADORES, PATRIMÔNIO E IDENTIDADES
|
2015 |
7 |
16 |
150/565 |
DIÁSPORA AFRICANA: AÇÕES PRESENTES E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
|
2018 |
10 |
26 |
151/565 |
A DIÁSPORA NEGRA COMO GENOCÍDIO: BRASIL, ESTADOS UNIDOS OU UMA GEOGRAFIA SUPRANACIONAL DA MORTE E SUAS ALTERNATIVAS
|
2010 |
1 |
2 |
152/565 |
DO PONTO QUE VÊ AOS PASSOS DE QUEM CAMINHA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-PRÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS ENTRE LICENCIADOS DE HISTÓRIA
|
2012 |
3 |
7 |
153/565 |
DOENÇAS CRÔNICAS E OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL
|
2015 |
7 |
16 |
154/565 |
DOS QUILOMBOS AO QUILOMBISMO: POR UMA HISTÓRIA COMPARADA DA LUTA ANTIRRACISTA NO BRASIL (NOTAS PARA UM DEBATE)
|
2016 |
8 |
18 |
155/565 |
DOSSIÊ RAÇA, CIÊNCIA E GÊNERO APRESENTAÇÃO
|
2014 |
6 |
14 |
156/565 |
DOUTOR TITO LIVIO DE CASTRO: NOVAS LUZES SOBRE A TRAJETÓRIA DE VIDA DE UM INESPERADO MÉDICO NEGRO NA CAPITAL DO BRASIL OITOCENTISTA
|
2018 |
10 |
25 |
157/565 |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a qualidade de ensino e o perfil étnico-racial de egressos de uma IES na região metropolitana de Salvador/BA
|
2012 |
4 |
8 |
158/565 |
EDUCAÇÃO ATRAVÉS DOS AGOGÔS, ATABAQUES E PANDEIROS: UM ESTUDO DO SAMBA DE RODA GOIANO EM PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
|
2017 |
9 |
Especial |
159/565 |
A EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO DE RETERRITORIALIZAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DE MAIORIA AFRODESCENDENTE
|
2013 |
5 |
10 |
160/565 |
A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO DO ESTADO MODERNO BRASILEIRO
|
2015 |
7 |
17 |
161/565 |
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A DISTÂNCIA: UM DEBATE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL
|
2014 |
6 |
12 |
162/565 |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS: DO FUNCIONAMENTO À ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
163/565 |
EDUCAÇÃO E LEI 10.639/03: QUESTÕES DESAFIADORAS NA ESCOLA
|
2019 |
11 |
28 |
164/565 |
EDUCAÇÃO ESCOLAR NO QUILOMBO SANTA RITA DO BRACUÍ: AVANÇOS E DESAFIOS
|
2016 |
8 |
18 |
165/565 |
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM BELO HORIZONTE
|
2016 |
8 |
19 |
166/565 |
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO (BRASIL)
|
2016 |
8 |
18 |
167/565 |
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: INTERFACES, TRAVESSIAS E FRONTEIRAS DA PRÁTICA DA PEDAGÓGICA
|
2016 |
8 |
18 |
168/565 |
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS
|
2016 |
8 |
18 |
169/565 |
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
|
2016 |
8 |
19 |
170/565 |
EDUCAÇÃO ESCOLAR, TERRITÓRIO E CULTURA QUILOMBOLA: EXPERIENCIAS, PESQUISAS E VIVÊNCIAS
|
2016 |
8 |
18 |
171/565 |
A EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI 10.639/03: ARTICULANDO COM AS MATRIZES AFRICANAS NA ESCOLA EM SALVADOR -BA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
172/565 |
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM MUSEUS: DA ÁFRICA AO AFRO-BRASILEIRO
|
2015 |
7 |
17 |
173/565 |
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: A LEI 10.639/03, AVANÇOS E RECUOS
|
2013 |
5 |
11 |
174/565 |
EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: NAS TRILHAS COM AS CRIANÇAS E O LÚDICO
|
2016 |
8 |
18 |
175/565 |
EDUCAÇÃO QUÍMICA E DIREITOS HUMANOS: O ÁTOMO E O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO, AMBOS INVISÍVEIS?
|
2017 |
9 |
22 |
176/565 |
EDUCAÇÃO, DESIGUALDADE E DIVERSIDADE: grupos menos favorecidos frente ao sistema escolar brasileiro
|
2012 |
4 |
8 |
177/565 |
EDUCAÇÃO, DIFERENÇA CUTURAL E DECOLONIZAÇÃO EPISTÊMICA DO TRABALHO DOCENTE: AS CONTRIBUIÇÕES TRAZIDAS PELAS LEIS 10.639/2003 e 11.645/2008
|
2015 |
7 |
15 |
178/565 |
EM TINTAS NEGRAS: EDUCAÇÃO, ENSINO E A TRAJETÓRIA DE PRETEXTATO DOS PASSOS E SILVA NA CORTE IMPERIAL – NOVAS EVIDÊNCIAS
|
2018 |
10 |
25 |
179/565 |
ENCRUZILHADAS CYBERATLÂNTICAS NAS ROTAS DE ÁFRICA: MÚSICA E DISPUTA PELA MEMÓRIA NA FORMAÇÃO DE ACERVOS DIGITAIS
|
2019 |
11 |
27 |
180/565 |
ENSINO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS ENTRECRUZADAS: PARADIGMA DA CONTRIBUIÇÃO, PEDAGOGIA DO EVENTO E EMANCIPAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
181/565 |
ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS NAS ESCOLAS: RUMO AO DESVINCULAMENTO EPISTÊMICO
|
2015 |
7 |
15 |
182/565 |
ENSINO DE HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ACARAPE, CEARÁ
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
183/565 |
ENTEXTUALIZAÇÕES EM EVENTOS DE LETRAMENTOS DE ARTE E REEXISTÊNCIA DAS JUVENTUDES: RESSIGNIFICAR PARA REEXISTIR EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
184/565 |
ENTRE A ÁFRICA E O RECIFE: INTERPRETAÇÕES DO CULTO CHAMBÁ
|
2011 |
1 |
3 |
185/565 |
ENTRE ARTE, ENSINO E AFRODESCENDÊNCIA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
186/565 |
ENTRE COR E CLASSE: DEFINIÇÕES DE BRANQUITUDE ENTRE HOMENS BRANCOS NO RIO DE JANEIRO
|
2014 |
6 |
13 |
187/565 |
ENTRE LUGARES E RELAÇÕES: A CHAPADA DOS NEGROS NAS NARRATIVAS DOS/DAS MORADORES/AS DE ARRAIAS-TO
|
2019 |
11 |
28 |
188/565 |
ESCOLA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO MUNICÍPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE EM MINAS GERAIS
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
189/565 |
A ESCOLA NA ÁFRICA OCIDENTAL – A LÍNGUA COMO AÇÃO ESTRATÉGICA E O FATOR DE EVASÃO ESCOLAR: O CASO DO BENIN
|
2014 |
6 |
13 |
190/565 |
ESCRAVIDÃO E SAÚDE NAS FAZENDAS CAFEEIRAS DO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE, SÉCULO XIX
|
2014 |
6 |
14 |
191/565 |
A ESCRITA DO CORPO FEMININO NEGRO NA POESIA DE MIRIAM ALVES1
|
2013 |
5 |
9 |
192/565 |
ESCRITOS MISSIONÁRIOS NA ÁFRICA SOB AS CRÍTICAS DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS
|
2016 |
8 |
20 |
193/565 |
ESPAÇO, ÁGUAS E TERRITÓRIOS: UMA ANÁLISE SOCIOESPACIAL
|
2017 |
9 |
23 |
194/565 |
ESPAÇOS E PRÁTICAS DE SOCIABILIDADES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ALDEIA – GAROPABA –SC
|
2013 |
5 |
11 |
195/565 |
ESTRATÉGIAS DE CONSERVAR O PODER: A CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DO TERMO APROPRIAÇÃO CULTURAL E O CASO DO USO TURBANTE
|
2017 |
9 |
23 |
196/565 |
ESTRATÉGIAS DESCOLONIAIS: NOTAS SOBRE A DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA
|
2015 |
7 |
17 |
197/565 |
ESTRUTURAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE NA BAHIA PARA O CONTROLE SOCIAL: UM ESTUDO DE LINHA DE BASE
|
2015 |
7 |
16 |
198/565 |
ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CAMPO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
|
2010 |
1 |
2 |
199/565 |
ESTUDOS DA LINGUAGEM E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
|
2015 |
7 |
17 |
200/565 |
ETNODESIGN E COMPOSIÇÃO PLÀSTICA: UM ESTUDO SOBRE A PLASTICIDADE AFRO-BRASILEIRA NO DESIGN DE INTERIORES
|
2013 |
5 |
10 |
201/565 |
EXISTE UMA PRÁTICA EFETIVA DA LEI 10.639/03 NO ESPAÇO ESCOLAR?
