O que os críticos têm a contribuir para a compreensão da trajetória do grupo galpão?

O que os críticos têm a contribuir para a compreensão da trajetória do grupo galpão?

O presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetória do grupo teatral Galpão à luz da teoria crítica frankfurtiana, mais especificamente do conceito de Indústria Cultural, cunhado por Adorno e Horkheimer. O Galpão, fundado em Belo Horizonte há vinte e seis anos, propôs resistir e questionar...

Guardado en:
Título traducido: What do critics have to contribute to the understanding of galpão group’s trajectory?
Título de la revista: Semina. Ciências Sociais e Humanas
Primer autor: Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão
Otros autores: Mariana Mayumi Pereira de Souza
Palabras clave:
Palabras clave traducidas:
Idioma: Portugués
Enlace del documento: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7712
Tipo de recurso: Documento de revista
Fuente: Semina. Ciências Sociais e Humanas; Vol 30, No 1 (Año 2009).
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2009v30n1p15
Entidad editora: Universidade Estadual de Londrina
Derechos de uso: Reconocimiento - NoComercial (by-nc)
Materias: Ciencias de la Salud, Ciencias Sociales y Humanidades --> Psicología Aplicada
Ciencias Sociales y Humanidades --> Ciencias Sociales
Ciencias Sociales y Humanidades --> Humanidades
Resumen: O presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetória do grupo teatral Galpão à luz da teoria crítica frankfurtiana, mais especificamente do conceito de Indústria Cultural, cunhado por Adorno e Horkheimer. O Galpão, fundado em Belo Horizonte há vinte e seis anos, propôs resistir e questionar o status quo, ao realizar peças com conteúdo crítico, inspiradas no folclore popular, e ao apresentar-se na rua, buscando a popularização da arte teatral. Todavia, ao longo de sua trajetória, observam-se certas modificações na forma de produzir seu trabalho e de buscar patrocínio. Com o reconhecimento do público, o Galpão cresceu, se tornou famoso e passou a sobreviver com dinheiro da esfera privada. Nesse contexto, sob o prisma da Indústria Cultural, realiza-se o questionamento se a arte patrocinada, transformada em mercadoria, pode se manter como instrumento de resistência à ordem do capital. Adicionalmente, cabem questionamentos a respeito da pertinência da teoria de Adorno e Horkheimer como instrumento de análise do complexo mercado de bens culturais na atualidade.
Resumen traducido: The purpose of this work was to analyze the theater group Galpão based on Frankfurt’s critical theory, more precisely on Adorno and Horkheimer’s concept of Cultural Industry. Galpão group, created in Belo Horizonte twenty-six years ago, set out to resist and question the status quo, performing plays with critical contents, using popular Brazilian folklore and presenting themselves in the streets with the purpose of popularizing the theater art. However, during its trajectory, it was possible to observe some changes in the way of producing their work and searching for sponsorship. With the public’s acknowledgement, Galpão became famous and started to survive on private money. In this context, based on the Cultural Industry concept, it is possible to question if the sponsored art, transformed into merchandise, can be maintained as an instrument of resistance to capitalism. Furthermore, it is also possible to question the pertinence of Adorno and Horkheimer’s theory as an instrument of analysis of the complex market of cultural assets at present.