Odisseia musical: análise das trilhas musicais de “2001: Uma Odisseia no Espaço"

Odisseia musical: análise das trilhas musicais de “2001: Uma Odisseia no Espaço"

Considerando o impacto dramático que as trilhas sonoras causam na obra cinematográfica, verifica-se a importância de estudos na área. Sendo assim, este artigo pretende realizar uma breve análise das obras musicais presentes no filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, do diretor Stanley Kubrick, a part...

Guardado em:
Título traduzido: Musical odyssey: analysis of the “2001: A Space Odyssey” soundtracks.
Título da revista: Travessias
Autor: José Cahue de Camargo Machado
Palavras chave:
Palavras chave traducidas:
Idioma: Português
Ligação recurso: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/17525
Tipo de recurso: Artigo de revista
Fonte: Travessias; Vol 11, No 2 (Ano 2017).
Entidade editora: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Direitos de utilização: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Matérias: Ciências Sociais e Humanidades --> Humanidades
Ciências Sociais e Humanidades --> Língua e Linguística
Ciências Sociais e Humanidades --> Literatura
Resumo: Considerando o impacto dramático que as trilhas sonoras causam na obra cinematográfica, verifica-se a importância de estudos na área. Sendo assim, este artigo pretende realizar uma breve análise das obras musicais presentes no filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, do diretor Stanley Kubrick, a partir do ato de perceber do ouvinte. Utilizando análises de conteúdo e conceitual, procurou-se  identificar os tipos de escuta de Michel Chion nas músicas do filme. Busca-se também uma compreensão sobre a importância da trilha musical no cinema, e demonstrar o poder dramático que o silêncio causa no filme. Conclui-se que a trilha musical pode conter informação adicional quando avaliada também por conceitos socioculturais.
Resumo traduzido: Considering the dramatic impact caused by the film score, we understand how important studies in the area are. Thus, this paper aims to conduct a brief analysis of the musical works present on the movie "2001: A Space Odyssey", directed by Stanley Kubrick, based on the listener act of perceiving. Using content and concept analysis, we tried to identify the Michel Chion's listening modes on the movie's songs. We also try to understand the importance of the film score and demonstrate the dramatic power that silence can cause. We conclude that the film score may contain additional information when analyzed also by sociocultural concepts.