|
2016 |
8 |
18 |
202/565 |
EXISTÊNCIAS NEGRAS E A VIDA EM CENAS DE USO DE CRACK
|
2017 |
9 |
22 |
203/565 |
EXPERIÊNCIAS AFETIVAS E SEXUAIS DE HOMENS COM DOENÇA FALCIFORME E ÚLCERAS DE PERNA
|
2015 |
7 |
16 |
204/565 |
EXPERIÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS E O FEMINISMO NEGRO NO BRASIL
|
2018 |
10 |
25 |
205/565 |
EXPERIÊNCIAS DE UM SUPOSTO “NEGRO-TEMA” EM EVENTOS ACADÊMICOS: “... I GOT MY BRAINS ... I'VE GOT LIVES ...”
|
2017 |
9 |
23 |
206/565 |
EXPERIÊNCIAS EM DIÁSPORA: AFRICANAS E AFRICANOS LIBERTOS NUMA CIDADE PORTUÁRIA AO SUL DO BRASIL (DESTERRO, 1810-1860)
|
2015 |
7 |
17 |
207/565 |
FATORES QUE INTERFEREM NAS DISPARIDADES RACIAIS EM SAÚDE: impacto do trauma histórico, status socioeconômico e racismo sobre a saúde
|
2012 |
4 |
8 |
208/565 |
FEITIÇOS E BENZIMENTOS: A PERSPECTIVA BANTO EM PONCIÁ VIVÊNCIO
|
2012 |
3 |
6 |
209/565 |
Feminismo negro e suas práticas no campo da cultura
|
2010 |
1 |
1 |
210/565 |
FESTA E FÉ NA CELEBRAÇÃO DO CONGADO DE OURO PRETO
|
2019 |
11 |
28 |
211/565 |
FILMES DOCUMENTÁRIOS: UMA POSSIBILIDADE DE APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003
|
2012 |
3 |
7 |
212/565 |
FILOSOFIA, DIVERSIDADE E A QUESTÃO DO NEGRO: ARGUMENTOS CRIADOS NO SEIO DA FILOSOFIA PODEM NOS AUXILIAR A ENTENDER A QUESTÃO RACIAL CONTEMPORÂNEA?
|
2010 |
1 |
2 |
213/565 |
FLUXOS E REFLUXOS: NOTAS SOBRE A LITERATURA AFRODESCENDENTE DE EDUARDO ASSIS DUARTE
|
2011 |
2 |
4 |
214/565 |
FORMAÇÃO CONTINUADA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI nº 10.639/2003: DIÁLOGOS ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA
|
2016 |
8 |
19 |
215/565 |
A FORMAÇÃO DISCURSIVA PÓS-COLONIAL EM ALBERTO GUERREIRO RAMOS
|
2018 |
10 |
25 |
216/565 |
FORMAÇÃO E TERRITORIALIZAÇÃO QUILOMBOLA NO ESTADO DO PARÁ
|
2017 |
9 |
23 |
217/565 |
A FORÇA DO FEITIÇO: TRADIÇÃO ORAL, AFRO-MEMÓRIAS E HISTORIOGRAFIA
|
2018 |
10 |
26 |
218/565 |
A FORÇA DOS ESTEREÓTIPOS: DIFICULDADES PARA A EXPRESSÃO DE OUTROS MODOS DE EXISTÊNCIA
|
2018 |
10 |
24 |
219/565 |
FRANCOFONIA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (FRANCÊS) À LUZ DA LEI 10.639/2003
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
220/565 |
FRANTZ FANON E A ALIENAÇÃO DO NEGRO E DO BRANCO NO SISTEMA COLONIAL
|
2017 |
9 |
21 |
221/565 |
FRANTZ FANON, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE: EPISTEMOLOGIAS DA VIOLÊNCIA
|
2018 |
10 |
24 |
222/565 |
FRONTEIRA OESTE, GENTE E MOVIMENTOS: MARCAS DOS QUILOMBOS NO OESTE MATOGROSSENSE
|
2016 |
8 |
18 |
223/565 |
FÍSICOS NEGROS: PROMOVENDO A DIVERSIDADE POR MEIO DE ASSOCIAÇÕES
|
2017 |
9 |
22 |
224/565 |
GARIMPANDO E FORJANDO OUROS NEGROS: EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA LEI Nº 10.639/2003
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
225/565 |
A GINÁSTICA NACIONAL BRASILEIRA: BRANQUEAMENTO E MESTIÇAGEM NAS CANTIGAS DE CAPOEIRA
|
2014 |
6 |
12 |
226/565 |
GRANDES CASAS DE PEDRA: ESTUDOS SOBRE O CORPO EM BONES, DE CHENJERAI HOVE
|
2018 |
10 |
24 |
227/565 |
HEGEMONIA CRISTÃ – O NEOPENTECOSTALISMO E SUA RELAÇÃO COM AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS
|
2019 |
11 |
28 |
228/565 |
HIP HOP FORA DO ARMÁRIO: QUANDO A CULTURA HIP HOP DERRUBA BARREIRAS DA SOCIEDADE RETRÓGRADA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
229/565 |
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL: INTERDIÇÃO INSTITUCIONAL À ESCOLARIZAÇÃO PELO PODER E SEUS REFLEXOS NO SÉCULO XXI
|
2013 |
5 |
10 |
230/565 |
HISTÓRIA DA ÁFRICA E HISTÓRIA ATLÂNTICA: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES
|
2016 |
8 |
19 |
231/565 |
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: MITO OU REALIDADE?
|
2012 |
3 |
7 |
232/565 |
HISTÓRIA E MEMÓRIA DE QUILOMBO: RAÍZES, RELATOS DA COMUNIDADE RAMAL DE QUINDIUA EM BEQUIMÃO/MA
|
2017 |
9 |
Especial |
233/565 |
HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA: VITRAIS BIOGRÁFICOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
|
2017 |
9 |
22 |
234/565 |
HISTÓRIA, HISTORIADORES: ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA ESCRAVIDÃO E DA PÓS-EMANCIPAÇÃO
|
2016 |
8 |
18 |
235/565 |
HISTÓRIAS DOS QUILOMBOS E MEMÓRIAS DOS QUILOMBOLAS NO BRASIL: REVISITANDO UM DIÁLOGO AUSENTE NA LEI 10.639/031
|
2013 |
5 |
11 |
236/565 |
HORA DO SHOW: UMA APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO ARTES NEGRAS
|
2019 |
11 |
27 |
237/565 |
IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: UM HOMEM NEGRO NO ESPÍRITO DO MEU TEMPO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
238/565 |
A IDENTIDADE POLÍTICA E SOCIAL QUILOMBOLA NO BRASIL DO SÉCULO XXI
|
2014 |
6 |
12 |
239/565 |
IDENTIDADES E (DES)IGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
|
2012 |
3 |
7 |
240/565 |
IDENTIDADES NEGRAS ENTRELAÇADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
|
2012 |
4 |
8 |
241/565 |
IDENTIDADES RACIAIS NAS AULAS DE LÍNGUAS E INTERSECÇÃO COM GÊNERO E SEXUALIDADE: DISCURSOS PRODUZIDOS POR ALUNAS/OS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
242/565 |
IDENTIDADES, PERTENCIMENTOS E AS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
|
2019 |
11 |
Especial |
243/565 |
A IDEOLOGIA DO RACISMO: ENTRE O DISCURSO DO COTIDIANO E A MATERIALIZAÇÃO NA MÍDIA BRASILEIRA
|
2012 |
3 |
7 |
244/565 |
IDEOLOGIA E RACISMO: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE A RECEPÇÃO DE LEITURAS DE OBRAS INFANTO-JUVENIS
|
2012 |
3 |
7 |
245/565 |
IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS E A INSTITUIÇÃO DE HIERARQUIAS RACIAIS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
246/565 |
IMAGEM E MEMÓRIA EM SUBMISSÃO: UM CURTA-METRAGEM SOB O OLHAR DA SOMALI AYAAN HIRSI ALI
|
2016 |
8 |
18 |
247/565 |
IMAGENS DE NEGROS (AS) NO DISCURSO DA IMPRENSA NEGRA
|
2011 |
2 |
4 |
248/565 |
A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 EM NILÓPOLIS: UM OLHAR PARA O RELATO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
249/565 |
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639: O OLHAR DE UM NEGRO INTELECTUAL
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
250/565 |
A IMPRENSA NEGRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM SÃO PAULO: UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA
|
2011 |
2 |
4 |
251/565 |
INFIEL DE AYAAN HIRSI ALI: CARTOGRAFIAS DE SI NA ESCRITA NEGRA CONTEMPORÂNEA
|
2015 |
7 |
17 |
252/565 |
INFOEDUCAÇÃO E CULTURA QUILOMBOLA: UMA PERSPECTIVA DE DIÁLOGO ENTRE SUJEITOS E SABERES
|
2012 |
3 |
6 |
253/565 |
A institucionalização de estudos sobre a mulher negra: Perspectivas dos Estados Unidos e do Brasil
|
2010 |
1 |
1 |
254/565 |
INTELECTUAIS NEGRAS E RACISMO INSTITUCIONAL: UM CORPO FORA DE LUGAR
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
255/565 |
INTERCULTURALIDADE E RACISMO NO CENTRO-PERIFERIA DO CIRCUITO: CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA NA PERSPECTIVA DA NEGRITUDE
|
2018 |
10 |
26 |
256/565 |
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA BAIXADA FLUMINENSE: RESISTINDO NOS ABRIGOS DE DUQUE DE CAXIAS
