“Um samba em homenagem à nata da malandragem”: o samba malandro, de João da Bahiana a Chico Buarque
“Um samba em homenagem à nata da malandragem”: o samba malandro, de João da Bahiana a Chico Buarque
Revista Recorte
No mundo do samba, o malandro assumiu forma típica de comportamento, gingado, com base na síncopa característica do ritmo negro dos povos de origem banto. Essa forma de malandragem contribuiu para a evolução do gênero musical “samba”, por intermediar o diálogo entre a cultura tradicional do mundo reprimido, oprimido e perseguido dos negros pós-abolição da escravatura – fins do século XIX e início do século XX – e a nascente indústria cultural do mundo branco, com motivações capitalistas. O malandro do samba, no entanto, se investiu de características próprias e, dono do dom da palavra, de um discurso sedutor, porém caricato. É essa “conversa de malandro” que se focaliza neste trabalho, tendo como exemplos “Batuque na cozinha”, de João da Bahiana, e as canções sobre o malandro da peça Ópera do malandro, assinadas por Chico Buarque.
Bibliographic data
Journal Title: | Revista Recorte |
---|---|
Author: | Francisco Antonio Romanelli (UNIVÁS) |
Palabras clave: | |
Language: | Portuguese |
Get full text: | http://periodicos.unincor.br/index.php/recorte/article/view/2763 |
Resource type: | Journal Article |
Source: | Revista Recorte; Vol 13, No 2 (Year 2016). |
Publisher: | Universidade Vale do Rio Verde |
Usage rights: | Reconocimiento (by) |
Categories: | Social Sciences/Humanities --> Language --AMP-- Linguistics Social Sciences/Humanities --> Literature |
Statistical data
- Views
- Consultations
- Citation style
- Share
- Export record
- Favourites