O faroeste em John Ford e Glauber Rocha: a verdade e o mito da imagem
O faroeste em John Ford e Glauber Rocha: a verdade e o mito da imagem
Este artigo visa estudar como o retrato do gênero faroeste, nos filmes O homem que matou o facínora, de John Ford e Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, pode questionar a verdade, no sentido iluminista, teleológico, que uma imagem carrega, ou pretende carregar. Utilizo como apoio para m...
Título de la revista: | Poiésis |
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Autor: | Rodrigo Cazes Costa |
Palabras clave: | |
Idioma: | Portugués |
Enlace del documento: | http://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27072 |
Tipo de recurso: | Documento de revista |
Fuente: | Poiésis; No 14 (Año 2009). |
DOI: | http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.1014.102-113 |
Entidad editora: | Universidade Federal Fluminense |
Derechos de uso: | Reconocimiento (by) |
Materias: | Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte Ciencias Sociales y Humanidades --> Estudios Culturales Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades |
Resumen: | Este artigo visa estudar como o retrato do gênero faroeste, nos filmes O homem que matou o facínora, de John Ford e Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, pode questionar a verdade, no sentido iluminista, teleológico, que uma imagem carrega, ou pretende carregar. Utilizo como apoio para minha reflexão os livros sobre cinema de Gilles Deleuze, Imagem-tempo e Imagem-movimento. |
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