|
2019 |
11 |
28 |
257/565 |
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE REFERÊNCIA NELSON MANDELA
|
2016 |
8 |
19 |
258/565 |
A INTRODUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ICT UNIFESP
|
2017 |
9 |
22 |
259/565 |
INTÉRPRETES DE RAP: A VOZ NEGRA QUE NÃO QUER CALAR
|
2011 |
2 |
4 |
260/565 |
INVISIBILIZAÇÃO DA ÁFRICA: APAGAMENTO DA HISTÓRIA E DA CULTURA DO NEGRO NA EDUCAÇÃO FORMAL BRASILEIRA
|
2011 |
2 |
5 |
261/565 |
JONGO DE ITAPEMIRIM E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
|
2019 |
11 |
27 |
262/565 |
JOSÉ CORREIA LEITE, EDUARDO DE OLIVEIRA, EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA – MILITANTES DO MOVIMENTO NEGRO DE SÃO PAULO NO SÉCULO XX
|
2019 |
11 |
Especial |
263/565 |
JOÃO ALBASINI E O SEU DISCURSO SOBRE A “CIVILIZAÇÃO” SELVAGEM EM MOÇAMBIQUE COLONIAL
|
2013 |
5 |
9 |
264/565 |
JOÃO DE NAÇÃO REBOLO, LUIZA DE NAÇÃO BENGUELA E O BATIZADO DO PEQUENO PEDRO: VÍNCULOS PARENTAIS DE AFRICANOS EM DESTERRO, ILHA DE SANTA CATARINA (1788/1850)
|
2013 |
5 |
10 |
265/565 |
JUVENTUDE NEGRA NA CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA BRASILEIRA DO SÉCULO XXI
|
2013 |
5 |
9 |
266/565 |
LA ROUTE ORIENTALE DE L’ESCLAVAGE, ORIGINES D’IDENTITES COMPLEXES: LE CAS DU MOZAMBIQUE
|
2012 |
3 |
6 |
267/565 |
A labuta cotidiana de Reyita: Re-significando e desafiando formas de sobrevivência
|
2010 |
1 |
1 |
268/565 |
LEGITIMAÇÃO DA VIOLÊNCIA E FUNDAMENTAÇÃO DA EXCLUSÃO ATRAVÉS DO DISCURSO RELIGIOSO
|
2012 |
3 |
7 |
269/565 |
A LEI 11.645/08 E O MODELO EPISTEMOLÓGICO DOMINANTE: EM BUSCA DE ECOLOGIAS PARA A COSMOGONIA IORUBÁ NO ENSINO DE HISTÓRIA
|
2017 |
9 |
22 |
270/565 |
A LEI no. 10.639/03 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS
|
2013 |
5 |
11 |
271/565 |
LETRAMENTO DE REEXISTÊNCIA - UM CONCEITO EM MOVIMENTOS NEGROS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
272/565 |
LETRAMENTO(S), RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO ENTRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
|
2015 |
7 |
17 |
273/565 |
LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: PRODUÇÃO DE CARTAZES DIGITAIS COMO FORMA DE AFIRMAÇÃO DA INTELECTUALIDADE JOVEM E NEGRA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
274/565 |
LETRAMENTOS DE SOBREVIVÊNCIA: COSTURANDO VOZES E HISTÓRIAS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
275/565 |
LETRAS NEGRAS: AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10.649/2003 NO ENSINO MÉDIO
|
2011 |
2 |
5 |
276/565 |
LIBERDADE, VIOLÊNCIA, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO: NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS E QUILOMBOLAS DA MESORREGIÃO CENTRO-SUL DA BAHIA /BRASIL
|
2015 |
7 |
16 |
277/565 |
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA
|
2014 |
6 |
13 |
278/565 |
A LITERATURA NEGRA FEMININA NO BRASIL – PENSANDO A EXISTÊNCIA
|
2011 |
1 |
3 |
279/565 |
LUTA ANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO: O MOVIMENTO DE PESQUISADORES NEGROS E PESQUISADORAS NEGRAS - ANOTAÇÕES DE VIAGEM
|
2013 |
5 |
11 |
280/565 |
LUTA, VIVÊNCIA E LEI: APORTES ´PARA REFLETIR UM PROJETO EDUCAÇÃO ESCOLAR COM PERSPECTIVAS QUILOMBOLAS
|
2012 |
3 |
6 |
281/565 |
LUZ E CANÇÕES DE LIBERDADE: REFLEXÕES SOBRE O LEGADO DO COMITÊ NÃO-VIOLENTO DE COORDENAÇÃO ESTUDANTIL (SNCC) PARA O INTERNACIONALISMO NEGRO
|
2010 |
1 |
2 |
282/565 |
Lélia Gonzalez e outras mulheres: Pensamento feminista negro, antirracismo e antissexismo
|
2010 |
1 |
1 |
283/565 |
Mais mulher que todas
|
2010 |
1 |
1 |
284/565 |
MARCHER ENSEMBLE CONTRE L’INTOLÉRANCE RELIGIEUSE AU BRÉSIL ET AU BURKINA FASO
|
2019 |
11 |
28 |
285/565 |
MARISQUEIRA É PESCADORA: MULHERES NEGRAS DO QUILOMBO DE SÃO BRAZ – SANTO AMARO, BAHIA
|
2017 |
9 |
23 |
286/565 |
MASCULINIDADE(S) CONTEMPORÂNEAS E LUGAR DAS ARTES NEGRAS, NOS ARREDORES DA PAULICEIA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
287/565 |
MEDICINA COMPLENTAR EM COMUNIDADES COM RECURSOS LIMITADOS NA ÁFRICA DO SUL: ABRANGENDO CONHECIMENTO INDÍGENA E TRADICIONAL COM PRÁTICAS MEDICINAIS (ERVAS)
|
2015 |
7 |
16 |
288/565 |
MEDICINA LEGAL: O DISCURSO MÉDICO, A PROIBIÇÃO DA MACONHA E A CRIMINALIZAÇÃO DO NEGRO
|
2010 |
1 |
2 |
289/565 |
MEMÓRIA COLETIVA EM UMA COMUNIDADE NEGRA RURAL DO SUL DO BRASIL
|
2013 |
5 |
10 |
290/565 |
A MENINA NEGRA NA FAMÍLIA E NA ESCOLA: O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
291/565 |
MEU CABELO NÃO É SÓ ESTÉTICA, É TAMBÉM POLÍTICA: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS NARRATIVAS VISUAIS
|
2016 |
8 |
20 |
292/565 |
MILTON NASCIMENTO: UM CANTOR DO MUNDO
|
2011 |
2 |
4 |
293/565 |
MOBILIDADE E PODER DA MULHER NEGRA NO SERTÃO DA RESSACA
|
2014 |
6 |
13 |
294/565 |
MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: impactos e desdobramentos na agenda do ano internacional dos povos afrodescendentes e de juventude
|
2012 |
4 |
8 |
295/565 |
MONOPÓLIO, RACISMO E JUSTIÇA COMO CAPACIDADE
|
2016 |
8 |
19 |
296/565 |
MORTALIDADE MASCULINA SEGUNDO A RAÇA/COR DA PELE EM ESTADOS DO NORDESTE E SUDESTE DO BRASIL, 2009-2011
|
2015 |
7 |
16 |
297/565 |
MOTIVAÇÕES E INSERÇÃO DAS E DOS JOVENS AFROPERUANOS AO MOVIMENTO AFROPERUANO: EXPERIENCIA DA ASHANTI PERÚ – REDE PERUANA DE JOVENS AFRODESCENDENTES
|
2018 |
10 |
26 |
298/565 |
MOVIMENTO NEGRO E MOVIMENTO QUILOMBOLA: PARA UMA TEORIA DA TRADUÇÃO
|
2018 |
10 |
26 |
299/565 |
MOVIMENTO NEGRO: LETRAMENTO DE VIVÊNCIA E REEXISTÊNCIA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
300/565 |
MOVIMENTOS EM MOVIMENTO NA AGENDA DA EDUCAÇÃO
|
2019 |
11 |
Especial |
301/565 |
MOVIMENTOS NEGROS E O DIREITO À EDUCAÇÃO: DAS LUTAS PELO ACESSO À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
302/565 |
MOVIMENTOS SOCIAIS E NEGRITUDE NO BRASIL
|
2014 |
6 |
12 |
303/565 |
MULHER NEGRA NO OITOCENTOS: TRABALHO, LIBERDADE E RESISTÊNCIA
|
2011 |
2 |
5 |
304/565 |
A MULHER NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO
|
2013 |
5 |
9 |
305/565 |
MULHERES E ABOLIÇÃO: PROTAGONISMO E AÇÃO
|
2014 |
6 |
14 |
306/565 |
MULHERES NEGRAS EM CONTEXTO RELIGIOSO: ENTRE RESISTÊNCIA E/OU SUBORDINAÇÕES
|
2019 |
11 |
28 |
307/565 |
MULHERES NEGRAS FAZENDO CINEMA
|
2014 |
6 |
13 |
308/565 |
MULHERES NEGRAS SEMPRE GUERREIRAS
|
2019 |
11 |
28 |
309/565 |
Mulheres Negras, Ativistmo e Produção de Conhecimento: uma Conversa com Michele Lopes da Silva
|
2010 |
1 |
1 |
310/565 |
MULHERES NEGRAS. VOZES, SILÊNCIOS E RESISTÊNCIAS: UMA VEZ MAIS SOBRE A EXPERIÊNCIA CUBANA
|
2018 |
10 |
26 |
311/565 |
MULTICULTURALISMO: UM CANTO NA MATA ECOOU OS SABERES ATRAVÉS DA ORALIDADE, BRINCADEIRAS, MÚSICAS E PROSAS
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
312/565 |
A MÉDICA STELA MEDEIROS E A PESQUISA DO BCG NA BAHIA
|
2014 |
6 |
14 |
313/565 |
MÍDIA BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE RACISMO E INTERDIÇÃO DO NEGRO NO CONTEXTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS
|
2011 |
2 |
4 |
314/565 |
A MÍDIA E A MANUTENÇÃO DE DISCURSOS RACISTAS: “SIGA A FOLHA”?
