Interdisciplinaridade - depoimento

Interdisciplinaridade - depoimento

No depoimento em áudio dado ao evento “Docência Colaborativa e Interdisciplinaridade”[1], o professor João Paulo Queiroz (Portugal) reflete sobre a complexidade da sociedade contemporânea que resulta da transição da modernidade para a pós-modernidade, mudança que pode ser caracterizada como uma cris...

Guardado en:
Título traducido: Interdisciplinarity - testimony
Título de la revista: Revista GEARTE
Autor: João Paulo Queiroz
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/50066
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Revista GEARTE; Vol 1, No 2 (Año 2014).
DOI: http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.50066
Entidad editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Derechos de uso: Reconocimiento (by)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Educación e Investigación Educativa
Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte
Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: No depoimento em áudio dado ao evento “Docência Colaborativa e Interdisciplinaridade”[1], o professor João Paulo Queiroz (Portugal) reflete sobre a complexidade da sociedade contemporânea que resulta da transição da modernidade para a pós-modernidade, mudança que pode ser caracterizada como uma crise em relação a uma democracia avançada e integradora de todas as dimensões do desenvolvimento humano. A hibridação de contextos num mundo global conduz ao papel do pensamento artístico e criativo dentro de uma perspectiva interdisciplinar, implicando em uma atenção redobrada para a arte-educação. Sem arte na educação, a cidadania e o desenvolvimento pessoal são incompletos. Aponta a interdisciplinaridade como um vetor essencial para se compreender o papel e a construção do currículo da Arte na contemporaneidade.[1] Este evento, que reunirá o Seminário Internacional Prodocência UFRGS, o Colóquio Nacional PIBID UFRGS e o 10º Seminário Institucional do PIBID UFRGS, acontecerá de 6 a 8 de novembro de 2014 em Porto Alegre. Mais informações em: http://www.ufrgs.br/docenciacolaborativa.
Resumen traducido: In an audio testimony given to the event “Collaborative and Interdisciplinary Teaching”, Professor João Paulo Queiroz (Portugal) reflects on the complexity of contemporary society that results of the transition from modernity to postmodernity. That change can be characterized as a crisis in relation to an advanced and inclusive democracy of all dimensions of human development. Hybridization of contexts in a global world leads to the role of artistic and creative thinking within an interdisciplinary perspective, implying a special attention to art education. Without art education, citizenship and personal development are incomplete. He claims that interdisciplinarity is an essential vector to understand the role and the construction of the curriculum in contemporary art education.