Do moderno e do contemporâneo na arte brasileira

Do moderno e do contemporâneo na arte brasileira

Este artigo tem por objetivo discutir algumas das questões que marcaram o debate artístico brasileiro dos anos 1960/1970, momento em que, no campo internacional, questiona-se a validade dos paradigmas modernistas para a análise da produção contemporânea. Vivia-se então no Brasil sob forte repressão...

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Título de la revista: Porto Arte
Autor: Maria de Fátima Morethy Couto
Palabras clave:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/18793
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Porto Arte; Vol 17, No 28 (Año 2010).
DOI: http://dx.doi.org/10.22456/2179-8001.18793
Entidad editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial - CompartirIgual (by-nc-sa)
Materias: Ciencias Sociales y Humanidades --> Arte
Ciencias Sociales y Humanidades --> Estudios Culturales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: Este artigo tem por objetivo discutir algumas das questões que marcaram o debate artístico brasileiro dos anos 1960/1970, momento em que, no campo internacional, questiona-se a validade dos paradigmas modernistas para a análise da produção contemporânea. Vivia-se então no Brasil sob forte repressão política, em função da ditadura militar, o que levou alguns intelectuais a defender que o artista de vanguarda deveria atuar um “guerrilheiro” no campo cultural. Por outro lado, jovens críticos buscavam compreender a especificidade da produção brasileira contemporânea, analisando sua relação com arte do passado mais recente.