|
2015 |
7 |
17 |
315/565 |
MÍDIA E O “CASO TINGA” NO PERU: UM NOVO PARADIGMA DE REPRESENTAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NA TELEVISÃO BRASILEIRA?
|
2014 |
6 |
13 |
316/565 |
MÍDIA E RACISMO EM DEBATE
|
2011 |
2 |
4 |
317/565 |
MÍDIA, PROPAGANDA, NEGRITUDE E IDENTIDADES
|
2012 |
4 |
8 |
318/565 |
NA NOSSA PELE
|
2018 |
10 |
26 |
319/565 |
A Natureza Guerreira das Mulheres Negras
|
2010 |
1 |
1 |
320/565 |
A NAÇÃO DO BRANCO SÍNTESES E HIBRIDISMOS: AS POSSÍVEIS HERANÇAS AFRICANAS NO CULTO ISLÂMICO
|
2012 |
3 |
6 |
321/565 |
NECROPOLÍTICA RACIAL: A PRODUÇÃO ESPACIAL DA MORTE NA CIDADE DE SÃO PAULO1
|
2011 |
1 |
3 |
322/565 |
NEGAR, SILENCIAR, APAGAR:A GESTÃO ESCOLAR FRENTE À EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA - UM ESTUDO DE CASO
|
2017 |
9 |
22 |
323/565 |
NEGRICE, NEGRITUDE, NEGRITICE: CONCEITOS PARA A ANÁLISE DE IDENTIDADES AFRODESCENDENTES NOS ROMANCES O MUNDO SE DESPEDAÇA, DE CHINUA ACHEBE, E CHORAI, PÁTRIA AMADA, DE ALAN PATON
|
2010 |
1 |
2 |
324/565 |
NEGRITUDE E IDENTIDADE NEGRA OU AFRODESCENDENTE: um racismo ao avesso?
|
2012 |
4 |
8 |
325/565 |
NEGROS E A CIDADE: SOCIABILIDADES DAS POPULAÇÕES DE ORIGEM AFRICANA E A EMERGÊNCIA DO CENTRO CÍVICO PALMARES
|
2013 |
5 |
11 |
326/565 |
NEGRTITUDE E BRANQUITUDE: ENFRENTAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS
|
2014 |
6 |
13 |
327/565 |
NENINHO DE OBALUAÊ – O INTELECTUAL INSURGENTE DO SUBTERRÂNEO TROPICAL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NEGROS
|
2018 |
10 |
25 |
328/565 |
Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo
|
2010 |
1 |
1 |
329/565 |
O "(NÃO) LUGAR" DA EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA USP, UNICAMP E UNESP
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
330/565 |
O ARQUIVO E A ORGANIZAÇÃO DO DITO E DO VISÍVEL: ARMAZENAMENTO E CIRCULAÇÃO DOS SABERES SILENCIADOS NAS TRAMAS HIPERTEXTUAIS
|
2015 |
7 |
17 |
331/565 |
O ARTIGO 26-A DA LDB: ENTRE AVANÇOS E RECUOS O ESPONTÂNEÍSMO AINDA OPERA NO DF
|
2016 |
8 |
19 |
332/565 |
O BECO DE VÓ DOLA: TERRITÓRIO NEGRO EM VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
|
2012 |
3 |
6 |
333/565 |
O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA E A CIDADANIA DIFERENCIADA ÉTNICORACIAL NEGRA, AFRO-COLOMBIANA, PALENQUERA E RAIZAL1
|
2011 |
1 |
3 |
334/565 |
O BRANCO IMPOSTO E O NEGRO CONQUISTADO: MACHADO DE ASSIS NA PROPAGANDA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
|
2016 |
8 |
20 |
335/565 |
O CARIMBÓ ECOOU NOS CORREDORES DA ESCOLA: UMA MEMÓRIA DE PERTENCIMENTO SE OUVIU
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
336/565 |
O CONSERVADORISMO NO BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DA QUESTÃO RACIAL, EDUCAÇÃO E ATIVISMO
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
337/565 |
O CONTEXTO EPIDEMIOLÓGICO E BIOSSOCIAL DA DOENÇA FALCIFORME NO PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL
|
2015 |
7 |
16 |
338/565 |
O DESAFIO DA DES-RE-TERRITORIALIZAÇÃO PARA ESTUDANTES NEGROS/AS MORADORES/AS DE FAVELA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: O CASO DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES
|
2014 |
6 |
12 |
339/565 |
O DESEJO DE ORDEM E A MORTE: A PRODUÇÃO COTIDIANA DO CONSENTIMENTO GENOCIDA NO RIO DE JANEIRO
|
2018 |
10 |
24 |
340/565 |
O DIREITO À MORADIA ADEQUADA E O PLANO ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
|
2017 |
9 |
22 |
341/565 |
O ENSINO DE HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: USOS E COMPREENSÕES DA LEI 10.639/03
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
342/565 |
O ENSINO MÉDIO COMO FILTRO PARA O ACESSO DE NEGROS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
|
2016 |
8 |
19 |
343/565 |
O ESTATUTO ONTOLÓGICO E EPISTEMOLÓGICO AFRICANO EM TOWA E OBENGA
|
2016 |
8 |
20 |
344/565 |
O ESTEREÓTIPO DO NEGRO NA TELENOVELA AVENIDA BRASIL
|
2015 |
7 |
16 |
345/565 |
O GÊNERO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: MATERNALISMO E PATERNALISMO NO ESTADO NOVO BAIANO
|
2014 |
6 |
14 |
346/565 |
O HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ E AS CAMPANHAS DE DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NO INTERIOR BAIANO
|
2014 |
6 |
14 |
347/565 |
O IMPACTO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CURRÍCULO ACADÊMICO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
|
2016 |
8 |
19 |
348/565 |
O INTELECTUAL NEGRO: AGENTE DE LETRAMENTO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
349/565 |
O JONGO COMO CAMINHO PARA NOVAS PRÁXIS EDUCACIONAIS
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
350/565 |
O JORNALISMO, O MUNDO DO TRABALHO E A LIBERDADE DE IMPRENSA - COM JUSTIÇA E IGUALDADE RACIAL
|
2011 |
2 |
4 |
351/565 |
O LADO BRANCO DO RACISMO: A GÊNESE DA IDENTIDADE BRANCA E A BRANQUITUDE
|
2016 |
8 |
19 |
352/565 |
O LUGAR DA RAÇA NA SALA DE AULA DE INGLÊS
|
2015 |
7 |
17 |
353/565 |
O MEDO DE QUE OS NEGROS ENTREM NA ESCOLA: A RECUSA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
|
2014 |
6 |
12 |
354/565 |
O MOVIMENTO HIP HOP E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA/JUVENIL
|
2011 |
2 |
5 |
355/565 |
O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO INDAGA E DESAFIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
|
2019 |
11 |
Especial |
356/565 |
O MOVIMENTO NEGRO, A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A QUESTÃO DA TERRITORIALIDADE NA PRESERVAÇÃO DE UMA CULTURA: A COMUNIDADE REMANESCENTE DO QUILOMBO DA CAÇANDOCA
|
2016 |
8 |
20 |
357/565 |
O MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS COMO POSSIBILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03
|
2013 |
5 |
9 |
358/565 |
O NEGRO NA CIDADE: UM ESTUDO NO BAIRRO DOM BOSCO EM JUIZ DE FORA (MG)
|
2017 |
9 |
22 |
359/565 |
O OUTRO QUE ME OLHA: UMA APRESENTAÇÃO AO ENSAIO ORFEU NEGRO DE JEAN-PAUL SARTRE
|
2016 |
8 |
18 |
360/565 |
O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E A SUA RELAÇÃO COM A GESTÃO SOCIAL
|
2018 |
10 |
26 |
361/565 |
O PENSAMENTO DE MATRIZ AFRICANA E SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL
|
2011 |
1 |
3 |
362/565 |
O PENTE DE CONEXÃO COM ÁFRICA
|
2011 |
1 |
3 |
363/565 |
O PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: O OLHAR DE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ – CE
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
364/565 |
O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E O ALUNO QUILOMBOLA: letramento crítico e formação de professores
|
2012 |
4 |
8 |
365/565 |
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E O ENSINO DA GEOMETRIA: DIALOGANDO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
|
2017 |
9 |
22 |
366/565 |
O QUE MUDOU PARA A POPULAÇÃO NEGRA NO ACESSO À EDUCAÇÃO BRASILEIRA? QUAIS OS (NOVOS) DESAFIOS?
