O Teatro Amador nas primeiras décadas do século XX: entre a capital e o interior
O Teatro Amador nas primeiras décadas do século XX: entre a capital e o interior
Este artigo tem o objetivo de analisar, pela ótica da História Cultural, o teatro amador cratense durante as primeiras décadas do século XX. Nesse período, desenvolvia-se nas principais capitais brasileiras um teatro amadorístico, construído por grupos que criavam seus espetáculos para serem apresen...
Translated title: | The Amateur Theater in the first decades of the twentieth century: between capital and the inside |
---|---|
Journal Title: | Revista de História Bilros. História(s), Sociedade(s) e Cultura(s) |
Author: | Marta Regina da Silva Amorim |
Palabras clave: | |
Traslated keyword: | |
Language: | Portuguese |
Get full text: | http://seer.uece.br/?journal=bilros&page=article&op=view&path%5B%5D=2908 |
Resource type: | Journal Article |
Source: | Revista de História Bilros. História(s), Sociedade(s) e Cultura(s); Vol 5, No 10 (Year 2017). |
Publisher: | Universidade Estadual do Ceará |
Usage rights: | Reconocimiento (by) |
Categories: | Social Sciences/Humanities --> History Social Sciences/Humanities --> Humanities, Multidisciplinary |
Bibliography: | ALENCAR, Edigar de. O teatro amadorístico em Fortaleza. In: COSTA, Marcelo Farias (Org.). Teatro na terra da luz. Fortaleza: UFC, 1985, p. 62-79. AQUINO, J. Lindemberg de. O teatro no Crato. A Província, n. 21, Crato, jul. 2005, p. 92-95. ______. Roteiro biográfico das ruas do Crato. 2 ed. Fortaleza: UFC - Casa de José de Alencar, 1999. BARBOSA FILHO, Antonio Luiz. 30 anos sem Dr. Gesteira. Itaytera, n. 32, Crato, 1988, p. 168. BORGES, Raimundo de Oliveira. O Crato intelectual: dados bio-bibliográficos. Crato: Tipografia e Papelaria do Cariri, 1995. (Coleção Itaytera). BOSISIO, Rafael de Almeida. A história do Brasil imperial na pena de Joaquim Manuel de Macedo. 2007. 150f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. BRITO, Rubens José Souza. O teatro cômico e musicado: operetas, mágicas, revistas de ano e burletas. In: FARIA, João Roberto (Org.). Das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva/SESC, 2013. v. 1, p. 219-232. CHALHOUB, Sidney. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. CORTEZ, Antonia Otonite de Oliveira. A construção da “cidade da cultura”: Crato (1889-1960). Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000. COSTA, Marcelo Farias. Panorama do teatro Cearense. Fortaleza: Multigraf, 1994. ______. Era uma vez um grêmio: o teatro musical de Carlos Câmara e a construção do teatro cearense. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. DELLA CAVA, Ralph. Milagre em Joaseiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. ECOS da Semana. Ao Rotary Club do Crato, n. 30, Crato, 26 set. 1948a, p. 6. ECOS da Semana. Aviso. n.43, Crato, 19 dez. 1948c, p. 1. ECOS da Semana. Resultado da Festa de São Francisco, n. 38, Crato, 14 nov. 1948b, p. 1. ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. v.1. FARIA, João Roberto (Org.). História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva/SESC, 2013. FERNANDES, Nanci. Os grupos amadores. In: FARIA, João Roberto (Org.). História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva/SESC, 2013. v. 2, p. 57-79. GRUTAC 50 ANOS. Crato, 1992. Edição Especial. JOLI-COEUR, Sophie. Définition des termes et des concepts: lexique et bibliographie. Groupe de recherche sur la médiation culturelle, Montréal-Qc, 2007. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2016. NASCIMENTO, F. S. O teatro no Crato no alvorecer do século XX. In: COSTA, Marcelo Farias (Org.). Teatro na terra da luz. Fortaleza: UFC, 1985. PAIVA, Audir de Araújo. História do Rotary Club de Crato. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2015. PESAVENTO, Sandra. História e história cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. PINHEIRO, Irineu. O Cariri: seu descobrimento, povoamento, costumes. Fortaleza: UFC, 2010. PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Projeto História, n. 14, São Paulo, fev. 1997. PROGRAMA da peça Pertinho do Céu, mai. 1947. PROGRAMA da peça A Cigana me enganou, set. 1946a. PROGRAMA da peça A Cigana me enganou, mai. 1946b. SIRINELLI, Jean–François. Os Intelectuais. In: REMÒND, René (Org.). Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003, p. 231-270. SOUZA, Simone de. Da “Revolução de 30” ao Estado Novo. In:________ (Org). Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2007, p. 287-316. TEIXEIRA, Flávio Weinstein. Caminhos da renovação cultural no Recife (1940-50): o teatro. Clio. Revista de Pesquisa Histórica, n. 20, Recife, 2002, p. 249-273. TEMÓTEO, Jurandy, Entrevista realizada em 15 de setembro de 1990 com Salviano Saraiva e Amarílio Carvalho. In: Grutac 50 Anos, Crato, CE, 1992, p. 1-24. Edição Especial. VIANA, José Ítalo Bezerra. O Instituto Cultural do Cariri e o centenário do Crato: memória, escrita da história e representações da cidade. 2011. 183f. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
---|