O faroeste em John Ford e Glauber Rocha: a verdade e o mito da imagem

O faroeste em John Ford e Glauber Rocha: a verdade e o mito da imagem

Este artigo visa estudar como o retrato do gênero faroeste, nos filmes O homem que matou o facínora, de John Ford e Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, pode questionar a verdade, no sentido iluminista, teleológico, que uma imagem carrega, ou pretende carregar. Utilizo como apoio para m...

Guardado en:
Título de la revista: Poiésis
Autor: Rodrigo Cazes Costa
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27072
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Poiésis; No 14 (Año 2009).
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.1014.102-113
Entidad editora: Universidade Federal Fluminense
Derechos de uso: Reconocimiento (by)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte
Ciencias Sociales y Humanidades --> Estudios Culturales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: Este artigo visa estudar como o retrato do gênero faroeste, nos filmes O homem que matou o facínora, de John Ford e Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, pode questionar a verdade, no sentido iluminista, teleológico, que uma imagem carrega, ou pretende carregar. Utilizo como apoio para minha reflexão os livros sobre cinema de Gilles Deleuze, Imagem-tempo e Imagem-movimento.