|
2019 |
11 |
Especial |
367/565 |
O QUE PENSAM OS ESTUDANTES QUANTO AO APROVEITAMENTO DO SAMBA NO ENSINO DA GEOGRAFIA?
|
2017 |
9 |
21 |
368/565 |
O QUE PROFESSORES CALAM E DIZEM SOBRE A PRESENÇA AFRICANA NO ENSINO DE MATEMÁTICA?
|
2017 |
9 |
22 |
369/565 |
O RACISMO COMO UNIDADE ATÓPICA NO DISCURSO POÉTICO IRENE NO CÉU DE MANUEL BANDEIRA, ESCRITO NO MODERNISMO LITERÁRIO BRASILEIRO
|
2014 |
6 |
13 |
370/565 |
O RACISMO CORDIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA APROVADO PELO PNLD
|
2014 |
6 |
12 |
371/565 |
O RACISMO EM PAUTA: DENÚNCIAS E REVELAÇÕES
|
2014 |
6 |
12 |
372/565 |
O RACISMO INSTITUCIONAL E SEUS CONTORNOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
2018 |
10 |
24 |
373/565 |
O RESSURGIMENTO DE ANTIGAS CATEGORIAS EM NOVOS CONTEXTOS – QUILOMBOS E QUILOMBOLAS VIVENDO NO PRESENTE
|
2016 |
8 |
18 |
374/565 |
O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, AS POLÍTICAS RACIALIZADAS E AS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (NEAB UERJ)
|
2015 |
7 |
15 |
375/565 |
O SUBPRODUTO SOCIAL ADVINDO DAS COTAS RACIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL
|
2013 |
5 |
10 |
376/565 |
O TRONCO HISTÓRICO DA DANÇA AFRO-BRASILEIRA
|
2019 |
11 |
27 |
377/565 |
OFICIALIZANDO A DIVERSIDADE: A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O DIREITO ÀS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS
|
2013 |
5 |
11 |
378/565 |
OLIVEIRA SILVEIRA NA UNB: MEMÓRIA COLETIVA E POLÍTICAS DE INCLUSÃO RACIAL
|
2015 |
7 |
15 |
379/565 |
ONDE ESTÃO OS ALUNOS NEGROS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (PR)?
|
2012 |
3 |
7 |
380/565 |
ONDE ESTÃO OS NEGROS NA ARGENTINA?
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
381/565 |
ORIGEM SOCIAL E RACIAL E A FORMAÇÃO DE ENFERMEIRAS PROFISSIONAIS NO BRASIL (1930-1960)
|
2019 |
11 |
Especial |
382/565 |
OS AFRO-DESCENDENTES FRENTE AO RACISMO LATINO-AMERICANO: AUTORIA ÉTNICA E ENDORRACISMO
|
2018 |
10 |
26 |
383/565 |
OS CONGOS DE MILAGRES: CULTURA E RESISTÊNCIA NEGRA NO CARIRI CEARENSE
|
2014 |
6 |
13 |
384/565 |
OS ESTUDOS AFRICANOS NO CONTEXTO DAS DIÁSPORAS
|
2013 |
5 |
11 |
385/565 |
OS ORIXÁS FAZEM GÊNERO DENTRO DOS RITUAIS
|
2012 |
3 |
7 |
386/565 |
Os OS BRANCOS SABERÃO RESISTIR?
|
2019 |
11 |
28 |
387/565 |
OS QUE VIERAM PARA BRANQUEAR O BRASIL: O MOINHO DE GASTAR GENTE E A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO SÉCULO XIX
|
2018 |
10 |
24 |
388/565 |
OURO, NÍQUEL, CONGOS E A DIÁSPORA AFRICANA EM GOIÁS: A LEI 10639 NO ENSINO DE QUÍMICA
|
2017 |
9 |
22 |
389/565 |
PANORAMA DOS PROGRAMAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA INSERÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR BRASILEIRO (2002-2007): ESTUDOS E GRUPOS DE PESQUISA
|
2011 |
2 |
5 |
390/565 |
PARA ALÉM DA IMAGINAÇÃO: NAÇÃO, RAÇA E GÊNERO E A HELENA DE “VIVER A VIDA”1
|
2013 |
5 |
9 |
391/565 |
PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: EPISTEMOLOGIA, ARQUIVO E AUTORIA NEGRA
|
2019 |
11 |
27 |
392/565 |
PARADIGMAS AFROCÊNTRICOS: INTELECTUAIS E A ESCRITA DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NEGRA
|
2018 |
10 |
25 |
393/565 |
PEDAGOGIAS QUILOMBOLAS E APRENDIZAGENS DECOLONIAIS NA DINAMICA ORGANIZACIONAL DAS POPULAÇÕESS NEGRAS
|
2016 |
8 |
18 |
394/565 |
PENSAMENTO NEGRO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRAJETOS HISTÓRICOS DE PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS EM SALVADOR E NO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XX
|
2018 |
10 |
25 |
395/565 |
PENSANDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA SAÚDE: NOTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA DO LABTRANS/UFRB/CNPq
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
396/565 |
PEQUENA ÁFRICA E OS COTIDIANOS DA RESISTÊNCIA: O CINEMA NEGRO COMO POSSIBILIDADES PARA A LEI 10639/03
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
397/565 |
A PERCEPÇÃO DOCENTE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS: UM ESTUDO DE CASO
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
398/565 |
A PERPETUAÇÃO DO RACISMO NO SÉCULO XXI E OS CASOS DE RACISMO “VELADO”
|
2019 |
11 |
28 |
399/565 |
PERSONAGENS NEGROS E BRANCOS NOS CADERNOS DE ECONOMIA DOS JORNAIS PARANAENSES
|
2011 |
2 |
4 |
400/565 |
A PERSPECTIVA AFRICANA EM PAUTA: HUMANIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS, HISTÓRIA E ESTUDOS AFRICANOS
|
2017 |
9 |
22 |
401/565 |
PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA – SANKOFA E O ENSINO DE QUÍMICA
|
2018 |
10 |
26 |
402/565 |
PESCADORES(AS) ARTESANAIS E PRODUÇÃO DO ESPAÇO: A COMUNIDADE PESQUEIRA DO BAIACU – VERA CRUZ (BA)
|
2017 |
9 |
23 |
403/565 |
PIXO, LOGO (RE)EXISTO: REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE AUTORIA E ESCRITA NA BUSCA PELA (RE)EXISTÊNCIA
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
404/565 |
A PLURALIDADE DO ESPAÇO RURAL DE GUARAPUAVA (PR): A CONTRIBUIÇÃO DO POVO NEGRO E O COTIDIANO DAS FAMÍLIAS DO QUILOMBO “INVERNADA PAIOL DE TELHA”
|
2013 |
5 |
10 |
405/565 |
POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCACIONAL NO BRASIL: UMA QUESTÃO SOCIAL DE CLASSES OU UMA QUESTÃO RACIAL DE ABRANGÊNCIA NACIONAL COM ALGUMAS PECULIARIDADES REGIONAIS?
