Música “Roda Viva”: desvendando simbolismos

Música “Roda Viva”: desvendando simbolismos

O objetivo do presente artigo é realizar uma análise da Música Roda Viva, considerando o momento histórico da ditadura militar brasileira em 1967 vivido pelo autor Francisco Buarque de Holanda, utilizando o viés semiótico da teoria conceitual de Charles Sanders Peirce.  O foco central desta análise...

Saved in:
Translated title: Música "Roda Viva": desvendando simbolismos
Song "Roda Viva": unveiling symbolisms
Journal Title: Educa - Revista Multidisciplinar em Educação
First author: Raquel Rosan Christino Gitahy
Other Authors: Artemisa Piai Silva de Fernandez;
Claudia Karina Ladeia Batista;
Alessandro Martins Prado
Palabras clave:
Traslated keyword:
Language: Portuguese
Get full text: http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3419
Resource type: Journal Article
Source: Educa - Revista Multidisciplinar em Educação; Vol 6, No 14 (Year 2019).
DOI: http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2019.3419
Publisher: Universidade Federal de Rondônia
Usage rights: Reconocimiento (by)
Categories: Social Sciences/Humanities --> Education --AMP-- Educational Research
Social Sciences/Humanities --> Education, Special
Health Sciences --> Psychology, Multidisciplinary
Abstract: O objetivo do presente artigo é realizar uma análise da Música Roda Viva, considerando o momento histórico da ditadura militar brasileira em 1967 vivido pelo autor Francisco Buarque de Holanda, utilizando o viés semiótico da teoria conceitual de Charles Sanders Peirce.  O foco central desta análise está nos simbolismos e metáforas utilizadas pelo autor a fim de driblar o contexto político e ditatorial da época, perfazendo um paralelo entre os significados semióticos na música supracitada. A partir da análise realizada perpetua-se no tempo a visão analítica de toda uma geração diante do regime autoritário da época ditatorial.
Translated abstract: The purpose of this paper is to analyze the song “Roda Viva”, considering the historical moment of the Brazilian military dictatorship in 1967 lived by the author, Francisco Buarque de Holanda, using the semiotic bias of the conceptual theory of Charles Sanders Peirce. The central focus of this analysis lies in the symbolisms and metaphors used by the author in order to circumvent the political and dictatorial context of that time, making a parallel between the semiotic meanings in the song mentioned. From the analysis carried out, the analytical vision of an entire generation is perpetuated in the face of the authoritarian regime of the dictatorial era.
El objetivo del presente artículo es realizarlo en la Música Roda Viva, teniendo en cuenta el momento histórico de la democracia brasileña en 1967. Vivido por el autor Francisco Buarque de Holanda. Utilizando el concepto semiótico de la teoría de Charles Sanders Peirce. El foco central se destacó en el presente y se usó para simbolismos y metáforas utilizadas para el diseño de un archivo de contexto o contexto político y de la época, la transición entre los significados semióticos de la música citada. A partir de una fecha perpetua de entrada a la realidad analítica de toda la vida delante del régimen autoritario de la época ditatorial.