Odisseia musical: análise das trilhas musicais de “2001: Uma Odisseia no Espaço"

Odisseia musical: análise das trilhas musicais de “2001: Uma Odisseia no Espaço"

Considerando o impacto dramático que as trilhas sonoras causam na obra cinematográfica, verifica-se a importância de estudos na área. Sendo assim, este artigo pretende realizar uma breve análise das obras musicais presentes no filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, do diretor Stanley Kubrick, a part...

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Título traducido: Musical odyssey: analysis of the “2001: A Space Odyssey” soundtracks.
Título de la revista: Travessias
Autor: José Cahue de Camargo Machado
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/17525
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Travessias; Vol 11, No 2 (Año 2017).
Entidad editora: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Ciencias Sociales y Humanidades --> Lengua y Lingüística
Ciencias Sociales y Humanidades --> Literatura
Resumen: Considerando o impacto dramático que as trilhas sonoras causam na obra cinematográfica, verifica-se a importância de estudos na área. Sendo assim, este artigo pretende realizar uma breve análise das obras musicais presentes no filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, do diretor Stanley Kubrick, a partir do ato de perceber do ouvinte. Utilizando análises de conteúdo e conceitual, procurou-se  identificar os tipos de escuta de Michel Chion nas músicas do filme. Busca-se também uma compreensão sobre a importância da trilha musical no cinema, e demonstrar o poder dramático que o silêncio causa no filme. Conclui-se que a trilha musical pode conter informação adicional quando avaliada também por conceitos socioculturais.
Resumen traducido: Considering the dramatic impact caused by the film score, we understand how important studies in the area are. Thus, this paper aims to conduct a brief analysis of the musical works present on the movie "2001: A Space Odyssey", directed by Stanley Kubrick, based on the listener act of perceiving. Using content and concept analysis, we tried to identify the Michel Chion's listening modes on the movie's songs. We also try to understand the importance of the film score and demonstrate the dramatic power that silence can cause. We conclude that the film score may contain additional information when analyzed also by sociocultural concepts.