|
2018 |
10 |
24 |
406/565 |
PODER DA MULHER AFRICANA NO NÍGER NO FILME DE MED HONDO
|
2011 |
2 |
4 |
407/565 |
POLÍTICA CURRICULAR E RELAÇÕES RACIAIS: O ESTADO DA ARTE NAS PRODUÇÕES DA ANPED
|
2016 |
8 |
20 |
408/565 |
POLÍTICA, RAÇA E GÊNERO: LAUDELINA DE CAMPOS E A PRESENÇA NEGRA NAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS
|
2018 |
10 |
25 |
409/565 |
POLÍTICAS CURRICULARES, TRAJETÓRIAS DOCENTES E ENSINO CULTURALMENTE APROPRIADO
|
2014 |
6 |
13 |
410/565 |
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
|
2019 |
11 |
Especial |
411/565 |
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA: AGÊNCIA PARA A POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
412/565 |
POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DE FLORIANÓPOLIS/SC
|
2013 |
5 |
10 |
413/565 |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AÇÕES AFIRMATIVAS NO AMAPÁ: O PROGRAMA AMAPÁ AFRO
|
2016 |
8 |
20 |
414/565 |
POLÍTICAS MULTICULTURAIS NA COLÔMBIA ENTRE DEMOCRACIA E INCLUSÃO ÉTNICA/RACIAL OU RACISMO INSTITUCIONALIZADO
|
2018 |
10 |
26 |
415/565 |
POR LINHAS TORTAS – A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL EM ESCOLAS DA REGIÃO NORTE: entre virtudes e vícios
|
2012 |
4 |
8 |
416/565 |
POR OUTRAS HISTÓRIAS DE PALMARES
|
2011 |
1 |
3 |
417/565 |
POR QUE ESTUDAR INTELECTUAIS NEGROS?
|
2018 |
10 |
24 |
418/565 |
POR UM BRASIL PARA CHAMAR DE MEU!
|
2016 |
8 |
18 |
419/565 |
POR UM NOVO MOVIMENTO TEÓRICO: COMPREENDENDO FORMAS OUTRAS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO
|
2019 |
11 |
27 |
420/565 |
POR UMA DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA: SOBRE LUTAS E DIRETRIZES CURRICULARES ANTIRRACISTAS
|
2014 |
6 |
13 |
421/565 |
POR UMA INDIGNAÇÃO ANTIRRACISTA E DIASPÓRICA: NEGRITUDE E AFROBRASILIDADE EM TEMPOS DE INCERTEZAS
|
2018 |
10 |
26 |
422/565 |
POR UMA PRODUÇÃO DE CIÊNCIA NEGRA: EXPERIÊNCIAS NOS CURRÍCULOS DE QUÍMICA, FÍSICA, MATEMÁTICA, BIOLOGIA E TECNOLOGIAS
|
2017 |
9 |
22 |
423/565 |
POR UMA SOCIONOMIA OITOCENTISTA: PENSAMENTO, VIDA E AÇÃO DE ANDRÉ REBOUÇAS, SÉCULO XIX
|
2018 |
10 |
25 |
424/565 |
POVOS DE TERREIRO, DIREITOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E SEUS REFLEXOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS
|
2019 |
11 |
28 |
425/565 |
PRECONCEITO RACIAL: CONCEPÇÕES E AÇÕES DE DOCENTES NO DISTRITO DO CAPÃO REDONDO
|
2012 |
3 |
6 |
426/565 |
PRETO NO BRANCO: STUART HALL E A BRANQUITUDE
|
2014 |
6 |
13 |
427/565 |
A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DA CULTURA AFRICANA: PRINCIPAIS DEBATES E REFLEXÕES ACERCA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
428/565 |
PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS SUJEITOS E SEUS CONTEXTOS
|
2019 |
11 |
28 |
429/565 |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO IMAGINÁRIO SOBRE AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS
|
2014 |
6 |
13 |
430/565 |
PRODUÇÃO DE SAÚDE EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL DE TERREIRO DE MATRIZ AFRICANA: O SUJEITO BIO-MÍTICO-SOCIAL
|
2017 |
9 |
23 |
431/565 |
PROFESSORES DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: DOCENTES GRADUADOS NA UFC E UECE E SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA
|
2016 |
8 |
20 |
432/565 |
PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS E AS INIQUIDADES NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE OS BOLSISTAS DO DF E DA REGIÃO CENTRO-OESTE
|
2017 |
9 |
21 |
433/565 |
PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: ESTUDO DE CASO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS
|
2015 |
7 |
16 |
434/565 |
PROJETO SAMBA NA RODA DA SAIA EMPODERAMENTO FEMININO ATRAVÉS DO SAMBA EM MINAS GERAIS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
435/565 |
PROTAGONISMO DA INFÂNCIA NOS SABERES E FAZERES DO QUILOMBO SAMBAÍBA, CAETITÉ-BA, BRASIL
|
2018 |
10 |
26 |
436/565 |
PRÁTICAS CULTURAIS, RELAÇÕES POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE LUTA POR DIREITO A TERRITORIALIDADE
|
2017 |
9 |
Especial |
437/565 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADE E MEMÓRIA
|
2011 |
1 |
3 |
438/565 |
PSICOLOGIA E RELAÇÕES RACIAIS: SOBRE APAGAMENTOS E VISIBILIDADES
|
2018 |
10 |
24 |
439/565 |
PÓS-ABOLIÇÃO, INTELECTUAIS NEGROS E PROJETO DE BRASIL: NOTAS DE UM ESTUDO
|
2018 |
10 |
25 |
440/565 |
QUANDO A IDENTIDADE RACIAL DO PESQUISADOR DEVE SER CONSIDERADA: paridade e assimetria racial
|
2012 |
4 |
8 |
441/565 |
QUANDO O TERREIRO VAI À ESCOLA: POSSIBILIDADES DE INCORPORAÇÃO DAS EPISTEMOLOGIAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
|
2017 |
9 |
21 |
442/565 |
QUE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS QUEREMOS NO SÉCULO XXI? UMA LEITURA PSICOSSOCIAL E CRÍTICA DA DESUMANIZAÇÃO EUROCÊNTRICA E RACISTA
|
2017 |
9 |
22 |
443/565 |
QUE FALTA FAZ UMA ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA NO MINISTÉRIO DA SAÚDE!
|
2013 |
5 |
9 |
444/565 |
QUE NEGRO É ESSE NA CULTURA DA MÍDIA? UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO GAÚCHO
|
2012 |
4 |
8 |
445/565 |
A QUEM INTERESSA UM “CINEMA NEGRO”?
|
2013 |
5 |
9 |
446/565 |
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: investigações e reflexões
|
2012 |
4 |
8 |
447/565 |
QUILOMBOLAS DE CAIANA DOS CRIOULOS (ALAGOA GRANDE - PB): MEMÓRIA, ETNICIDADE E AUTOCONSCIÊNCIA CULTURAL
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
448/565 |
QUILOMBOLAS E ÍNDIOS: O DESAFIO DA CIDADANIA DA CONTEMPORANEIDADE NO RECONHECIMENTO DAS DIFERENÇAS
|
2015 |
7 |
15 |
449/565 |
QUILOMBOLAS GURUTUBANOS: História e Cultura
|
2012 |
4 |
8 |
450/565 |
QUILOMBOS E QUILOMBOLAS EM MATO GROSSO
|
2016 |
8 |
18 |
451/565 |
QUILOMBOS, EDUCAÇÃO, CIDADANIA E REFLEXÃO ACADÊMICA
|
2016 |
8 |
18 |
452/565 |
QUILOMBOS, HISTÓRIA, CULTURA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: PESQUISAS E PRÁTICAS
|
2016 |
8 |
18 |
453/565 |
QUILOMBOS: TRANSIÇÃO DA CONDIÇÃO DE ESCRAVIZADO À DE CAMPONÊS LIVRE
|
2011 |
1 |
3 |
454/565 |
A QUÍMICA DO CAFÉ E A LEI 10.639/03: UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS
|
2017 |
9 |
22 |
455/565 |
R.A.P. ENSINA: AS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS QUE PERMEIAM AS PRÁTICAS DO MOVIMENTO HIP-HOP
|
2011 |
2 |
4 |
456/565 |
RACISMO BIOLÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINAR-CUIDAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
|
2015 |
7 |
16 |
457/565 |
RACISMO COMO INSTRUMENTO EPISTEMOLÓGICO E POLÍTICO PARA O ENTENDIMENTO DA SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
|
2014 |
6 |
12 |
458/565 |
RACISMO DISCURSIVO NA MÍDIA: ANÁLISE A PARTIR DOS PERSONAGENS PRESENTES NOS CADERNOS DOMINICAIS DE JORNAIS IMPRESSOS
|
2011 |
2 |
4 |
459/565 |
RACISMO INSTITUCIONAL: PARA COMPREENDER O CONCEITO
|
2011 |
1 |
3 |
460/565 |
RACISMO, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
|
2019 |
11 |
Especial |
461/565 |
RACISMO, SAÚDE MENTAL E TERRITÓRIO: DESAFIOS POLÍTICOS E EPISTEMOLÓGICOS NA CLÍNICA AMPLIADA
|
2018 |
10 |
24 |
462/565 |
[email protected]
|
2011 |
2 |
4 |
463/565 |
RAINHA DO MAR: CLARA NUNES E A LUTA ANTIRRACISTA NO SAMBA DE 1970
|
2013 |
5 |
10 |
464/565 |
RAP E BRANQUITUDE
|
2014 |
6 |
13 |
465/565 |
RAP NACIONAL É COISA SÉRIA: O GANGSTA, O FEMININO E O LÚDICO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
466/565 |
RAÇA E DESTERRITORIALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE GEOGRÁFICA DA DIÁSPORA AFRICANA
|
2010 |
1 |
2 |
467/565 |
RAÇA E ESPIRITUALIDADE: O PENSAMENTO CLÍNICO NAS PRÁTICAS DA PSICOLOGIA ESCOLAR
|
2018 |
10 |
24 |
468/565 |
RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: MEMÓRIAS E LEGADOS
|
2019 |
11 |
Especial |
469/565 |
A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDO ALÉM DO TECNICISMO: UM ESTUDO DE QUESTÕES DE GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PDIS
|
2015 |
7 |
17 |
470/565 |
REDE GLOBO E TV BRASIL: DIFERENTES DISCURSOS SOBRE O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
|
2011 |
2 |
4 |
471/565 |
REESCREVENDO AS PRÓPRIAS HISTÓRIAS NA PERSPECTIVA AFROGÊNICA
|
2015 |
7 |
15 |
472/565 |
REEXISTÊNCIA INDÍGENA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: PARA ALÉM DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
473/565 |
REFLETINDO AFRICANIDADES E NEGRITUDE SOB O VIÉS DA ANTROPOLOGIA CULTURAL
|
2012 |
3 |
6 |
474/565 |
REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS À DISTÂNCIA
|
2012 |
3 |
7 |
475/565 |
REFLEXÕES SOBRE A PERSISTÊNCIA DO PRECONCEITO RACIAL: O SISTEMA DE COTAS E A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NEGROS NO BRASIL
|
2017 |
9 |
22 |
476/565 |
REGGAE, CULTURA E IDENTIDADE NO MARANHÃO
|
2019 |
11 |
Especial |
477/565 |
REIFICAÇÃO EM AXEL HONNETH: ARTICULAÇÕES COM O CONTEXTO RACIAL BRASILEIRO
|
2013 |
5 |
10 |
478/565 |
RELATO SOBRE AS POLÍTICAS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E INDÍGENA NO BRASIL
|
2015 |
7 |
16 |
479/565 |
RELATOS E EXPERIÊNCIAS SOBRE NÓS, OS DE ARUANDA!
|
2019 |
11 |
27 |
480/565 |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULOS ESCOLARES NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO (1987-2006): DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CULTURA NEGRA NAS PRÁTICAS ESCOLARES
|
2011 |
2 |
5 |
481/565 |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E LEI N.º 10.639/2003: ENTRE TEXTOS E DISCURSOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PARÁ E DA AMAZÔNIA BRAGANTINA (2003-2017)
|
2019 |
11 |
28 |
482/565 |
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DIÁLOGOS PERMANENTES
|
2012 |
3 |
7 |
483/565 |
RELIGIOSIDADE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE
|
2013 |
5 |
10 |
484/565 |
RELIGIÃO E PATRIMÔNIO: A APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE MAZAGÃO VELHO-AP PELA ESCOLA
|
2017 |
9 |
Especial |
485/565 |
RELIGIÕES TRADICIONAIS AFRICANAS E A FLEXIBILIDADE DO SAGRADO AFRICANO EM BASTIDE: DAS TRAJETÓRIAS AO ENCANTAMENTO
|
2019 |
11 |
28 |
486/565 |
RENDA E COR DE PESSOAS COM ANEMIA FALCIFORME ATENDIDAS NA FUNDAÇÃO HEMOPA, PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL: REALIDADE E PERSPECTIVAS
|
2018 |
10 |
24 |
487/565 |
A REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NAS ILUSTRAÇÕES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
|
2018 |
10 |
26 |
488/565 |
A REPRESENTAÇÃO DOCENTE DO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
489/565 |
REPRESENTAÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ESTADO DO PARANÁ
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
490/565 |
REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NEGRAS SOB A ÓTICA FEMININA NOS CADERNOS NEGROS
|
2011 |
1 |
3 |
491/565 |
REPRESENTAÇÕES DE NEGROS E INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DAS LEIS 10.639 E 11.645: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
492/565 |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE BRANQUITUDE EM SALVADOR: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL EXPLORATÓRIO DA RACIALIZAÇÃO DE PESSOAS BRANCAS1
|
2014 |
6 |
13 |
493/565 |
RESISTÊNCIA E LUTA DO MOVIMENTO NEGRO NO BRASIL: DA REBELDIA ANÔNIMA NA SOCIEDADE ESCRAVOCRATA AO ENFRENTAMENTO POLÍTICO NA SOCIEDADE DE CLASSES
|
2016 |
8 |
20 |
494/565 |
RESISTÊNCIA E REEXISTÊNCIA DE MULHERES NEGRAS NO FEMINISMO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
495/565 |
RESISTÊNCIA NEGRA PELO MOVIMENTO NEGRO
|
2011 |
2 |
5 |
496/565 |
RETERRITORIALIZAÇÃO, CONFLITOS AMBIENTAIS E SAÚDE EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE SERGIPE
|
2016 |
8 |
18 |
497/565 |
REVISITANDO MARIA BEATRIZ NASCIMENTO: A CONTINUIDADE HISTÓRICA ENTRE OS SISTEMAS SOCIAIS NEGROS DO PASSADO E OS ASSENTAMENTOS EM FAVELAS URBANAS E COMUNIDADES RURAIS DA ATUALIDADE
|
2018 |
10 |
25 |
498/565 |
RISO NEGRO E IDENTIDADE
|
2015 |
7 |
16 |
499/565 |
RODA DE CONVERSA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: A QUÍMICA DO CABELO E O EMPODERAMENTO NEGRO NO ENSINO DE QUÍMICA
|
2018 |
10 |
24 |
500/565 |
SAÚDE DA MULHER NEGRA PASSOS E DESCOMPASSOS: AÇÕES AFIRMATIVAS NA SAÚDE, PROVÁVEL LUZ NO FIM DO TÚNEL?
|
2015 |
7 |
15 |
501/565 |
SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO NEGRA: UMA PERSPECTIVA NÃO INSTITUCIONAL
|
2018 |
10 |
24 |
502/565 |
SEM PERDER A TERNURA, MAS ESMORECER JAMAIS
|
2013 |
5 |
10 |
503/565 |
SER DOCENTE NEGRO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO: DITOS E NÃO DITOS
|
2019 |
11 |
Especial |
504/565 |
SER OU NÃO SER NEGRO, EIS A QUESTÃO!
|
2018 |
10 |
26 |
505/565 |
SER PROFESSORA NEGRA: ENTRELAÇAMENTO DAS ESFERAS FAMILIAR E PROFISSIONAL
|
2016 |
8 |
20 |
506/565 |
SINCRETISMO RELIGIOSO E HIBRIDISMO CULTURAL: CAMINHOS PARA A AFIRMAÇÃO DA RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA
|
2011 |
2 |
5 |
507/565 |
SOBRE POLÍTICA NO CAMPO LINGUÍSTICO E O DISCURSO DA MISCIGENAÇÃO NO BRASIL: CIÊNCIA E POLÍTICA DE IDENTIFICAÇÃO
|
2015 |
7 |
17 |
508/565 |
SOCIABILIDADES NEGRAS ENTRE A DIVERSÃO E OS LETRAMENTOS: UM CLUBE LITERÁRIO E RECREATIVO NOS CAMPOS GERAIS (PR)
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
509/565 |
SOCIEDADES RECREATIVAS E ASSOCIATIVISMO NEGRO: AGREMIAÇÕES EM SANTA CATARINA NO PÓS-ABOLIÇÃO (1903-1950)
|
2017 |
9 |
23 |
510/565 |
A SOCIOLOGIA NEGRA DE EDUARDO DE OLIVEIRA E OLIVEIRA
|
2018 |
10 |
25 |
511/565 |
SOFRIMENTO PSIQUICO GERADO PELAS ATROCIDADES DO RACISMO
|
2018 |
10 |
24 |
512/565 |
Somos feias, mas estamos aqui!
|
2010 |
1 |
1 |
513/565 |
SONS, PERFORMANCES E CELEBRAÇÕES: FESTAS E MORTE NA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO EM FLORIANÓPOLIS/SC
|
2014 |
6 |
12 |
514/565 |
SÃO PAULO NEGRA: GERALDO FILME E A GEOGRAFIA DO SAMBA PAULISTA
|
2014 |
6 |
13 |
515/565 |
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: ESTADO NEGRO NO TERRITÓRIO DAS ÁGUAS
|
2017 |
9 |
23 |
516/565 |
SÓ PORQUE EU SOU BRANQUINHA: DISPUTAS REPRESENTACIONAIS DA IDENTIDADE NACIONAL NO CASO DO CASAL DA COPA 2014
|
2015 |
7 |
16 |
517/565 |
TEMAS SOBRE O/A NEGRO/A: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CURRICULUM LATTES
|
2013 |
5 |
9 |
518/565 |
TEMPORALIDADES DA LUTA PELA TERRA E PELA ÁGUA: OS ATUAIS DESAFIOS DO POVO INDÍGENA XOKÓ NAS SUAS RELAÇÕES ESPAÇO-TEMPORAIS COM O RIO SÃO FRANCISCO
|
2017 |
9 |
23 |
519/565 |
TEORIA RACIAL CRÍTICA E LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO: NARRATIVAS E CONTRANARRATIVAS DE IDENTIDADE RACIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
|
2014 |
6 |
14 |
520/565 |
TERRITÓRIO: PERSPECTIVAS ATUAIS
|
2012 |
3 |
6 |
521/565 |
TERRITÓRIOS ANCESTRAIS AFRO-EQUATORIANOS: UMA PROPOSTA PARA O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA TERRITORIAL E DOS DIREITOS COLETIVOS
|
2011 |
1 |
3 |
522/565 |
TESSITURAS DE CONHECIMENTOS ÉTNICO-RACIAIS
|
2013 |
5 |
9 |
523/565 |
TOLHIMENTOS NA TERRA DA LIBERDADE: CAMPESINATO E PATRIMONIALIZAÇÃO NA SERRA DA BARRIGA
|
2013 |
5 |
11 |
524/565 |
TRABALHADORES NEGROS NA BATALHA PELA CIDADANIA: EXPERIÊNCIA ELEITORAL NA BAHIA (1890-1930)
|
2015 |
7 |
15 |
525/565 |
A TRADIÇÃO ORAL DAS PRÁTICAS DE BENZEÇÃO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
526/565 |
A TRADIÇÃO ORAL PARA POVOS AFRICANOS E AFROBRASILEIROS: RELEVÂNCIA DA PALAVRA
|
2017 |
9 |
Especial |
527/565 |
A TRADIÇÃO VIVA DO PATRÔNIMO “CABELO BOM”
|
2017 |
9 |
Especial |
528/565 |
TRADUZINDO RAÇA EM AMBIENTES PÓS-COLONIAIS AFRO-AMERICANOS: BELOVED DE MORRISON E SUAS DUAS DAMAS
|
2012 |
3 |
6 |
529/565 |
TRAJETÓRIAS FEMININAS NA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (1879-1949)
|
2014 |
6 |
14 |
530/565 |
A TRANSGRESSÃO DO RACISMO CRUZANDO FRONTEIRAS: ESTUDOS CRÍTICOS DA BRANQUITUDE: BRASIL E ESTADOS UNIDOS NA LUTA PELA JUSTIÇA RACIAL
|
2014 |
6 |
13 |
531/565 |
A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO NAS CULTURAS POPULARES DE MATRIZES AFRICANAS
|
2015 |
7 |
15 |
532/565 |
TUDO NELA ERA DEPENDURADO E TODAS AS SUAS CARNES FLÁCIDAS: REPRESENTAÇÃO DA MULHER NEGRA EM LIMA BARRETO
|
2013 |
5 |
9 |
533/565 |
UBUNTU COMO MODO DE EXISTIR: ELEMENTOS GERAIS PARA UMA ÉTICA AFROPERSPECTIVA
|
2012 |
3 |
6 |
534/565 |
UM BREVE ENSAIO ACERCA DA CRÍTICA CULTURAL NA IMPRENSA NEGRA PAULISTA: ONTEM E HOJE
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
535/565 |
UM NÃO-LUGAR ESCOLAR PARA CRIANÇAS AFRO-DESCENDENTES DA PERIFERIA DAS PERIFERIAS
|
2016 |
8 |
19 |
536/565 |
UM RAIO X DO MOVIMENTO HIP-HOP
|
2015 |
7 |
15 |
537/565 |
UMA FÁBRICA DE SONHOS E ILUSÕES: UM ESTUDO SOBRE A MÍDIA E O RACISMO NA EDUCAÇÃO
|
2011 |
2 |
4 |
538/565 |
UMA HISTÓRIA NEGADA: DIÁLOGOS COM A LEI 10.639
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
539/565 |
UMA MISSIVA A SEU DITINHO, CRAQUE DO SÃO GERALDO
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
540/565 |
UMA PERGUNTA QUE NÃO PODE FICAR SEM RESPOSTA: “POR QUE SOU OBRIGADO A CONTRATAR TRABALHADORES NEGROS?"
|
2019 |
11 |
28 |
541/565 |
UNI, DUNI, TÊ, UM CURRÍCULO COLORÊ, ESCOLHIDO POR VOCÊ: UM ENSAIO SOBRE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INSPIRADAS NO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA
|
2017 |
9 |
22 |
542/565 |
A UTOPIA QUE NOS MOVE, DE NOVO E DE NOVO QUANTAS VEZES FOR PRECISO
|
2016 |
8 |
20 |
543/565 |
VAMOS BRINCAR DE RACISMO? OLHARES SOBRE OS JOVENS COTISTAS DO CEFET/RJ
|
2016 |
8 |
18 |
544/565 |
VARRENDO A SALA PARA LEVANTAR POEIRA: O BRANCO NUMA AULA SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA
|
2014 |
6 |
13 |
545/565 |
VIDA E TRABALHO DE SERES HUMANOS ESCRAVIZADOS NAS OBRAS MÃE E O DEMÔNIO FAMILIAR DE JOSÉ DE ALENCAR
|
2019 |
11 |
27 |
546/565 |
VISIBILIDADE NÃO MARCADA DA BRANQUITUDE: DISCURSOS DE MULHERES BRANCAS ACADÊMICAS
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
547/565 |
Vivendo a Resposta: O Legado de Hansberry
|
2010 |
1 |
1 |
548/565 |
Vozes soantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis: mulheres negras no pós 1945
|
2010 |
1 |
1 |
549/565 |
VÍCIO CACHEADO: ESTÉTICAS AFRO-DIÁSPORICAS
|
2014 |
6 |
14 |
550/565 |
ZUMBI DE MACACÃO: DEBATE HISTORIOGRÁFICO E ABORDAGENS SOBRE A HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO E DA ESCRAVIDÃO
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
551/565 |
À LUZ DA LEI 10.639/03, AVANÇOS E DESAFIOS: MOVIMENTOS SOCIAIS NEGROS, LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS
|
2013 |
5 |
11 |
552/565 |
A ÁFRICA DEVE UNIR-SE E AS LUTAS POR AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL
|
2011 |
1 |
3 |
553/565 |
É A DE ATABAQUE, B DE BERIMBAU, C DE CAPOEIRA: CAPOEIRA E LETRAMENTOS DE RESISTÊNCIA NO BAIRRO CIDADE COM DEUS EM CAMOCIM-CE
|
2018 |
10 |
Especial 2 |
554/565 |
É POSSÍVEL CONSTRUIR UM OUTRO CONTINENTE AFRICANO NA ESCOLA? EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES1
|
2012 |
4 |
8 |
555/565 |
“DEUSA” AFRICANA: A (DES) HUMANIDADE REVELADA
|
2015 |
7 |
17 |
556/565 |
“EU, CIENTISTA?!”: TRAJETÓRIAS NEGRAS E AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFRGS
|
2019 |
11 |
Especial |
557/565 |
“FÉ CEGA, FACA AMOLADA” EM DEFESA DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS COMO FERRAMENTA PARA A DISCUSSÃO DAS ÁFRICAS NO BRASIL
|
2016 |
8 |
20 |
558/565 |
“GLOBO, EU NÃO SOU TUAS NEGAS”: UMA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA EM REDE NO MOVIMENTO DE BOICOTE A MINISSÉRIE SEXO E AS NEGAS
|
2016 |
8 |
20 |
559/565 |
“MEUS IRMÃOS NA COR”: TRAJETÓRIA, EXPERIÊNCIA E AUTORIA NEGRA NA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS (1914-1977)
|
2018 |
10 |
25 |
560/565 |
“O FILME SERÁ UM ELEMENTO ORIGINAL DA ARTE NEGRA”: SOBRE OS FINAIS METAFÓRICOS DOS FILMES AFRICANOS DE FLORA GOMES
|
2019 |
11 |
27 |
561/565 |
“O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE”: DINÂMICAS DE NEGOCIAÇÃO E CONFLITO ENTRE TERREIROS E TRAFICANTES “EVANGÉLICOS” EM DUAS FAVELAS CARIOCAS
|
2019 |
11 |
28 |
562/565 |
“O SANGUE DO SANGUE E A CARNE DA CARNE”: O GENOCÍDIO ANTI-NEGRO E O IMPERATIVO REVOLUCIONÁRIO
|
2013 |
5 |
9 |
563/565 |
“PERSONALIDADES NEGRAS?! SÓ CONHEÇO ZUMBI, PROFESSORA!” - A CONSTRUÇÃO DO “HEROI” E A INVISIBILIZAÇÃO DO NEGRO NA HISTÓRIA
|
2018 |
10 |
Especial 1 |
564/565 |
“PRÁ QUE ENGOLIR REJEITADOS DO HAITI?” O LUGAR DE ONDE FALO!
|
2015 |
7 |
17 |
565/565 |
“VIAM A GENTE ASSIM (...), OS NEGUINHOS”: MEMÓRIAS DO RACISMO DURANTE A DISSEMINAÇÃO DA CAPOEIRA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA (1950-1970)
|
2019 |
11 |
28 |